Indicações de Livros de Não Fiçcão

Indicações de Livros de Não-Ficção

Olá, Sonhadores! Não é nenhuma novidade que eu sou um leitor que lê de tudo, e livros de não-ficção são uma parte importante da minha jornada de leitura. Então, já que eu ando nessa vibe de fazer listas de indicações de livros, decidi fazer essa com os livros de não-ficção mais interessantes que li nos últimos tempos!

Sapiens: Uma Breve História da Humanidade – Yuval Noah Harari

Sapiens - Yuval Noah Harari

Eu não poderia começar essa lista se não por um dos maiores e mais necessários livros da atualidade. Em Sapiens, o autor segura nossa mão e nos leva em uma jornada desde o início da humanidade até os dias atuais, passando por todos os momentos importantes e decisivos da história e que trouxeram grandes transformações e desenvolvimento para o ser humano. É um livro incrível para entender mais sobre de onde viemos e para onde podemos ir.

A História da Arte – Ernst Hans Gombrich

A História da Arte - E.H. Gombrich

Esse é um dos livros mais populares sobre o assunto. Aqui o autor (renomado historiador de arte), assim como em Sapiens, também nos pega pela mão e nos leva em uma jornada desde o começo da história da humanidade até o dias de hoje focando no tema da Arte. Com diversas ilustrações das mais famosas obras artísticas da história, a leitura desse livro é muito aprofundada, mas ao mesmo tempo clara o suficiente para quem é mais leigo no assunto. Super recomendo!

Grimório Oculto – John MIichael Greer

Grimório Oculto - John Michael Greer

Para quem gosta de um mistério e teorias da conspiração, esse livro é um prato cheio! Em pequenos textos, o autor nos apresenta dezenas de histórias que se transformaram nos mais diversos e populares segredos e mistérios da nossa geração. A proposta dele não é se aprofundar em nenhum deles, mas vale a pena a leitura como um conhecimento mais panorâmico. E o que mais te interessar você pode ir atrás de outras obras especializadas no assunto para se aprofundar.

Os Analectos – Confúcio

Os Analectos - Confúcio

Apesar de culturalmente bem diferente, podemos aprender (ou pelo menos gerar reflexões) a partir de muitas coisas da antiguidade. Confúcio foi um pensador que gerou um grande legado com muitos seguidores e eu sempre tive muito interesse em conhecer mais a fundo sobre isso, pois é aquele tipo de coisa que sempre ouvimos falar, mas nunca vamos atrás pra conhecer melhor. Bem, quando eu soube desse livro resolvi fazer isso, pois ele trás várias citações e passagens atribuídas a Confúcio, além de nós apresentar mais informações sobre o contexto histórico da época.

O Segredo do Best-Seller – Jodie Archer & Matthew L. Jockers

O Segredo do Best-Seller

Esse é um livro muito interessante especialmente para quem é autor ou está envolvido diretamente no meio literário. Através de uma pesquisa de análise de dados, dois pesquisadores conseguiram identificar algumas características em comum de livros que se tornaram Best-Sellers. Em cada capítulo eles detalham suas conclusões e tentam identificar as causas e os motivos para essas revelações. No final eles detalham um pouco mais a técnica usada por eles, mas tudo de forma bem simples para leigos entenderem.

Como Ler Literatura – Terry Eagleton

Como Ler Literatura - Terry Eagleton

Ainda dentro do assunto da Literatura, este é um livro que pode te ajudar a compreender e desenvolver mais sua percepção de obras literárias mais difíceis. Muitas vezes temos receio de ler livros cuja linguagem é bem mais subjetiva, com medo de não entender nada e, assim, não apreciar a leitura. Aqui, Terry Eagleton, tenta nos mostrar algumas maneiras que escritores constroem suas histórias e através dessa visão nos mostrar que literatura não é nenhum bicho de sete cabeças.

Dicionário Agatha Christie de Venenos – Kathryn Harkup

Dicionário Agatha Christie de Venenos - Kathryn Harkup

Provando que existem livros sobre basicamente tudo, este é um livro que fala sobre os venenos utilizado pelos assassinos nas histórias da rainha do crime, Agatha Christie. A química, Kathryn Harkup, nos apresenta de forma meio técnica, meio “para leigos” cada um dos venenos e explica seus efeitos, suas origens e casos famosos de assassinatos reais que podem ter inspirado a autora. Com isso, ela dá seu veredito: Agatha usou o veneno da forma certa na história? Quem é fã dela vai amar essa leitura!

Persuasão – Maytê Carvalho

Persuasão - Maytê Carvalho

Para quem gosta de livros de desenvolvimento pessoal, essa é uma opção super interessante. Eu sempre achei a Retórica uma área extremamente incrível, achei esse livro que aborda o assunto de uma forma mais objetiva e prática e resolvi ler. Além de ser uma leitura muito interessante, você também vai aprender como melhorar sua comunicação de forma a ser mais assertiva e eficiente para conquistar o que vocês buscam.

O Método Bullet Journal – Ryder Carroll

O Método Bullet Journal - Ryder Carroll

É muito provável que você já tenha ouvido falar sobre Bullet Journal, mas sabia que o criador do método publicou um livro explicando passo a passo de como executá-lo? Apesar de ser um método muito adaptativo e cada um executar da forma que mais lhe convém, existem algumas características que definem se você está ou não o utilizando e neste livro você vai descobri-las. Além de dicas de uso, o autor também vai contando um pouco de sua história e da concepção e elaboração de seu método.

Verdade?: Porque nem tudo o que ouvimos ou falamos é verdadeiro – Monja Coen

Verdade? - Monja Coen

Por fim, também não poderia deixar de fora um livro da Monja Coen! Escolhi este, pois é um dos que tem uma proposta mais interessante. Aqui a autora levanta diversas frases e ditos populares que reproduzimos desde a infância, sem pensar se eles realmente fazem sentido ou não. Alguns são péssimas analogias, outras são coisas que faziam sentidos em suas épocas, mas não mais hoje em dia e outros até que realmente dá para se aplicar. Uma leitura bem legal que vale super a pena!


Espero que algum item dessa lista tenha te inspirado a ler! São assuntos muito variados e, para mim, essa é a magia dos livros de não-ficção: você ter em mãos conhecimentos sobre tudo! Deixe nos comentários indicações de livros que você gosta para deixar essa lista ainda melhor e até a próxima!

Um comentário sobre “Indicações de Livros de Não-Ficção

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s