Carmilla - A Vampira de Karnstein - Joseph Sheridan Le Fanu

Resenha | Carmilla – Joseph Sheridan Le Fanu

Carmilla, a Vampira de Karnstein de Joseph Sheridan Le Fanu é um clássico das histórias de vampiros.


Olá, Sonhadores! Ainda hoje histórias de vampiros são bem populares e vez ou outra a gente se depara com livros que tem essa temática. E para quem gosta eu diria que é fundamental conhecer as histórias clássicas sobre esses serem. Uma dela é o livro da resenha de hoje. Essa é uma história curta, mas extremamente intensa em vários sentidos.

“Uma melancolia bastante curiosa se apossava de mim, contra a qual eu não sentia necessidade de lutar. Pensamentos macabros sobre morte despertavam em minha mente, e sentia-me dominada pela sensação de que estava aos poucos afundando, o que era, por alguma razão, algo bastante convidativo. Se o estado de espírito provocado por essa sensação era permeado por tristeza, ele também me trazia deleite.”

Sobre o Livro “Carmilla, a Vampira de Kernstein”

O livro conta a história de Laura, uma jovem que vive isolada em um castelo com seu pai e algumas empregadas. Tudo começa quando uma carroça sofre um acidente em frente ao castelo e interrompe a viagem de uma misteriosa dama e sua filha. Mesmo em condições mais precárias, a mulher decide seguir a viagem devido a um compromisso urgente, mas pede ao pai de Laura para que hospede sua filha Carmilla até que ela volte. Sendo muito cavalheiro e gostando da ideia de sua filha que vive tão sozinha ter a companhia de uma amiga, ele aceita.

A partir desse dia Laura e Carmilla desenvolvem uma amizade intensa. Porém, ao mesmo tempo, coisas estranhas começam a acontecer no castelo e Laura sente que seu corpo e sua mente estão mudando aos poucos pra algo terrível, mas excitante.

Outros livros que podem te interessar:

Minha Opinião

Apesar de não haver sexo explicito no livro, ele é muito sensual. Existe uma enorme tensão sexual entre Laura e Carmilla que faz com que a temática de Vampiro se torne muito forte, mas sem ser vulgar. Essa tensão misturada com o mistério dos personagens não saberem o que está acontecendo, mais o medo do desconhecido e nossa curiosidade de saber que fim essa história vai dar é muito bom!

Ao mesmo tempo, tudo é muito óbvio. Talvez para a época realmente fosse um mistério o fato de Carmilla ser uma vampira (ignorando o subtítulo), mas nós como leitores sabemos desde o começo o que está acontecendo e chega a ser irritante as vezes como os personagens podem ser tão burros por não perceberem.

O andar do livro é muito bom, mas o final deixa a desejar. Existe uma longa explicação de tudo no final que, como eu disse, a gente já sabia desde o começo, e o que tem de novidade poderia ser apresentado de muitas maneiras melhores. Assim como eu senti Carmilla poderia ser ainda mais aproveitada, ela é aquele tipo de personagem que a gente quer mais e mais.

Mas de qualquer maneira esse livro é uma excelente indicação e é super baratinho. Ainda está longe, mas já anote aí para ler no Halloween!


Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Carmilla - Joseph Sheridan Le Fanu

Carmilla, A Vampira de Karnstein

Joseph Sheridan Le Fanu

ISBN: 978-65-555-2510-6

2021 – Principis

128 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Laura vive isolada com o pai em um castelo na Estíria. A chegada de uma hóspede intrigante, encantadora e extremamente misteriosa desperta sentimentos contraditórios na jovem. Afinal, bastou Carmilla chegar para Laura voltar a ter os antigos pesadelos de infância. Um clássico britânico, este livro apresenta a primeira vampira feminina da literatura em uma história sobre sedução e horror, criaturas ancestrais e o despertar da maturidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s