Recursão - Blake Crouch

Resenha | Recursão – Blake Crouch

Recursão é o segundo livro do escritor Blake Crouch que usa como inspiração mistérios que a ciência ainda não conseguiu descobrir.


Olá, Sonhadores! Confesso que essa é quase uma resenha relâmpago. Estou a tanto tempo enrolando para escrever a resenha desse livro que ou eu fazia agora ou esqueceria tudo amanhã. Felizmente esse é um livro com uma temática bem interessante e se você gosta de ficção científica esse post será um prato cheio.

“A vida não é nada daquilo que ele esperava quando jovem, vivendo sob a ilusão de que tinha controle das coisas. Não podemos controlar nada. Só aguentar o tranco.”

Sobre o Livro “Recursão”

Apesar de ser uma leitura consideravelmente complicada porque você não pode parar de ler por muito tempo senão perde o fio da meada, é uma história fácil de explicar. Temos Barry e Helena. Ele é um policial experiente, mas que nunca superou a morte da filha adolescente. Ela é uma cientista que conseguiu criar algo inimaginável: uma máquina que te permite viajar entre universos paralelos.

A história dos dois se cruzam quando a invenção de Helena vai parar nas mãos de pessoas perigosas e é Barry quem acaba se envolvendo no caso. Apesar de ser um grande desafio a missão deles é clara: impedir que essa invenção seja… inventada.

Não vou me dar ao trabalho de tentar explicar como funciona a lógica por trás dessa máquina e das viagens por esses mundos paralelos, até porque a graça do livro é você ir descobrindo isso. Mas mais do que isso, a medida que você vai entendendo, mais impossível você acha que será resolver toda a situação deles.

O máximo que posso explicar é o que é uma recursão, caso você nunca tenha ouvido falar. Uma recursão é uma cadeia de repetição de eventos iniciados por si mesmos, ocorrendo infinitamente até que uma condição a interrompa. Por exemplo, você comprando um livro depois do outro até que a condição “não tenho mais dinheiro” interrompa esse seu frenesi! Brincadeiras a parte, é um conceito muito usado na matemática e programação e que foi aplicado de forma bem legal misturada com universos paralelos.

Outros livros que podem te interessar:

Minha Opinião

Sério, não dá para negar que esse é um dos conflitos de livros mais complicados de resolver que eu já li. E olha que eu leio bastante. Em muitos livros a gente fica “mas gente, é só fazer isso, isso e isso!”. Só que nesse caso é absurdo como as coisas vão se complicando num nível que a gente fica “deixa o mundo acabar mesmo então que vai ser melhor.”.

Como eu mencionei mais cedo, a leitura desse livro é um pouco complicada porque você precisa estar mergulhado na história para entender, demorar pra ler ou ler sem foco não vai funcionar e acho que por isso algumas pessoas acabam não gostando. Mas não se engane, a escrita do autor é simples e fluída, a dificuldade é em acompanhar a sequência de eventos.

Um assunto interessante que o livro aborda, mas de forma breve é a memória. Tudo aconteceu porque Helena queria apenas uma forma de guardar a memória das pessoas antes que elas a percam. Que foi o caso de sua mãe que ficou com Alzheimer.

Talvez a única crítica negativa que eu tenha sobre ele é que em determinado momento a repetição cansa e a gente clama por um desfecho logo. Mais para o final, justamente por causa da repetição, acaba ficando… repetitivo.

É um livro bem criativo e que serve não só para quem gosta de ficção científica, mas para o público geral também. Ele tem uma vibe meio livro comercial que daria um bom filme.

“O que é o tempo, então? Se ninguém me perguntar, eu sei; mas, se explicar a alguém que me pergunte, não sei.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Recursão - Blake Crouch

Recursão

Blake Crouch

ISBN: 978-85-510-0537-8

2020 – Intrínseca

320 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Barry Sutton é policial em Nova York e convive com a tristeza da morte da filha. Ao ser acionado para intervir em uma tentativa de suicídio, ele se depara com uma mulher que sofre da Síndrome da Falsa Memória, uma doença misteriosa que planta na cabeça de suas vítimas lembranças de vidas que elas nunca tiveram.
A neurocientista Helena Smith está desenvolvendo uma tecnologia para a cura do Alzheimer. Inesperadamente, um dos homens mais ricos do mundo se oferece para financiar sua pesquisa. Helena vê surgir a chance de propiciar um grande bem para a humanidade. No entanto, não poderia estar mais enganada…
A tecnologia que deveria salvar vidas acelera a marcha galopante do caos, gerando uma guerra pelo poder e criando recursos que começam a esfacelar a realidade. O tempo não é mais como o conhecemos, e Barry e Helena terão de se unir se quiserem sobreviver — e salvar a todos nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s