Coração de Aço - Brandon Sanderson

Resenha | Coração de Aço – Brandon Sanderson – Os Executores Parte 1

A resenha de hoje vai ser um pouco diferente. Recentemente terminei de ler Calamidade, o último livro da série Os Executores de Brandon Sanderson. Fiquei em dúvida sobre fazer uma resenha única para toda a série (como fiz com Desventuras em Série e O Guia do Mochileiro das Galáxias) ou individual para cada um dos três livros, e optei pela segunda ideia.

Então, hoje vamos falar sobre o primeiro livro da série: Coração de Aço. O prólogo conta sobre um evento no passado do protagonista, David. Neste acontecimento, ele viu seu pai sendo morto por Coração de Aço, um homem que, como vários outros, adquiriu super-poderes depois que a luz da Calamidade surgiu nos céus. Esses poderes, por algum motivo, corrompem as pessoas e as tornam egoístas, insensíveis e cruéis.

A história do livro se passa dez anos depois desse evento. Coração de Aço, dominou toda a cidade de Chicago e criou sua própria cidade, banhada em aço, onde ele tem controle absoluto. David, agora mais velho, ainda mora nessa cidade, e seu objetivo é vingar seu pai, matando seu assassino. O problema é que David é um humano comum, enquanto Coração de Aço é o que eles chamam de Épicos, humanos com super-poderes. E o pior, ele é um Alto Épico, e esta nomenclatura significa que ele tem poderes que o torna imortal. Coração de Aço tem a pele impenetrável, não há força física capaz de o matar, e graças a isso ele pôde realizar seu desejo de dominação. Mas todo Épico tem uma fraqueza. David passou a sua vida estudando Épicos em busca de descobrir qual seria a fraqueza de Coração de Aço, que ele sabia que existia, pois seu próprio pai conseguira feri-lo dez anos atrás.

Nesta busca por vingança, David conhece um grupo de humanos comuns, Os Executores, que tem como objetivo matar Épicos e livrar o mundo de suas maldades. Porém, por serem um grupo limitado e sem super-poderes, eles evitam enfrentar Épicos poderosos, em especial Altos Épicos como Coração de Aço, pois sabem que eles tem pouquíssimas chances de vencerem. Mas o que acontece é que David, através de sua determinação e carisma, consegue convencer os Executores a elaborar um plano para destruir Coração de Aço.

Outros livros que podem te interessar:

A partir disso, o livro narra como este grupo, liderado por Prof, o fundador dos Executores, e sua equipe Thia, Megan, Cody e Abraham, agora contando com a ajuda e os conhecimentos de David, executam o plano para destruir o grande vilão de aço e liberar a cidade de seu domínio. Mas essa missão não será fácil, pois Coração de Aço conta com a ajuda de outros Épicos sob seu comando, como Tormenta de Fogo, Punho da Noite e Confluência, tornando as coisas mais complicadas ainda.

Para quem gosta de super-heróis este livro é uma super recomendação. Claro que, neste caso, estamos falando de super-vilões, mas mesmo assim, você vai se surpreender com as revelações e plot-twists que Brandon Sanderson preparou. A escrita do autor também é fluente e objetiva, a história tem bastante ação e te prende do começo ao fim. Tenho certeza que não vai demorar muito para sair uma adaptação para o cinema.


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Coração de Aço - Brandon Sanderson

Coração de Aço

Brandon Sanderson

ISBN: 978-85-765-7350-0

2016 – Editora Aleph

376 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Tudo começou com Calamidade, que surgiu nos céus como uma estrela de fogo, e que ninguém sabe o que é realmente: seria algo alienígena, ou então um experimento do exército norte-americano? Seus efeitos, entretanto, podem ser sentidos algum tempo após seu surgimento: pessoas comuns passam a ter poderes que desafiam as leis da física e da lógica. Parece que uma nova era está para surgir. E surge: os nomeados Épicos não apenas se tornam poderosos, mas também ganham uma sede insaciável de poder e parecem perder toda sua humanidade no processo, deixando o resto da população à mercê de suas vontades e caprichos. Dentre eles o mais poderoso é Coração de Aço, um ser invulnerável a qualquer tipo de ataque e com capacidade de manipular e transformar objetos inorgânicos em metal, que decide tomar a cidade de Chicago e ali estabelecer seu império.
Dez anos se passam e os Épicos governam com poder absoluto, com todos os direitos e nenhum dever, se apossando de tudo o que querem a seu bel-prazer, e matando aqueles que ousam desafiá-los. Não existe nada e ninguém que possa impedi-los. A exceção a essa regra são os Executores, humanos normais, munidos de tecnologia de ponta que se utilizam de táticas de guerrilha para derrubar e matar o maior número possível de Épicos. O sonho de David, um jovem criado em um orfanato/fábrica de Nova Chicago é juntar-se aos Executores e destruir Coração de Aço, o homem que matou seu pai e mudou sua vida para sempre.

2 comentários sobre “Resenha | Coração de Aço – Brandon Sanderson – Os Executores Parte 1

Deixe um comentário