Olá Sonhadores! 2020 está com tudo para acabar com nossas vidas, mas se tem uma coisa que ele não vai conseguir acabar vai ser as minhas leituras. Com a quarentena e com o fato de eu ter saído do meu emprego, tive muito tempo livre para colocar minhas leituras em dia!
Como comentei na última retrospectiva, esse ano vou passar a faze-la de uma forma um pouco diferente, tanto no conteúdo, quanto na estética. Espero que gostem e se tiverem alguma sugestão comentem, por favor!
Leituras do Semestre
Primeiro vamos começar com a clássica lista de leituras! Todos os livros abaixo eu li entre 01 de Janeiro e 30 de Junho de 2020. Alguns eu já fiz resenhas e você pode acessa-las clicando na capa ou no título do livro, outras eu vou fazer me breve e alguns é melhor deixar no limbo do esquecimento mesmo, hahaha!
Junto adicionei os links das páginas do livro no Skoob e no Goodreads, caso você se interesse por saber mais sobre ele. E se você decidir comprar também tem o link pra amazon que, se você comprar por ele, eu recebo uma % de comissão. Essa é uma forma legal de me ajudar e fazer o blog continuar!












TOP 3 – Livros Favoritos
#1
O Castelo Animado
#2
O Código da Vinci
#3
108 Contos e Parábolas Orientais
Resolvi mudar também o formato dos livros favoritos e agora ele será um TOP 3! Antes eu falava de cada um individualmente, mas acaba sendo um pouco redundante, pois eu já havia feito resenha da maioria por serem meus favoritos. Então agora vou comentar sobre a escolha deles apenas em um parágrafo só.
Eu coloquei o 108 Contos e Parábolas Orientais em terceiro lugar, pois foi um livro que me ajudou bastante em um momento que eu estava me sentindo inseguro sobre algumas decisões que tomei este ano. Ele nos faz refletir sobre temas que pensamos serem atuais, mas existem desde os tempos mais remotos. Em segundo lugar eu tinha que colocar um livro do Dan Brown, que foi o autor que eu mais li esse semestre. Decidi aproveitar o embalo e ler todos os livros dele que faltava para eu ler e, dentre eles, eu gostei mais de O Código da Vinci. Não é a toa que é o mais famoso dos livros dele. E em primeiro não poderia ser outro, O Castelo Animado, que eu conheci através do filme do estúdio Ghibli e conquistou meu coração 100%! Eu raramente releio livros, mas esse com certeza eu vou ler de novo algum dia.
Premiações
Agora chegamos na nova parte da retrospectiva! Para quem já viu as retrospectivas anteriores, sabe que eu fazia um prêmio de pior livro do semestre. Agora resolvi desenvolver mais isso e criar várias categorias (que provavelmente não vão ser fixas e cada semestre vai ser uma surpresinha) para falar um pouco mais sobre alguns dos livros lidos. Vamos lá?
Livro Mais Maluco
A disputa para esse título ficou acirradíssima entre Caçando Carneiros e Alice no Pais das Maravilhas. Apesar de serem histórias de épocas muito diferentes, ambos tratam os acontecimentos de forma tão anormal que muitas vezes você se pergunta “o que é que está acontecendo aqui!?”. Mas pelo fato de eu ter me divertido mais e por todo o prestígio que essa obra já carrega, e resolvi escolher: Alice no Pais das Maravilhas!!!
Livro Com o Crime Mais Complexo
Esta categoria é para você que, assim como eu, é fã de um bom romance policial. Esse gênero está sempre presente nas minhas leituras, afinal eu sou um grande fã de Agatha Christie. Porém, quem leva o prêmio desse semestre não é ela, mas sim: O Colecionador de Ossos! Este livro tem uma pegada um pouco mais realista e contemporânea; e trata de uma série de crimes de maneira muito mais técnica e próxima de como a polícia realmente faria. E por se tratar de crimes em série, toda a trama acaba sendo mais densa e complexa, especialmente pela característica arrepiante do assassino de se sentir atraído por ossos.
Livro Que Passa Uma Mensagem
Esse ano eu resolvi me aventurar em alguns livros sobre Budismo, pois comecei a me identificar com as ideias. E nesses livros obviamente tem muitas mensagens. A Doutrina de Buda é basicamente uma “Bíblia do Budismo” que sintetiza tudo sobre o assunto e o livro de Contos publicado pela Monja Coen nos apresenta diversas mensagens através de suas interpretações das parábolas. Porém, como um deles já entrou no Top 3 de favoritos, resolvi escolher um outro para vencer essa categoria. Um livro que não passa somente uma mensagem, mas dezenas delas: À Espera dos Filhos da Luz de Ana Maria Braga! A proposta do livro é realmente essa: no meio da história passar mensagens ao leitor como um compilado apurado pela autora.
Livro Que Mais Decepcionou
Para dar chances de vitórias para livros que eu não gostei tanto, a categoria clássica (agora com um conceito reformulado e com uma nova nomenclatura) está de volta. Aqui eu vou ter sempre o que indicar, pois não se trata necessariamente sobre escolher a pior leitura, mas sim a que eu tinha mais expectativas e elas não foram atendidas. E o escolhido da vez será Caçando Carneiros de Haruki Murakami. Eu sei que muita gente gosta do autor e ele me foi recomendado por uma amiga próxima já faz um bom tempo, mas infelizmente o estilo do autor não me agradou e acabou se tornando uma leitura frustrante. Ainda pretendo dar chances para outros livros dele, mas sem carregar mais expectativa nenhuma.
Livro Mais Assustador
Para finalizar, uma categoria que provavelmente será recorrente, pois estou sempre lendo um livrinho de terror para não perder o costume. O livro que foi mais assustador para mim também foi o que mais me surpreendeu porque peguei para ler sem muita expectativa, queria mais conhecer um pouco sobre o autor e seu estilo de escrita. Acabou que eu achei muito legal e me surpreendeu: O Vilarejo! Futuramente lerei mais coisas de Raphael Montes, parabéns!