A Maldição do Espelho é um livro de Agatha Christie com a participação de sua famosa personagem Miss Marple.
Olá, Sonhadores! O ícone está de volta este ano no blog, a rainha do crime, a primeira e única: Agatha Christie! Recentemente fiz a releitura de A Maldição do Espelho e hoje venho com as minhas impressões e o veredito: é bom ou não é? Claro que é, mas vamos discutir isso um pouco mais a fundo!
Sobre o Livro
Nessa história estamos de volta ao vilarejo de St. Mary Mead, lar da querida senhorinha Miss Marple. O local está passando por grandes transformações por causa do desenvolvimento. Como Agatha Christie publicou livros durante praticamente todo o século XX, ela vivenciou muitos momentos históricos e muitas transformações na sociedade. E em suas obras, sempre que podia, representava isso.
Miss Marple e suas contemporâneas chamavam de desenvolvimento as novas áreas da cidade com casas e comércios modernos, que destoavam muito do que elas estavam acostumadas. E nossa trama começa quando Heather Badcock, uma mulher que tinha certa representatividade nesse local, morre envenenada durante um evento organizado por ela.
O evento ocorreu na mansão recém comprada da atriz de cinema Marina Gregg e é a mesma mansão em que se passa a história do livro “Um Corpo na Biblioteca”, inclusive com a participação da ex-proprietária. A questão é que Heather morreu depois de beber de uma taça passada a ela pela própria Marina e que inicialmente era destinada a atriz. Ou seja, marina era o alvo e Heather morreu por acidente.
Mas será mesmo? Há muitos mistérios em volta da polêmica vida de Marina e muitas pessoas tiveram a oportunidade de cometer o crime. E é claro que sendo muito conhecida na cidade por ser uma astuta detetive amadora, Miss Marple é acionada para ajudar a resolver o caso.
Outros livros que podem te interessar:
- O Caso do Hotel Bertram – Agatha Christie
- A Testemunha Ocular do Crime – Agatha Christie
- Mistério no Caribe – Agatha Christie
- Um Destino Ignorado – Agatha Christie
- Nêmesis – Agatha Christie
Minha Opinião
Além do que eu já comentei sobre a representação do desenvolvimento, Agatha Christie, a cada livro, representava o envelhecimento de suas personagens recorrentes. Aqui, Miss Marple está mais debilitada e sendo cuidado pela terrível Srta. Knight (que mais da dores de cabeça em Miss Marple do que a ajuda). E é muito interessante que a autora tenha pensado nesses detalhes que fazem todo o livro ficar muito mais crível.
Essa foi uma releitura, mas acho bom ressaltar que eu não lembrava nada sobre além da cena em que o crime ocorre. É até engraçado como é recorrente isso de eu lembrar de determinada parte que representa o contexto geral da história, mas sempre esquecer o final. Esquecer não só o culpado, mas suas motivações. Só que nesse caso, eu consegui solucionar o crime sozinho! Em determinada parte da história eu juntei algumas informações e cheguei na solução. Eu só fico em dúvida se eu realmente solucionei isso por esperteza, ou porque mesmo eu não lembrando da solução, ela estava no meu subconsciente e isso me ajudou. Mas enfim, independente disso é um final muuuuito legal e surpreendente!
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

A Maldição do Espelho
Agatha Christie
ISBN: 978-85-209-3980-2
2015 – Harper Collins
250 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
O vilarejo de St. Mary Mead está em polvorosa com a chegada da mais nova moradora, a linda e famosa atriz de cinema Marina Gregg. Empolgada com a aquisição e a reforma da mansão Gossington Hall, ela não demora a organizar um evento beneficente que atrai a imprensa, admiradores e curiosos – ainda mais quando algo sai terrivelmente errado.
Primeiro, a súbita e transtornada expressão no rosto da srta. Gregg, como se uma maldição voltasse para assombrá-la. Em seguida, o envenenamento de Heather Badcock, sua fã e vizinha, bem diante de seus olhos. E enquanto Miss Marple e o inspetor Craddock iniciam as investigações, a atriz não consegue afastar as torturantes perguntas da sua mente: e se o assassino apanhou a vítima errada? E se ela for o verdadeiro alvo?
Adoro de paixão os Livros da AC, são tantos que não me lembro da maioria das histórias, mas basta começar a ler que tudo volta a memória uma pena estes novos filmes não condizerem com as histórias, uma vez que ficam muito superficiais e rápidas as soluções pros crimes… mas espero por muitos outros, nem que seja para despertar o interesse desta nova geração na nossa Dama do Crime.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Eu acho que as adaptações pra outras mídias acabam perdendo uma das coisas que (pelo menos no meu caso) me faz amar a autora, que é a escrita dela. Tem gente que diz ser muito teatral, mas eu amo.
CurtirCurtir