BOOK TAG das Personalidades

Olá, Sonhadores! Durante todo esse ano de 2021 venho criando Book Tags originais aqui no blog uma vez por mês. Em Julho não seria diferente, mas podemos dizer que é essa é uma book tag um pouco diferente. Você já ouviu falar do Teste MBTI? Esse é um teste que, a partir de um questionário, define em qual das 16 Personalidades da metodologia MBTI você mais se encaixa. Então decidi usar esse teste para criar uma Book Tag em que temos que escolher um personagem de livro que se encaixa melhor em cada uma das 16 personalidades! Vamos lá?

Analistas

Arquiteto – Pensadores criativos e estratégicos, com um plano para tudo.

Lady Jéssica de Duna. Acredito que esse seja um arquétipo fácil de achar em livros, pois são personagens que fazem coisas acontecerem e a história ir para caminhos interessantes. Escolhi Lady Jéssica porque, para mim, o papel dela na trama de Duna foi muito marcante, tanto dos planos pessoais dela, quanto da seita que ela fazia parte.

Lógico – Criadores inovadores com uma sede insaciável por conhecimento.

Hari Seldon de Fundação. Quem gosta de ler ficção científica provavelmente vai facilmente achar personagens com este arquétipo. Escolhi Hari Seldon por ser um dos personagens mais clássicos para essa categoria, além de ter inventado uma das coisas mais interessantes de tramas de ficção científica que foi a Psico-História.

Comandante – Líderes ousados, criativos e enérgicos, sempre dando um jeito em tudo.

Kelsier de Mistborn. Outro tipo de personagem super comum em qualquer livro. Geralmente gostamos deles, pois eles realmente dão energia para a história e confiamos neles para salvar o dia. Escolhi Kelsier porque ele foi um dos primeiros personagens assim que me marcaram mais e o papel dele em Mistborn foi surpreendente e chocante.

Inovador – Pensadores espertos e curiosos que não resistem um desafio intelectual.

Hercule Poirot. Eu sendo um leitor viciado em Agatha Christie não poderia deixar de fora esse personagem tão emblemático da ficção policial. Um detetive muito inteligente que é incapaz de ter um aposentadoria sossegada, não perde uma chance de se meter na investigação de um crime que desperte sua curiosidade.

Diplomatas

Advogado – Idealistas quietos e místicos, porém muito inspiradores e incansáveis.

Aslan de As Crônicas de Nárnia. Fui bem diferenciado escolhendo o famoso Leão de As Crônicas de Nárnia. Isso porque senti que ele super combina com essa personalidade. Ele é uma criatura mítica, misteriosa, que advoga pelos seus escolhidos e os inspira incansavelmente.

Mediador – Pessoas poéticas, bondosas e altruístas, sempre prontas para ajudar uma boa causa.

Sophie de O Castelo Animado. Para essa personalidade eu demorei um pouco para achar alguém. Entrei numa crise existencial aqui de que faltam pessoas boas nos livros que eu leio! Mas afinal, ninguém é 100% bom ou ruim, não é? Até mesmo a adorável Sophie de O Castelo Animado tem seus defeitos, mas que fazem dela mais humana e semelhante a nós.

Protagonista – Líderes inspiradores e carismáticos, que conseguem hipnotizar sua audiência.

Gandalf de O Senhor dos Anéis. Gandalf não foi o protagonista de O Senhor dos Anéis, mas sem dúvida ele se encaixa nessa personalidade. Existe uma sutil diferença entre ela e a personalidade de Comandante que eu escolhi o Kelsier. Neste caso, é um líder maior, mais imponente, que ao invés de demonstrar ousadia, demonstra que sabe perfeitamente o que está fazendo e que vai dar certo sem sombra de dúvida.

Ativista – Espíritos livres, criativos, sociáveis e entusiásticos, sempre encontrando uma razão para sorrir.

Dickon de O Jardim Secreto. Quem já leu este livro deve concordar comigo que Dickon é um personagem que se encaixa perfeitamente nessa personalidade. Um menino humilde, que aprecia a liberdade a a natureza, é extremamente simpático e no fim da história consegue transformar seus dois novos amigos em crianças mais felizes.

Sentinelas

Logístico – Indivíduos práticos e extremamente confiáveis.

Dr. John Watson. Não precisa ser nenhum Sherlock Holmes para escolher o Dr. Watson nessa categoria. Claro que existem diversos personagens que podemos sempre contar, mas porque não escolher um dos mais clássicos e famosos? Se até Holmes confia em seu parceiro para executar seus planos, porque nós não confiaríamos?

Defensor – Protetores dedicados e acolhedores, estão sempre prontos para defender seus amados.

David de Coração de Aço. Fiquei um bom tempo pensando para escolher alguém aqui. Decidi ficar com David, pois ele é uma daquelas pessoas que realmente vão defender quem e o que elas acreditam até o fim. É uma personalidade que se encaixa bem em um protagonista.

Executivo – Administradores excelentes, inigualáveis em gerenciar coisas – ou pessoas.

Minerva McGonagall de Harry Potter. Entrei e outra crise aqui porque quando eu li a descrição eu pensei: “Essa vai ser fácil, um tipo bem fácil de distinguir!”. Mas depois eu não consegui pensar em 1 personagem! Eu tenho certeza que eles existem, mas cadê? Será que é um tipo que eu conheço mais na vida real do que em livros e me confundi? Na falta de opção melhor, optei pela professora McGonagall porque, afinal, ela é quem sempre deixou Hogwarts nos eixos, não é mesmo?

Cônsul – Pessoas extraordinariamente atenciosas, sociais e populares, sempre prontas para ajudar.

Raoden de Elantris. Já é o terceiro livro do Brandon Sanderson que eu coloco nessa lista, mas eu não tenho culpa que ele consegue criar personagens marcantes! Raoden é um príncipe que nasceu para ser rei com essa personalidade. Ele consegue conquistar aliados nas condições mais desfavoráveis e acaba sendo muito popular.

Exploradores

Virtuoso – Experimentadores práticos e ousados, mestres em todos tipos de ferramentas.

Wax de Mistborn. Achou que eu não ia mais aparecer com Brandon Sanderson, né? Eu até queria, mas não consegui pensar em outro personagem pra essa categoria. Escolhi Wax da segunda geração de Mistborn, pois ele é, literalmente, um mestre em diversas habilidades. Além, também, de não negar se arriscar com coisas novas. Principalmente pelo fato de o universo em que a história se passa estar sempre surgindo tecnologias novas.

Aventureiro – Artistas flexíveis e charmosos, sempre prontos para explorar e experimentar algo novo.

Capitão Nemo de 20 Mil Léguas Submarinas. Eu que amo livros de aventura tive dificuldade de achar alguém pra essa categoria. Ainda não estou certo se o Capitão Nemo se encaixa nisso, pois não sei dizer se ele é realmente muito flexível. Mas que ele gosta de aventura e exploração, ele gosta!

Empresário – Pessoas inteligentes, enérgicas e perceptivas, que realmente gostam de arriscar.

Ivan de O Vale dos Mortos. Se tem um personagem que se encaixa nessa descrição é o Ivan! Confesso que ele é meio forçado nesse sentido, muito perfeito e ideal para alguém que era apenas uma pessoa comum antes do apocalipse começar. Mas, passando um pano pra isso, ele se encaixa perfeitamente aqui.

Animador – Animadores entusiasmados, enérgicos e espontâneos – a vida nunca fica entediante perto deles.

Art de Tipo Uma História de Amor. Por fim, mais um tipo fácil de achar em livros por serem personagens que nós, como leitores, apreciamos ver. Escolhi Art, por ter sido um dos mais recentes que li e que recomendo!


Se você gostou e quiser responder também, não deixe de me marcar para eu compartilhar! Caso se interessou em descobrir qual a sua personalidade, eu usei como referência o site mais famoso sobre o assunto, basta clicar aqui.

3 comentários sobre “BOOK TAG das Personalidades

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s