Olá, Sonhadores! Estou muito orgulhoso em dizer que chegamos a mais uma retrospectiva semestral de leitura. Há anos venho fazendo isso e sempre com muitas leituras concluídas. Uma boa notícia, em especial, é que houve livros que conseguiram se tornar grandes favoritos e outras que abriram portas para novas possibilidades. Mas chega de enrolação, vamos começar com a lista de leituras! Lembrando que tem links para o Skoob/Goodreads de todos e para comprar na Amazon também. Além disso, os que tiverem resenhas postadas vão ter o link no nome.
Leituras do Semestre
Nêmesis
Da Negação ao Despertar
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Modus Operandi
Cem Anos de Solidão
A Fuga de Edgar
O Escritor Fantasma
Rosas Esquecidas
Mansfield Park
A Guerra da Papoula
O Farol no Fim do Mundo
O Planeta dos Macacos
Trem-Bala
Carmilla
O Caminho os Reis
O Livro da Selva
Recursão
Buracos Negros
Zen – A arte de Viver com Simplicidade
O Filho da Luz
Em Fogo Lento
Os Abismos
TOP 3 – Livros Favoritos
#1
O Caminho dos Reis
#2
Cem Anos de Solidão
#3
Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Devo começar dizendo que esse é um dos melhores TOP 3 que eu já fiz em retrospectivas. São livros inquestionavelmente incríveis e se tornaram grandes favoritos. Começando pelo terceiro lugar, Os Sete Maridos de Evelyn Hugo foi uma grande surpresa. Eu demorei para ler ele, mas estava curioso para saber o que o fez ser um sucesso tão grande. Depois da leitura eu entendi e realmente faz todo o sentido, pois ele é incrível. O segundo lugar é um clássico que precisei tomar coragem para ler e afinal foi uma excelente leitura: Cem Anos de Solidão de Gabriel García Márquez. Um fato é que foi bom esperar ter um certo amadurecimento literário para lê-lo, pois sinto que consegui absorver muito da obra e por isso ela se tornou um grande favorito da vida. E, por fim, o primeiro lugar não poderia ser outro livro se não O Caminho dos Reis de Brandon Sanderson, a maior e mais aguardada leitura do ano! Foram meses esperando o lançamento dessa obra e o tempo de espera foi recompensado com um ótima leitura. Aguardando ansiosamente para o segundo livro da série.
Premiações
Caso você ainda não esteja familiarizado, todos semestre eu escolho arbitrariamente 5 premiações que se encaixem nos temas dos livros que li para decidir qual deles foi o melhor! Para dar uma chance de cada um ter seu minutinho de fama, não vou incluir os que já estão no TOP 3. Então vamos lá, seguem abaixo as categorias:
Melhor Surpresa
Escolhi O Filho da Luz de Christian Jacq como a melhor surpresa, pois foi uma leitura não planejada. Eu fiquei sabendo dessa série de livros por acidente e fiquei com muita vontade de ler, pois adoro o tema egípcio. A leitura foi um pouco… travada, o autor não tem uma escrita tão fluída, mas com certeza foi uma história muito legal de acompanhar. E claro que eu vou continuar lendo os próximos volumes da série!
Melhor Livro Que Demorei Para Ler
Um livro que, por pouco, não entrou no TOP 3 foi Recursão de Blake Crouch. E ele, assim como Evelyn Hugo, foi um livro muito popular que eu demorei um pouco para pegar para ler. Eu já havia tido uma experiencia boa com o autor em Matéria Escura, então tinha uma certa expectativa, e ela felizmente foi atingida nesse livro também.
Melhor Lançamento
A Guerra da Papoula de R.F. Kuang foi um lançamento muito comentado desse semestre e por ser exatamente o tipo de livro que me interessa, decidi que pegaria para ler rapidamente. Faltou pouco para ele ser um livro excelente, mas com certeza foi uma leitura muito boa. É outro que faz parte de uma série e aguardo ansiosamente os próximos volumes virem para o Brasil para eu poder continuar lendo.
Melhor Livro de Não Ficção
Esse foi um semestre atípico, pois li vários lançamentos (coisa que não costumo fazer). O melhor livro dessa categoria também foi um lançamento que eu comprei na Bienal do Livro. Estou falando de Modus Operandi da Carol Moreira & Mabê Bonafé, donas do podcast com o mesmo nome do livro. Ele ganhou essa categoria por ser muito informativo sobre um assunto que me interessa bastante já que eu leio muitos livros policiais e thrillers. Sem contar que é uma boa fonte de inspiração para histórias e repleto de esclarecimentos sobre possíveis dúvidas que surgem ao escrever nesse gênero.
Melhor Livro do Clube de Leitura
Infelizmente acabei perdendo alguns meses do clube de leitura da minha amiga MãeLiteratura esse semestre, mas teve um livro que, apesar de não ter sido perfeito, me marcou bastante por ter sido uma leitura bem diferente e divertida: Trem-Bala do Kotaro Isaka. É uma comédia pastelão com um toque reflexivo em alguns pontos e foi uma leitura super fluida e agradável. Na época que eu fiz a resenha eu ainda não tinha assistido ao filme, mas agora já assisti e posso dizer que apesar de ter algumas diferenças do livro, foi um bom entretenimento.
E é isso. Com esse post enceramos 2022 e desejo que 2023 nos traga tantas leituras incríveis quanto esse ano. Até a próxima!