Autor dos Sonhos #TagDosSonhos

Olá Sonhadores! Este é o post de inauguração da nova tag original do blog: #TagDosSonhos

Nesta publicação aqui eu comentei um pouco sobre a origem do nome do blog, mas vamos recapitular, pois é importante para entendermos o conceito dessa nova série de posts.

Leitor dos Sonhos não é um nome baseado na capacidade de ler os sonhos que temos durante o sono, ok? É sobre um idealismo de ter as características e qualidades que gostaríamos como leitores.

O que você, como leitor, espera de si mesmo?

Durante essa série de posts ainda chegaremos nesta questão, mas hoje vamos tratar sobre como seria o Autor dos Sonhos na minha opinião. É bom lembrar que tudo isso se trata de gostos pessoais, então cada pessoa vai ter um autor ideal diferente, assim como um conceito de leitor ideal diferente e também como todos os outros temas que serão ainda abordados.

Sem mais delongas, vou falar sobre como seria meu autor dos sonhos. Eu já fiz um post aqui no blog sobre quatro autores que eu gosto da escrita e cheguei a conclusão de que uma coisa fundamental para mim é que o autor seja objetivo ao escrever. Uma narrativa mais poética tem total o seu valor, mas as leituras de textos objetivos me agradam imensamente mais. E sobre objetividade entra também mais dois tópicos:

  1.  Descrições exageradas: o ideal para mim é que as descrições fiquem camufladas de forma que, por exemplo, de alguma maneira eu saiba que a menina esteja de vestido vermelho sem que esteja descrito “A menina usava um vestido vermelho.”. Existem algumas descrições que não me incomodam tanto, como as que falam da ambientação de lugares mais incomuns ou de mundos fantásticos. Descrever demais ambientes comuns como o de uma casa qualquer, por exemplo, para mim é totalmente desnecessário;
  2. Conteúdo irrelevante: quando eu falo sobre ser objetivo, eu me refiro também a levar a história logo ao ponto, contar o que é relevante. Isso é algo que me incomoda muito em Stephen King, por exemplo. Gosto dos livros dele, mas para mim ele é o mestre em colocar informação inútil no texto. Tive o mesmo problema em Jogador Nº1, com todas aquelas referências. Faz com que a história não ande, me da muita agonia ler um livro enorme onde quase nada acontece.

Lembrando que eu não sou escritor, nem sou formado em Letras ou Literatura, tudo o que eu estou dizendo é o que me agrada ou não como um mero leitor. Reconheço plenamente o valor dos estilos de escrita que me desagradam e sei que eles tem seu espaço e um público que gosta.

Outra coisa que eu espero de um autor (dos que estão vivos na verdade) é que ele tenha conhecimentos e noções sobre contextos sociais. A pior coisa é você ler e gostar muito de um autor e depois ver que ele fala e defende coisas absurdas, tem atitudes machistas, racistas ou homofóbicas. Os autores que já morreram e viveram em épocas totalmente diferentes da nossa, ainda consigo relevar por justamente eles não terem o acesso a informação que temos hoje com a internet. Por isso que, hoje em dia, um comportamento desses é intolerável. E isso tudo tem que refletir nos livros dele também, representatividade é importante.

Um autor dos sonhos, para mim, também é aquele que está sempre publicando coisas novas. Eu, quando gosto de um livro, sempre vou atrás de informações do autor e de outras obras dele, e é triste quando um autor que gostamos muito não está lançando mais nada. Claro que não temos como obriga-lo e ele pode ter os motivos dele para estar em um hiato (e isso deve ser respeitado), mas como leitores ficamos felizes quando tem aquela data de lançamento chegando!

É isso gente, esses são os pontos principais do que eu espero de um autor. Agora eu gostaria muito de saber: como seria um autor dos sonhos para você? Deixe nos comentários ou compartilha comigo nas redes sociais. E para você que tem interesse em ser escritor, saber o que o público espera de você é uma informação muito valiosa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s