Resenha | O Vale dos Mortos – Rodrigo de Oliveira

Olá, Sonhadores! Todo ano eu e o P. S. Allen fazemos uma troca de leituras onde ele lê um livro que eu escolho e vice-versa. Tentamos sempre escolher livros que gostamos, mas que sabemos que é fora da zona de conforto do outro. Dessa vez eu escolhi para ele Jurassic Park e ele escolheu para mim O Vale dos Mortos. E é sobre este livro do autor Rodrigo de Oliveira que iremos falar hoje!

“Aqueles desgraçados tinham sido rebaixados a um patamar inferior ao dos animais mais atrasados de toda a criação, e daquele dia em diante vagariam pela Terra com o único propósito de caçar os seres humanos.”

A premissa da história vai soar extremamente clichê, tanto que eu muito dificilmente leria esse livro se não fosse pela troca de leituras. Mas calma, antes de julgar vamos dar uma oportunidade de conhecer! O livro começa contando sobre teorias do fim do mundo até chegar em 2017, quando uma delas começa a se tornar realidade. Um misterioso planeta, nomeado Absinto, surge atravessando nosso sistema solar e causando muito pânico com a possibilidade dele se chocar com a Terra. Isso não acontece, mas no momento em que ele se encontra muito próximo do nosso planeta, algo misterioso começa a acontecer. Em todo o mundo, um calor muito intenso afeta a maioria das pessoas as fazendo desmaiar. O problema é que quando acordam, já não são elas mesmas, se tornaram zumbis. Quem não foi atingido pelo fenômeno e que tentava socorrer as outras, foram pegas de surpresa e atacadas pelas criaturas. E como em quase todas as histórias de zumbis, se você é mordido por um, se torna um deles.

Essa é uma história de zumbis que se passa no Brasil, mais especificamente em São José dos Campos. Os protagonistas desse enredo são um casal, Ivan e Estela. Eles tem dois filhos crianças e ambos trabalham na área de tecnologia. Nenhum deles é transformado em zumbi durante a passagem do Absinto e sendo uma das poucas pessoas ainda vivas, precisam se virar para sobreviver. Ivan tem um passado como militar e seus conhecimentos ajudam bastante nos desafios que surgem pelo caminho. Eles começam a encontrar outras pessoas enquanto são perseguidos e com o tempo começam a formar uma comunidade. Naturalmente Ivan e Estela acabam se tornando líderes dos sobreviventes e decidem criar um espaço seguro para viver de forma sustentável e sem o constante perigo de serem atacados.

Quem assistiu The Walking Dead vai se identificar bastante. Eu particularmente nunca me interessei por histórias de zumbis, mas confesso que esse livro me surpreendeu por ter conseguido manter minha atenção e interesse. Talvez justamente por eu não estar saturado pelo tema? Pode ser. Mas achei a escrita do autor bem dinâmica e fluída. Sempre tem algo acontecendo, os personagens tem uma construção boa e os clichês não chegam a incomodar, na verdade, eles ajudam bastante a facilitar o entendimento e isso dá espaço para o autor se concentrar no desenvolvimento do que eu diria ser a principal característica desse livro: a restauração da humanidade.

Muito além da sobrevivência, os personagens buscam criar um ambiente seguro e que seja possível iniciar a construção de uma nova sociedade e a destruição definitiva dos zumbis. Isso é construído bem aos poucos, a medida que recursos e possibilidades vão surgindo.

No geral achei uma leitura bem legal. O livro faz parte de uma série, mas se quiser ler só este volume para conhecer também vale a pena, pois ele nos da um final satisfatório sem deixar de instigar os eventos do próximo livro. Recomendo para todos que gostam do gênero de ação e da temática de zumbis. Quem tem medo de histórias de terror, não se preocupe também, como eu disse, o autor foca mais em ação do que em causar medo.

“Por semanas ele viu aquele lugar como um lar, mas agora enxergava a verdade. Aquilo não era um lar. Era, na melhor das hipóteses uma célula de sobrevivência; e, na pior, um mausoléu. Ivan viu as coisas com uma clareza assustadora, percebeu que esteve cego aquele tempo todo.”


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Vale dos Mortos

Rodrigo de Oliveira

ISBN: 978-85-624-0907-3

2014 – Faro Editorial

304 páginas (Pt/Br)

Sinopse: 2017… Uma profecia esquecida do Livro do Apocalipse, reiterada por outros profetas modernos, ressurge…
Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o astro passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer…
Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto… “E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles.” Apocalipse 9,2-6.
E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.
Com passagens por São Paulo, Brasília, Estados Unidos, China e França, “O Vale dos Mortos” baseia-se na profecia de que um planeta intruso ao sistema solar, ao raspar por nossa orbita, fatalmente desencadearia uma transformação de grande parte da humanidade, não havendo lugar seguro e ambientes sem infecção, pois ela ocorreria simplesmente pela aproximação do astro. Pegos de surpresa, e tentando entender o que acontecia enquanto buscavam se salvar, um casal e seus filhos iniciam uma jornada para restabelecer alguma condição de vida no que restou de seu próprio mundo.
Uma história com muita ação e suspense, que vai deixar você eletrizado.

.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s