Robôs e Império - Isaac Asimov

Resenha | Robôs e Império – Isaac Asimov

Robôs e Império é o capítulo final da Série dos Robôs de Isaac Asimov.


Olá, Sonhadores! Chegamos ao fim de mais uma série de livros incrível. Olha, sendo bem honesto, quando comecei As Cavernas de Aço, eu tinha uma certa expectativa quanto a ler um ficção científica misturada com romance policial porque parecia algo muito maneiro (quem fala isso hoje em dia?), mas eu jamais imaginei que essa aventura cresceria para algo tão profundo e reflexivo. Enfim, hoje venho compartilhar o não-tão-encerramento desta Série dos Robôs!

Sobre o Livro

Muitos e muitos anos depois dos acontecimentos de Os Robôs da Alvorada, quando nosso próprio protagonista, Elijah Baley já havia morrido, um grande acontecimento na história da humanidade parece estar próximo. Neste período, os Terráqueos conseguiram colonizar dezenas de planetas, enquanto os Siderais estão em declínio definitivo. Os robôs Daneel Olivaw e Giskard começam a perceber uma certa movimentação entre os Siderais e acreditam que pode ser algo cuja consequência é a extinção dos seres humanos.

Agora, além de Giskard com sua habilidade única de ler o sentimento das pessoas, desde a morte de Elijah, Daneel também vem desenvolvendo algo único. Sua maneira de pensar está muito próxima a de um ser humano, a ponto de conseguir ultrapassar as três leis da robótica. E com essas habilidades, a dupla vai fazer de tudo para descobrir o que está acontecendo e como podem impedir essa catástrofe.

E não são apenas os robôs que estão se transformando. Após uma longa vida pacífica, Gladia acaba envolvida em um mistério que vem ocorrendo em seu planeta natal. Aparentemente, os Auroreanos desapareceram e sempre que uma nave pousa em Aurora, ela é destruída por algo. Sendo a única nativa conhecida, ela é enviada junto com uma nave de terráqueos para investigar o mistério. Nessa aventura, Gladia percebe, pela primeira vez, que tem um dom e que sua vida pode ter uma relevância importantíssima para a humanidade.

Robôs e Império - Isaac Asimov

Minha Opinião

Tudo o que aconteceu nos livros anteriores serviu para trazer nossos personagens para esse momento. É incrível a capacidade de Isaac Asimov de desenvolver essas tramas e conecta-las de forma tão coerente. Quando a gente imagina que conhece os personagens e sabe o que esperar deles, somos surpreendidos.

A relação de amizade entre Daneel e Elijah (apresentada no livro 1) se transformando na evolução do cérebro positrônico do robô. Os conflitos de socialização de Gladia por sua origem Auroreana (apresentados no livro 2), sendo superada por uma habilidade natural de comunicação e influência. A habilidade secreta de Giskard (apresentadas no livro 3) sendo colocada para salvar aqueles quem mais a teme. E olha que só estou resumindo, outros personagens coadjuvantes causam essa mesma sensação.

Falando em personagens, no começo achei que sentiria falta de Elijah. Só que ao longo da história, a gente descobre que ele teve seu papel nos eventos, mesmo que indiretamente. A própria característica de romance policial, tão marcante no início da série, conseguiu se manter até mesmo sem ele. Eu fiquei extremamente intrigado com o mistério de Aurora. Enfim, é mesmo uma das séries mais bem escritas que eu já li.

Outros livros que podem te interessar:

No início dessa postagem eu disse “não-tão-encerramento” dessa série e agora vou explicar o motivo. São dois, na verdade. O primeiro, é que, caso você não conheça, o autor tem uma outra série chamada Fundação, que se passa nesse mesmo universo, mas muito, muito muuuuuuuuuuuuuuuuito tempo depois. Teoricamente você não precisa ler uma para entender a outra, mas eu recomendo você seguir a ordem: “Eu, Robô”, “Série dos Robôs” e, por fim, “Fundação”. Porém, o real motivo para eu ter dito aquilo, é que essa série tem o final aberto. Sim, isso mesmo que você leu, meu maior pesadelo: FINAIS ABERTOS! E a gente só descobre o que aconteceu em um dos livros da série Fundação, o “Fundação e Terra”. Nele é contado (aparentemente, pois ainda não li) o que aconteceu pós-eventos de Robôs e Império. Ou seja, por mais que eu tenha amado esse livro, ele tem esse pequeno defeitinho. Bom, pelo menos tem contado em algum lugar, né? Pretendo ler o quanto antes!

Enfim, quero concluir essa resenha com os meus mais sinceros votos para que você leia essa série. Se você nunca leu ficção científica por receio da complexidade, não se preocupe. A leitura é super fácil e por ser misturado com romance policial, tem um ritmo dinâmico. E não esqueça de acompanhar o blog para mais indicações boas!


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Robôs e Império -

Robôs e Império

Isaac Asimov

ISBN: 978-85-765-7319-7

2022 – Aleph

544 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Eles se parecem conosco, mas são como nós?
Duzentos anos se passaram desde a investigação reveladora conduzida por Elijah Baley em Aurora. A humanidade evoluiu muito a partir então, e, para desgosto dos Siderais, o plano delineado por Baley finalmente começa a dar certo. Mas o universo se encontra em um impasse, enquanto cientistas poderosos e vingativos ameaçam destruir a Terra e tudo o que ela representa.
Em Robôs e Império, Asimov não apenas encerra de forma triunfal a Série dos Robôs, mas a integra magistralmente às suas duas outras sagas clássicas: Fundação e Império Galáctico.

Deixe um comentário