Diário de Um Banana - Jeff Kinney

Resenha | Diário de um Banana – Jeff Kinney

Olá, Sonhadores! Acho que todo mundo pelo menos já ouviu falar no Diário de um Banana. Esse livro infantojuvenil se tornou bem popular e hoje já é uma série com mais de dez volumes! Eu nunca tive muito interesse em ler, apesar do P.S. Allen me recomendar bastante. Porém, agora que moramos juntos e tenho livre acesso aos livros dele, resolvi pegar para ler finalmente. E hoje vou falar um pouco sobre como foi essa experiência.

“Então, só não espere que eu seja todo ‘Querido Diário’ isso, ‘Querido Diário’ aquilo.”

O livro é narrado em forma de diário pelo garoto Greg Heffley que foi obrigado pela mãe a registrar neste caderno os acontecimentos de sua vida. Nesse primeiro livro não ficou explicado o porquê dela pedir isso a ele, mas acredito que seja por motivos terapêuticos. Greg é um garoto completamente normal, não demonstra ter nenhum problema além dos clássicos conflitos que todos passamos na infância. Ele narra tudo o que acontece na escola, na vizinhança e dentro de sua família. Nos conta seus desejos, seus rancores e todos os planos que surgem na sua mente. Todas essas são coisas que nos identificamos muito, pois passamos por elas também. E talvez esse seja o segredo do sucesso dessa série.

Outro detalhe legal também é que entre os parágrafos existem quadrinhos não apenas ilustrando os acontecimentos, mas passando para o leitor alguma informação a mais ou fazendo piada com o que houve. Isso torna o livro bem divertido de ler, pois Greg tem um humor criativo que me tirou muitas risadas.

Um dos destaques da trama é a amizade de Greg com Rowley. Muito dos acontecimentos giram em torno dos dois e a amizade deles é sempre posta a prova. Rowley é claramente um garoto mais ingênuo e menos inteligente que Greg, mas que tem um bom coração. Ele também é responsável por boa parte cômica do livro.

Não existe uma narrativa com começo, meio e fim aqui. Se tem interesse em ler, saiba que o conceito de ser um diário é levado a sério. E na vida real não existe um fim, a vida sempre continua, coisas acabam e outras começam. Você vai terminar o livro com vontade de pegar o volume dois para continuar lendo as aventuras e peripécias de Greg e cia. É um livrinho super leve, divertido que vale a pena ler quando você quiser dar um tempinho de leituras pesadas ou mesmo de coisas pesadas da vida. Também é uma excelente indicação para crianças e adolescente lerem, com certeza eles vão se identificar e se divertir.

“Epa neném!”


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Diário de um Banana

Jeff Kinney

ISBN: 978-85-768-3130-3

2008 – Editora

224 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no mundo do ensino fundamental, onde fracotes são obrigados a dividir os corredores com garotos mais altos, mais malvados e que já se barbeiam.
Em Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável. Como Greg diz em seu diário: Só não espere que seja todo “Querido Diário” isso, “Querido Diário” aquilo.
Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes.
Em Diário de um Banana, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s