#UmPoucoSobre Júlio Verne

Olá Sonhadores! Com o passar de muitas leituras nós vamos descobrindo nossos gostos e criando laços com autores que vão se tornando nossos favoritos. Pensando nisso eu resolvi trazer para o blog uma nova série de posts falando #UmPoucoSobre meus autores favoritos (e que frequentemente vocês vêem resenhas de suas obras aqui rsrsrs). Na estreia dessa série escolhi Jules Verne, mais conhecido no Brasil como Júlio Verne, um dos autores mais famosos quando o assunto são aventuras extraordinárias.

Jules Gabriel Verne nasceu em Nantes na França em 8 de Fevereiro de 1828 e com isso temos a primeira curiosidade: ele era Aquariano! Para quem gosta de Astrologia e entende um pouco sobre, percebe a relação disso com o gênero e estilo de suas obras. Além disso, a cidade em que ele nasceu teve grande impacto nas suas obras, pois era um porto em que ele passou sua infância convivendo e observando viajantes.

Quando muito novo, Verne se apaixonou por sua prima Caroline Tronson, mas não foi correspondido. Ela acabou se casando com outro homem, deixando Verne de coração partido. Seu pai, no entanto, resolveu encorajar o filho a esquece-la e seguir uma carreira de advogado, mandando-o para Paris. Ele se formou, mas no final acabou escolhendo o caminho da escrita como profissão.

Um tempo depois ele se casou com Honorie de Viane Morel, uma viúva com duas filhas, e com ela, eles tiveram um filho chamado Michel. Porém, em tempos difíceis, Verne teve que trabalhar como Corretor de Ações para conseguir pagar as contas. Mesmo assim ele nunca parou de escrever, usando o tempo livre para se dedicar a isso.

Somente depois disso a carreira de Verne cresceu. Quando ele se associou a Pierre-Jules Hetzel, um editor famoso da época que vendo o sucesso e o potencial das histórias de aventuras de Verne que até então eram publicadas em revista, criou a série de livros Viagens Extraordinárias. Ela foi um imenso sucesso que fez Júlio Verne ser um dos autores mais traduzidos do mundo, junto com Shakespeare e Agatha Christie.

Aos 58 anos, Verne foi baleado por seu sobrinho Gaston. Ele sobreviveu, mas um dos tiros atingiu sua perna direita e complicando sua diabetes durante a recuperação. Não se sabe os motivos do sobrinho, mas ele acabou sendo diagnosticado com doença mental e foi internado pelo resto da vida. Em 24 de Março de 1905, devido as complicações de saúde, Júlio Verne acaba falecendo em sua casa em Amiens na França.

Enfim, é isso, espero que tenham gostado desse pequeno resuminho sobre a vida desse que é um dos autores mais comentados aqui no blog!

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s