Diário Estoico - Ryan Holiday & Stephen Hanselman

Resenha | Diário Estoico – Ryan Holiday & Stephen Hanselman

366 Lições Sobre Sabedoria, Perseverança e a Arte de Viver


Olá, Sonhadores! Seja bem-vindo a mais um ano no Leitor dos Sonhos! E para começarmos essa nova jornada decidi trazer um livro que me acompanhou por todo o ano passado e que talvez você possa se interessar em fazer o mesmo este ano. Estou falando de Diário Estóico de Ryan Holiday e Stephen Hanselman.

A proposta deste livro é trazer uma reflexão para cada dia do ano, baseadas no Estoicismo, que nada mais é do que uma doutrina filosófica da Grécia antiga. Ela foi criada por Zenão de Cítio em Atenas em 500 a.c., mas ao longo dos anos teve muitas grandes contribuições de outros filósofos como Séneca, Epiteto e o imperador romano, Marco Aurélio.

Alguns dos mais famosos princípios dessa filosofia são que nós devemos sempre sermos racionais e não emocionais, que o caminho para a felicidade está pelas nossas virtudes, não por algo externo, e, a minha favorita, nós devemos focar naquilo em que temos controle e não ficar lamentando quando coisas fora do nosso controle não acontece como o desejado. Afinal, o desejo é considerado um vício que leva apenas ao sofrimento, assim como as expectativas. Mas essa é só a ponta do iceberg, essa filosofia tem muito mais coisas, porém nem todas eu concordo ou me identifico com.

Mesmo com essas discordâncias, assim como, por exemplo, eu me identifico muito com o Zen-Budismo, mas também não concordo com tudo, eu gosto de absorver o que essas filosofias tem de bom, que podem ajudar no meu desenvolvimento pessoal. Eu não quero ser seguidor de nada, não quero dedicar minha vida a uma filosofia ou religião, quero apenas ser o melhor que eu posso por mim e para mim. E talvez você se identifique comigo e se interesse em conhecer esse livro também.

Outros livros que podem te interessar:

Apesar de ele ter uma reflexão por dia, não foi assim que eu li. Como os textos são agrupados por um tema diferente em cada mês, eu lia numa tacada só uma semana toda ou até mais. E dedicava aquele tempo para refletir sobre as coisas que eu lia, anotando pontos que achava interessante.

Cada dia nesse livro é composto por dois textos. O primeiro é uma citação de algum filósofo estóico famoso e o segundo texto é dos autores explicando e contextualizando aquela citação para os dias de hoje. Isso é algo que eu acho fundamental e que falta em muitas filosofias/religiões, interpretá-las da mesma forma da época que foram escritas é útil para compreender o momento histórico, mas não serve para aplicar da mesma forma hoje em dia. O mundo muda, o ser humano muda, a cultura, a sociedade, tudo é diferente e a cada geração as coisas mudam mais e mais rápido. Portanto, muito cuidado para não cair em uma armadilha conservadora, armadilhas prendem.

Particularmente, a área que esse livro mais me ajudou foi no aspecto do controle. Eu sou uma pessoa muito controladora e vivo fazendo de tudo para que as coisas saiam como eu acho que será melhor. Até hoje ainda me frustro quando elas não saem, mas já melhorei bastante do que era antes. Eu ficava muito irritado e acabava sendo uma pessoa desagradável. Hoje já sou outra pessoa nesse sentido, mas não me libertei totalmente, infelizmente eu ainda me deixo afetar pela ansiedade de algo não dar certo. Se der errado eu consigo lidar bem, mas o antes é que me deixa mal. Aposto que você me entende. Difícil, né?

Enfim, espero que essa ideia tenha te inspirado a buscar seu desenvolvimento pessoal neste novo ano. Se não por este caminho, mas que seja por outros. O importante é não ficar parado lamentando. O mundo pode não ser maravilhoso, mas é cheio de possibilidades que muitas vezes nem enxergamos. Não deixe de seguir o blog para receber notificações de novas postagens e até a próxima!


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Diário Estoico

Ryan Holiday & Stephen Hanselman

ISBN: 978-65-556-0555-6

2022 – Intrínseca

496 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Qual é o caminho para a verdadeira felicidade? Como encontrar propósito na vida? Como lidar com nossas emoções e superar perdas irreparáveis? A filosofia dos estoicos pode nos dar as respostas para essas perguntas.
Nesta abordagem prática à filosofia estoica, Ryan Holiday e Stephen Hanselman oferecem um guia para cultivarmos, dia após dia, a arte de viver. Ao apresentar uma seleção primorosa de citações de estoicos ilustres como Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, os autores nos instigam a expandir nossa compreensão do mundo e a nos permitir experimentar novas maneiras de agir e pensar ― prática fundamental para vivermos melhor, uma vez que, segundo esses filósofos, a maior parte das adversidades que enfrentamos não é provocada pelos acontecimentos em si, mas pela forma como os percebemos e lidamos com eles.
As lições desses sábios da Antiguidade disponíveis nesta obra, vão nos ajudar a reavaliar nossas percepções e atitudes, além de nos motivar a desenvolver a força e a resiliência para navegarmos com serenidade pelas imprevisibilidades da vida. Afinal, a instabilidade é inerente à experiência humana, e, neste ponto, a filosofia dos estoicos nos fornece um bastião para nos mantermos firmes diante das intempéries.
Diário estoico traz uma meditação para cada dia do ano acompanhada por comentários perspicazes que contextualizam e elucidam os ensinamentos dos filósofos, além de exercícios e provocações que vão incentivar os leitores a modificar sua forma de pensar e agir. Também conta com um glossário bastante elucidativo de termos gregos e uma lista de leituras recomendadas para quem pretende se aprofundar no tema. Um guia acessível que apresenta às novas gerações a sabedoria milenar dos estoicos de forma descomplicada e instigante.

3 comentários sobre “Resenha | Diário Estoico – Ryan Holiday & Stephen Hanselman

  1. eu acho que alguns comentários feitos depois das citações possuem frases que não fazem sentido algum. Mas de modo geral é um livro bom. Mas tem dias que passo raiva com a escrita desconexa do autor. Pode ter sido falha na tradução.

    Curtido por 1 pessoa

    • Olha, sendo bem sincero, a Intrínseca tem alguns livros lançados na época desse que a tradução é um pouco questionável mesmo. Talvez seja isso que você disse. Felizmente os lançamentos mais atuais não encontrei mais problemas.

      Curtir

Deixe um comentário