A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson

Mal voltei com as resenhas e já vou ser polêmico. Vamos falar hoje de um livro clássico de terror da autora Shirley Jackson, considerada uma mestra deste gênero por escritores consagrados como Stephen King. Porém, já adiantando, não funcionou pra mim, foi uma leitura péssima e eu vou explicar o motivo, pois pode ser que o que eu não gostei seja uma característica que te agrade (por que não?).

“Aqui, eu acho, o frio é consideravelmente maior. O coração da casa.”

Sobre a História

O livro narra a história de um grupo de pessoas passando uma temporada na Casa da Colina, considerada temida e assombrada por gerações. O Dr. John Montague que estuda fenômenos sobrenaturais aluga a casa por um tempo para realizar suas pesquisas e convida um grupo seleto de pessoas para se hospedarem na casa neste período. Porém, os únicos que aceitam o convite são Eleonor, uma mulher já nos seus 34 anos, mas que tem um complexo de ser considerada como uma criança pelos outros. Luke, o atual herdeiro da casa. E Theodora, uma mulher forte e determinada em busca de emoção.

Chegando lá, eles são recebidos pelo casal de caseiros, os Dudley, que são as únicas pessoas que aparentemente conseguem conviver com aquele lugar. E então começam a se passar os dias e as noites, com eventos sobrenaturais acontecendo e deixando os hospedes cada vez com mais medo e afetados pela loucura.

facetune_26-03-2019-00-41-31

Minhas Considerações

Eleonor tem o protagonismo na trama. Todos os eventos sobrenaturais de alguma forma parecem estar ligados a ela, e nós como leitores somos muito colocados em sua perspectiva. O que por um lado é interessante, mas por outro é bem irritante pela personagem em si ser muito chata. Na verdade nenhum personagem tem algum carisma ou o mínimo que nos faça se preocupar com eles.

A construção da ambientação, especialmente as descrições sobre a casa são impecáveis. A ideia da casa ter uma arquitetura confusa de forma sutil é incrível. Eu definitivamente não gostaria de me hospedar nela, mas foi o único fator que me causou medo. Os eventos em si não me afetaram, não sei se porque eu não estava preocupado com os personagens ou se pelo fato de ser “clichês” visto que é um livro antigo.

Mas o que mais me incomodou foi a escrita confusa e cenas mais confusas ainda. Eu sempre comento nas resenhas o quanto eu gosto de autores com escritas claras e objetivas porque eu sei como eu detesto o contrário. Em vários momentos eu precisava voltar para ler novamente algum trecho, ou pensar muito pra interpretar o que a autora estava querendo dizer ou fazer, e isso acaba com qualquer clima que estava sendo construído.

Este é um livro que eu apenas recomendo se você for diferente de mim e tiver facilidade com este tipo de leitura mais subjetiva.

“‘Meu Deus meu Deus’, Eleonor exclamou, saltando para o outro lado do quarto, estremecendo num canto, ‘Meu Deus meu Deus – de quem era a mão que eu estava segurando?'”


Avaliação

♥ ♥

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads

A_ASSOMBRACAO_DA_CASA_DA_COLIN_152086258343372SK1520862586B Título: A Assombração da Casa da Colina (The Haunting of Hill House)

Autor: Shirley Jackson

Editora: Suma

Ano: 2018

Páginas: 240

Idioma: Português (Inglês)

ISBN: 978-85-565-1063-1

Sinopse: Considerada uma das melhores histórias de terror do século XX, a A Assombração da Casa da Colina promete calafrios aos seus leitores. Vista por mestres como Stephen King e Neil Gaiman como a rainha do terror, Shirley Jackson entrega um livro perturbador sobre a relação entre a loucura e o sobrenatural.

Sozinha no mundo, Eleanor fica encantada ao receber uma carta do dr. Montague convidando-a para passar um tempo na Casa da Colina, um local conhecido por suas manifestações fantasmagóricas. O mesmo convite é feito a Theodora, uma alma artística e “sensitiva”, e a Luke, o herdeiro da mansão.

Mas o que começa como uma exploração bem-humorada de um mito inocente se transforma em uma viagem para os piores pesadelos de seus moradores. Com o tempo, fica cada vez mais claro que a vida, e a sanidade, de todos está em risco.

* Informações da publicação original entre parênteses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s