Dois Garotos se Beijando – David Levithan

Eu não sei nem se eu estou preparado, mas falarei hoje do livro que, para mim, se tornou o melhor livro de temática LGBT que eu já li. Ele é totalmente voltado ao público gay, e creio que não importa como você é, que fase vida você está ou que experiências você já passou ou não, se você for gay, você vai se identificar com os personagens; vai entender exatamente como eles se sentem; vai lembrar de quando você passou por coisas semelhantes; vai se sentir feliz e acolhido por não estar sozinho e, por fim, vai se sentir triste por motivos que para nós são tão óbvios, mas que poucas pessoas além de nós conseguem ser entender.

É uma montanha-russa de emoções dividida em quatro núcleos. Em cada núcleo uma história paralela está sendo narrada. São quatro situações distintas que os protagonistas, todos gays, estão passando. David Levithan consegue colocar cada pequeno detalhe, cada pensamento recorrente, cada medo, cada insegurança, cada tudo o que qualquer gay passa dentro desse livro. E por isso eu reafirmo que é impossível não se identificar.

Um dos núcleos conta a história de dois garotos que estão se beijando por uma causa, inspirados por um colega que sofreu violência por ser gay, eles decidem fazer um desafio de 32 horas se beijando para entrar para o Livro dos Records e chamar a atenção do mundo sendo um casal gay a atingir essa marca e dar mais um pequeno passo para quebrar esse tabu na sociedade.

O mais impressionante é que isso é baseado numa história real. Assim como os outros núcleos também são, simplesmente por representarem em suas páginas nossa vida, como ela foi, como ela é e como não queremos mais que seja. E como se tudo isso não fosse o suficiente para comover qualquer pessoa que tenha o mínimo de sensibilidade, o livro é narrado por gays que já morreram, que viveram num mundo ainda pior do que vivemos hoje, mas que nos dão a esperança de que: se melhorou um pouco desde a época deles, vai melhorar um pouco mais para as futuras gerações depois de nós.

Nota: 5/5


doisgarotossebeijandoTítulo: Dois Garotos se Beijando (Two Boys Kissing)

Autor: David Levithan

Editora: Galera Record

Ano: 2015 (2013)

Páginas: 224

Idioma: Português (Inglês)

ISBN: 978-85-011-0209-6

Sinopse: Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta – e quebrar alguns tabus -, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.

* Informações da publicação original entre parênteses.

2 comentários sobre “Dois Garotos se Beijando – David Levithan

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s