Eu fiquei muito impressionado com a quantidade de pessoas que leram e gostaram desse livro, mesmo ele trazendo tantos conceitos técnicos de T.I. que a maioria acha tão complicados. Como eu já falei outras vezes, eu sou programador e, para mim, foi natural entender todas as situações que envolviam algum desses conceitos. Então eu fiquei pensando: será que as pessoas exageram um pouco sobre achar T.I. tão difícil? Ou será que Dan Brown escreve tão bem que faz qualquer assunto ser facilmente compreendido? Ou será que é irrelevante entender a parte técnica pra entender o contexto da história?
Sobre o livro “Fortaleza Digital”
O tema central do livro é Criptografia. Basicamente, a criptografia são técnicas que fazem dados e informações se tornarem ininteligíveis, e somente quem tiver acesso às regras estabelecidas conseguirá decifrar. Seu uso é extremamente comum para que se transmita uma informação de uma pessoa a outra de forma segura. Onde, se interceptada no meio do caminho, ninguém vai entender.
Os protagonistas desta história são o casal, David e Susan. David é professor de uma universidade, e já no começo o convocam para realizar uma missão secreta na Espanha pelo comandante Strathmore, chefe de Susan. Ela é uma líder na NSA, uma agência de segurança dos EUA, responsável por descobrir, guardar e proteger informações sigilosas do país. Nesta organização existe o TRANSLTR: um supercomputador capaz de burlar qualquer criptografia. Desta forma, os EUA acaba sempre conseguindo informações secretas de criminosos e terroristas, podendo evitar qualquer tipo de ataque que eles planejarem.
A trama começa quando um japonês, ex-funcionário dessa organização, anuncia que desenvolveu uma criptografia que é impossível de ser burlada, até mesmo pela NSA; e a nomeou como Fortaleza Digital. O Comandante Strathmore tenta usar o supercomputador para ter certeza que a Fortaleza Digital não é uma farsa. Mas depois de horas sem resultado, ele fica realmente preocupado. Se essa criptografia cair em mãos erradas, seria impossível para eles evitarem os crimes e atos terroristas no país.
Outros livros que podem te interessar:
- Origem – Dan Brown
- O Código da Vinci – Dan Brown
- Anjos e Demônios – Dan Brown
- Ponto de Impacto – Dan Brown
- Inferno – Dan Brown
Minha Opinião
Devo dizer que apesar deste ser o primeiro livro de Dan Brown, ele já segue o fórmula de sucesso dos seus livros (com direito as reviravoltas que sempre adoramos). Porém, da para perceber que o autor está em desenvolvimento ainda e que muita coisa melhora nas obras seguintes. Minha única critica a esse livro, é como muitas vezes o autor faz seus personagens darem voltas e voltas frustrantes para atingirem seus objetos.
Fortaleza Digital é um livro interessante. Ainda não fui capaz de responder às perguntas que fiz no início e, sendo assim, não sei para que público eu recomendaria essa leitura. Prefiro então pensar que qualquer pessoa pode ler e gostar. E para que qualquer pessoa possa também gostar e aprender um pouco mais sobre o mundo da tecnologia. Um mundo que eu gosto bastante.
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

Fortaleza Digital
Dan Brown
ISBN: 978-85-992-9620-2
2008 – Arqueiro
320 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação e ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionária NSA, a Agência de Segurança Nacional americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado uma arma invencível para decodificar mensagens terroristas transmitidas pela Internet, se depara com um novo código que não pode ser quebrado, a agência recorre à sua mais brilhante criptógrafa, a bela matemática Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos e mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e a do homem que ama.
Uma corrida desesperada se desenrola paralelamente nos corredores do submundo do poder, nos arranha-céus de Tóquio e nas ruas de Sevilha. É uma batalha de vida ou morte que pode mudar para sempre o equilíbrio de forças no mundo.
“Fortaleza Digital é o melhor e mais realístico suspense tecnológico lançado em muitos anos. A habilidade de Dan Brown para tratar do conflito entre as liberdades individuais e as questões de segurança nacional é impressionante… Impossível não ficar arrepiado a cada página.”
Esse é um dos meus livros favoritos do Dan Brown. Mesmo falando sobre tecnologia, é um enredo que nos prende e conseguimos entender a trama. Recomendo!
CurtirCurtido por 1 pessoa