Romance de estreia de Tiago Toy, Terra Morta: Fuga imagina o apocalipse zumbi ambientado em São Paulo.
Olá, sonhadores! Tudo bem com vocês? Hoje eu vou falar sobre um livro brasileiro muito gostoso de ler. Para quem gosta de Resident Evil ou The Walking Dead, esse livro repleto de zumbis, luta por sobrevivência e muita adrenalina vai ser uma excelente indicação.
“Não é fácil destruir a esperança de alguém que está em total desespero.“
Sobre o Livro
Esse livro vai narrar a história do jovem Tiago, que está tentando chegar à capital paulista para encontrar abrigo contra um mal que assolou a sua cidade. A história começa no interior do estado, em Jaboticabal, quando as pessoas começam a ter comportamentos estranhos: começam a atacar umas às outras e agirem como loucos imparáveis. No meio disso tudo, Tiago está tentando sobreviver, encontrar ajuda, comida e não se tornar uma dessas criaturas.
No meio de sua fuga, seu caminho se cruza com o de Daniela, uma esportista que está presa em um ginásio, mas que parece ser uma excelente aliada nessa guerra. Juntos, eles procuram sair da cidade e chegar até a capital, onde esperam encontrar as coisas um pouco mais normais. Se deparando com amigos, inimigos e uma organização secreta que parece saber mais do que está dizendo, eles vão perceber que talvez seja tarde demais e, o que quer que tenha acontecido, já está assolando todos os lugares.

Outros livros que podem te interessar:
- Fome – Márcio Benjamin
- O Vale dos Mortos – Rodrigo de Oliveira
- Frankenstein – Mary Shelley
- O Vilarejo – Raphael Montes
- Sangue de Lobo – Rosana Rios & Helena Gomes
Minha Opinião
Esse ano está sendo bem cansativo para mim e confesso que estou com muitas dificuldades para ler. Esse ano me formo na faculdade, então minha rotina está voltada para isso e o trabalho. Então, claramente acabei pegando este livro para ler por parecer mais fácil. Por acaso fiquei sabendo dele quando fui para São Paulo em 2021 e visitei uma grande livraria, encontrei esse livro me interessei muito pela sinopse.
Assim como Fome de Márcio Benjamin (que já tem resenha aqui), esse livro me surpreendeu positivamente, não por ser simples, fácil de ler e etc, mas por ser frenético e prender fortemente a atenção do leitor. Tiago começa e termina a história correndo e isso passa exatamente a sensação de como seria estar em uma situação dessas: não iriamos ter tempo para descansar, recuperar o fôlego ou relaxar. Seria uma sucessão de acontecimentos e exaustão, exatamente como é no livro.
Outro fator que me agrada muito é o fato dessas situações ficcionais que se passam sempre nos EUA, Europa e etc, serem ambientadas aqui no Brasil. Enquanto o hemisfério norte já teve 856785986 apocalipses zumbis e 6896069 desastres naturais, o Brasil tem pouca experiencia com o assunto (kkkk). É interessante ver como seriam as reações das pessoas aqui, baseado na cultura, nos recursos e na estrutura dos lugares. Isso nos traz ainda mais para dentro da história.
O livro possui uma continuação (que por sinal já estou lendo) e acredito que trará muitas respostas para pequenos detalhes do início da história. E é claro que vou compartilhar esses detalhes com vocês depois. Até a próxima!
“Sabemos que somos mais sortudos que espertos por continuarmos vivos.“
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

Terra Morta: Fuga
Tiago Toy
ISBN: 978-85-629-4232-7
2011 – Draco
248 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Em ‘Terra Morta: Fuga’, o leitor acompanhará uma saga de sobrevivência ao terrível mal que assolou o interior de São Paulo e agora se dirige à capital.
Tiago é um rapaz introspectivo que sempre sonhou em viver na megalópole de São Paulo e buscar novos desafios. Só não imaginava que sua chance chegaria da pior maneira possível. Jaboticabal, sua cidade natal, é o cenário de um terrível apocalipse zumbi, uma tragédia que parece saída de um videogame ou filme de terror.
De repente, o jovem acostumado a treinos de parkour e muito trabalho precisa lutar para sobreviver. Nenhum local é seguro, ninguém mais é confiável, água e comida não são mais garantidas no dia a dia. Mesmo que a mente custe a acreditar, não há tempo para duvidar da realidade. A única opção é fugir.
A cada pessoa que Tiago encontra, uma surpresa. Aliado ou inimigo? Nunca uma certeza.
Tiago e seus companheiros deverão enfrentar o passado e seus medos, e em meio a um mar de zumbis canibais, descobrirão que o maior inimigo ainda são os humanos.
Descubra a origem da infecção enquanto corre sem parar, uma aventura dramática que é sucesso na internet e agora se torna uma série de livros. Pegue apenas o necessário e corra sem olhar para trás.