Caçando Carneiros - Haruki Murakami

Resenha Relâmpago | Caçando Carneiros – Haruki Murakami

Olá, Sonhadores! A primeira resenha relâmpago de 2023 já vai ser intensa. Há muito tempo atrás eu decidi ler Haruki Murakami por indicação de uma amiga que amava o autor, mas que me alertou que não era algo… comum de se gostar. Eu li Caçando Carneiros e para a surpresa de ninguém eu não gostei. Então decidi tirar essa leitura do fundo do baú para debater hoje.

Tem muitos fatores que precisamos considerar aqui. O primeiro é o próprio estilo do autor que foge um pouco dos padrões. As histórias dele são um pouco subjetivas, com muito realismo mágico, conceitos subentendidos, mensagens subliminares, nada é óbvio e direto. Ou seja: tudo o que eu mais detesto. E eu sabia disso quando peguei para ler, meu objetivo era justamente experimentar. E eu juro que fiz isso de coração aberto. Não li de má vontade.

Só que outro fator importantíssimo que preciso pontuar é que na época eu não tinha nem 1/5 da experiência literária que eu tenho hoje. Desde então eu li uma variedade de coisas muito maior, incluindo autores que seguem a mesma linha de Haruki Murakami. Então talvez parte do meu desgosto com essa leitura tenha sido por isso. Talvez se eu tentar ler hoje em dia eu poderia apreciar melhor, entender mais o que o autor queria passar em cada passagem, enfim, sinto que hoje eu tenho uma capacidade melhor de ler as coisas pelo que elas se propõem e não pelo que eu espero delas.

Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar que as vezes você só precisa ler o livro no momento certo para gostar dele. Talvez seja esse o caso. Principalmente levando em consideração que Murakami é um autor muito popular, muitos leitores gostam dele. Tanto que eu não trouxe essa resenha antes porque não sabia bem como abordar esse assunto de não ter gostado. Hoje eu vejo que eu não devo nada a ninguém e gosto do que eu quiser, mas também é relevante tentar entender o motivo das coisas.

Como é um livro que eu li tanto tempo atrás não tenho nada para falar da história em si, vou deixar isso para a sinopse. E também como é um livro que eu não gostei não vou deixar de indicação. A única coisa que vou deixar aqui é a promessa de que no futuro, algum dia, vou dar uma nova oportunidade para o autor (só que com outro livro dele hehe).

Outros livros que podem te interessar:


Avaliação

Avaliação: 2 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Caçando Carneiros - Haruki Murakami

Caçando Carneiros

Haruki Murakami

ISBN: 978-85-796-2308-0

2014 – Alfaguara

336 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

O protagonista do livro é um personagem, do qual não sabemos o nome, que leva uma vida tranquila trabalhando numa agência de publicidade, convivendo com a ex-mulher e alguns amigos — todos muito comuns, ou assim parece. Mas tudo muda depois que ele recebe uma carta misteriosa e conhece pessoas inesperadas: uma modelo de orelhas sedutoras, um grupo político de direita com um chefe enigmático e, por incrível que pareça, um homem-carneiro.
Lançado em uma busca fantástica, ele terá que atravessar o Japão para encontrar o único carneiro que pode trazer novamente algum sentido ao seu cotidiano. Nessa jornada, nosso narrador se verá no lugar de um excêntrico detetive que, ao mesmo tempo em que esclarece pistas, descobre um pouco mais sobre si mesmo.

As Resenhas Relâmpagos são um formato que decidi trazer para o blog para falar de livros que li faz tempo, mas que, por algum motivo, acabei não fazendo a resenha na época. Como o tempo passou e já não lembro o suficiente deles para fazer uma resenha completa, criei este formato diferente. Nele falo de forma um pouco mais breve e superficial sobre livros que acho que valem a pena terem seu espaço por aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s