Trem-Bala - Kotaro Isaka

Resenha | Trem-Bala – Kotaro Isaka

Trem-bala dos autor japonês Kotaro Isaka é um livro que mistura ação, suspense e bastante comédia.


Olá, Sonhadores! Tudo bem? Você gosta de comédia? Geralmente livros conseguem te fazer rir? Se sim, a resenha de hoje será um prato cheio para você! Li este livro no clube de leitura que participo e a discussão foi muito interessante porque o livro foi bem controverso. Vamos falar um pouco sobre isso e sobre como foi a minha experiência.

“A morte abrevia a vida de uma pessoa, mas não é a pior coisa que você pode fazer com ela. Você pode faz6e-la ficar desesperada antes de mata-la. Quando o Príncipe descobriu isso, soube que teria que tentar.”

Sobre o Livro

Trem-bala vai contar uma história que se passa toda dentro de um trem no Japão. Cada personagem dessa trama está viajando nesse trem por um motivo específico, mas que estão relacionados de alguma forma.

Primeiro temos Kimura, um homem que deixou para trás uma vida de crimes, mas que carrega até hoje diversos conflitos internos. Ele está no trem em busca de vingança contra um passageiro, ele quer matar o Príncipe. O Príncipe é um adolescente totalmente psicopata que manipula todos a sua volta e deixou o filho de Kimura em coma ao empurra-lo de um telhado. Em seguida temos Limão e Tangerina, uma dupla de assassinos que foram contratados por um “chefão do crime” para resgatarem seu filho que havia sido sequestrado e recuperar uma mala misteriosa. Os dois fizeram o serviço e agora estão com o garoto e a mala a bordo do trem a caminho de entrega-los. E por fim temos Nanao, outro criminoso de aluguel que foi contratado por alguém para roubar a mala que Limão e Tangerina estão levando.

Falando assim a história parece um grande filme de ação, e realmente ele tem essa vibe. Mas o que dá a ele uma característica própria é a comédia. Já no início o plano de todo mundo da errado. Kimura acaba preso nas mãos do Príncipe que consegue manipula-lo totalmente. O garoto que Limão e Tangerina resgataram morre misteriosamente do nada. Nanao consegue roubar a mala, mas devido uma grande maré de azar nunca consegue sair do trem nas paradas das estações e acaba se encrencando cada vez mais com outras pessoas que parecem também estar nesse trem com segundas intenções.

Ou seja, é uma palhaça do início ao fim, mas que nos prende totalmente nas lacunas que ele deixa e que ficamos muito curiosos para saber o que tem na mala, quem matou o garoto, quem contratou Nanao, quais os objetivos do Príncipe, se eles vão conseguir completar suas respectivas missões ou se vai todo mundo se matar. Enfim, só lendo para saber.

Outros livros que podem te interessar:

Minha Opinião

Todos os personagens são muuuuito caricatos. Começando pelo Príncipe, ele é um estudante com um rosto angelical e inofensivo, mas com uma mente maligna e perturbada. Limão é um grande bobalhão viciado no antigo programa infantil Thomas e Seus Amigos (que, não por coincidência, é sobre trens), Tangerina é um leitor culto, Nanao é extremamente azarado, sem contar diversos outros personagens que aparecem ao longo da história que também tem características caricatas. Isso com certeza ajuda a construir a comédia do livro, mas, ao mesmo tempo, é um incômodo para pessoas que não apreciam muito esse tipo de humor pastelão. Se você é uma delas, já nem te recomendo a leitura.

Mas apesar da comédia, em alguns momentos o livro trás também algumas reflexões, principalmente através do Príncipe. Aos poucos vamos conhecendo como sua mente funciona e o que o leva a fazer as maldades que faz. Junto a isso vem vários questionamentos sobre como o ser humano e a sociedade funcionam.

Um grande problema do livro, na minha opinião, é que ele não vai te dar muitas respostas. Durante a jornada ele solta diversas pontas e depois termina com elas soltas. Por um lado eu acho isso um cúmulo e foi o que me fez tirar uma estrela da nota, mas por outro da a impressão que foi intencional, que não ter as respostas fazia parte da piada, sabe?

O livro foi adaptado para filme, eu não assisti, mas quem viu disse que é bem uma adaptação mesmo, cheia de diferenças ao livro. Porém, se você não liga muito para a história e quer mais ver pela comédia, é um bom filme. Para o livro, acho que a recomendação é a mesma, leia sem esperar grandes conclusões a graça dessa viagem de trem está no caminho.

“Se você algum dia me vir numa fila para um caixa, entre em outra. Qualquer uma em que eu estiver vai ser a mais lenta de todas.”


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Trem-Bala - Kotaro Isaka

Trem-Bala

Kotaro Isaka

ISBN: 978-65-556-0494-8

2022 – Intrínseca

464 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

O jovem Satoshi pode até parecer um aluno exemplar, mas as aparências enganam: por trás da fachada de inocente, há um psicopata extremamente cruel. É por culpa dele que o filho de Kimura está em coma, e, ao embarcar no trem-bala de Tóquio a Morioka, o pai busca vingança.
Só que os dois logo descobrirão que não são as únicas pessoas perigosas a bordo. Em vagões bem próximos ao deles, estão o desajeitado Nanao ― talvez o assassino mais azarado do mundo ― e a letal dupla Tangerina e Limão. Para tornar a situação ainda mais tensa, em pouco tempo uma mala misteriosa fará com que os destinos desses cinco personagens se cruzem de maneiras dramáticas. Mas, afinal, por que eles estão todos no mesmo trem?
Recheado de cenas de ação, Trem-bala traz momentos absurdos, personagens icônicos e tiradas mordazes em um thriller cujas reviravoltas levam a uma leitura intensa até o fim.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s