5 Dicas para Organizar seu Blog Literário

Olá, Sonhadores! Quem me segue no Instagram (@leitordossonhos) viu em Janeiro que postei algumas coisas sobre como organizo minhas leituras, minhas postagens e até mesmo como desenvolvo minhas ideias e uso a criatividade. Muitas pessoas gostaram, então decidi criar um post aqui para o blog elaborando um pouco mais o assunto e dando dicas baseado no que tem funcionado para mim. Essas dicas são voltadas para blogs/instagrams literários, mas tenho certeza que muitas coisas podem servir para outros segmentos também!

1 – Sobre as Leituras

Para quem publica conteúdo sobre livros, o mais primordial é que tenha suas leituras registradas. Isso é extremamente útil não somente para não esquecer o que leu, mas também para ter uma referência para consultas e análises. Por exemplo, quando eu vou responder uma booktag eu não gasto tempo nenhum tentando lembrar o que li, eu simplesmente abro meu registro de leituras e só de bater o olho consigo identificar livros que podem servir de respostas. Esses registros também servem para, no final do semestre/ano, eu ter uma noção do quanto li e de qual foi a qualidade dessas leituras. Alguns exemplos interessantes de informações que eu tiro dessas análises é: qual mês eu li mais, qual a média das avaliações, qual gênero ou autor eu mais li, se eu li autores nacionais, mulheres ou negros o suficiente ou se preciso diversificar mais minhas leituras, entre outras coisas.

Eu deixo todas as minhas leituras registradas no meu Planner, coloco a data de inicio e fim da leitura e a avaliação. Porém, a melhor ferramenta para registrar suas leituras é, sem dúvidas, o Skoob ou o Goodreads. Eu uso ambos por ter um blog e achar interessante estar em diversas plataformas, mas usar um só é o suficiente. Entre os dois, eu gosto mais do Skoob, acho mais organizado, simples e é uma ferramenta nacional! Mas, se você costuma ler livros em outros idiomas que ainda não foram (e podem nem ser) publicados no Brasil, eu recomendo o Goodreads já que ele é uma plataforma internacional e tem TUDO. Ambas as ferramentas tem diversos recursos úteis e tenho certeza que vão te ajudar demais com sua organização.

2 – Sobre as Ideias

Agora vamos entrar no âmbito mais tranquilo da organização. Na verdade o que eu recomendo nessa parte é o caos! Mas calma, não é um caos generalizado também, vai existir um certo controle.

Eu, depois de muito esforço, criei o hábito de anotar o máximo possível de coisas em um caderninho. Ele é pequeno, porém tem muitas páginas. Isso facilita de deixar ele sempre por perto quando preciso anotar alguma coisa. Não é fácil criar esse hábito, eu levei meses. No começo se force um pouco a isso, é necessário.

Eu anoto nele todas as minhas ideias para posts, histórias, tarefas, lembretes, informações aleatórias que podem ser úteis, entre outras coisas. O truque desse caderninho é que você pode anotar as coisas sem se preocupar com organização, nem capricho. Simplesmente pegue uma caneta qualquer e anote! Tente seguir a ordem das páginas, mas não se prenda muito a isso, anote em qualquer página se houver pressa. Se você tiver um pouco mais de disponibilidade, use-o para desenvolver a anotações. Coloque comentários, referências, ideias relacionadas, qualquer coisa que posa ser útil. Tente não colocar apenas palavras avulsas, pois é muito comum pegar o caderninho depois e não fazer a menor ideia do que você estava querendo dizer com aquilo!

A partir dessas anotações, use-as quando você for produzir seus posts ou textos. Quando você terminar, passe um marca-texto nas ideias já utilizadas para indicar que você já usou aquilo. O mesmo serve para tarefas e lembretes. Isso vai te ajudar muita no hora de consultar o caderninho, pois só de bater o olho vai ver o que pode usar dele ainda. Sem contar que, se você estiver sem criatividade, poderá folheá-lo para se inspirar já que ele estará recheado de ideias!

3 – Sobre o Planejamento

Neste tópico as coisas começam a ficar mais interessantes. A melhor forma de organizar e planejar as minhas postagens é utilizando o Trello + Calendário. O próprio Trello tem um recurso de calendário que você pode utilizar, mas eu uso também meu Planner para registrar as postagens.

Aqui existem diversas formas de organização, mas vou explicar o que tem funcionado para mim. No Trello você consegue criar listas e dentro delas você inclui cartões. No meu método, cada lista corresponde a um dia da semana e cada cartão a um post. Como eu geralmente só publico um post por dia, esse formato é o ideal pra mim. Dessa forma eu tenho, por exemplo, a lista de Terça-feira que é composta pelas Resenhas. Cada cartão de resenha tem sua data e seu status. A data serve para eu ver no modo de calendário se já tem algum post planejado para aquele dia e o status serve para indicar se o post já está feito ou não. Eu utilizo 4 status: Sem Planejamento (eu costumo abrir um cartão para todos os dias que tem postagem e deixar nesse status até eu decidir qual o conteúdo daquele dia), Pendente (para quando já tenho a ideia daquele post, mas não comecei a fazer), Em Produção (para quando já comecei a fazer o post) e Concluído (para quando o post já está finalizado).

Como eu crio todos os cartões com as datas da publicação fica fácil de ver o que eu preciso fazer logo. Geralmente eu costumo deixar posts preparados pra até 4 semanas com antecedência dessa forma! Outro recurso extremamente útil é que eu posso alterar as datas e adiar ou adiantar um post. Por exemplo, eu fiz um post para o mês seguinte, mas amanhã tem um post que ainda não consegui finalizar. Se não houver nenhum conflito, eu simplesmente trago o post pronto para amanhã e adio o não finalizado.

4 – Sobre os Arquivos

Para montar os posts é comum usarmos vários arquivos, especialmente fotos. Para manter todos esses arquivos organizados, eu tenho duas maneiras de organização e você pode testar pra ver qual delas funciona melhor para você.

A primeira forma (que é a que uso atualmente) consistem em criar pastas para cada “rede social”. Por exemplo, eu tenho a pasta do Blog, do Instagram e do Pinterest. Dentro de cada pasta eu tenho pastas dos anos, dentro dos anos tem pastas dos meses e dentro dos meses tem as pastas dos posts daquele mês. Dentro das pastas dos posts tem, obviamente, o conteúdo que eu usei para criar ele. Dessa forma eu sei onde estão as imagens que eu preciso postar quando o dia chegar. A segunda forma é uma abstração da primeira, pois não tem a pasta das redes sociais. Então se houver um post que vou publicar nas 3 redes, todo o conteúdo vai estar dentro da pasta daquele post. Ambas as formas são eficientes para mim.

5 – Sobre o Desempenho

Por fim, não adianta muito você fazer todo um planejamento, ter tudo organizado e postar tudo certinho se depois você não usa isso para fazer uma avaliação do seu desempenho.

Geralmente cada rede social tem uma área onde é exibida algumas estatísticas de alcance e desempenho da publicação. É extremamente importante você sempre verificar como elas estão se saindo e a partir disso ir adaptando seus planos. Não tenha medo de fazer testes! É sempre bom postar regularmente de forma constante, mas sempre que puder tente incluir posts em dias, horas e formatos diferentes. Assim você consegue ir descobrindo o que funciona mais para seu público.

Para quem tem blog, existem outras ferramentas auxiliares nesse sentido. As mais populares são os Webmasters e Analytics de ferramentas de pesquisa como o Google e o Bing. Use-as a seu favor! Existem diversas outras ferramentas de marketing para auxiliar em todo o processo, mas não é o objetivo desse post falar sobre elas. Se quiserem que eu fale mais sobre isso me avisem que eu faço uma publicação só voltada a essa assunto!


O que você achou? Consegui de dar alguma dica útil para organizar seu conteúdo? Você tem alguma dica para mim? Eu ficarei muito feliz de recebe-la, pois afinal estamos em constante evolução, testando o que podemos melhorar no nosso dia a dia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s