BOOK TAG dos Pesadelos

Olá, Sonhadores! Como estamos no mês do Halloween decidi criar uma booktag temática. Já que aqui é o Leitor dos Sonhos, o que combinaria mais com a junção do blog com terror do que… pesadelos!? Mas essa não é uma tag focado em livros de terror não, existem muitas coisas que podem ser um pesadelo de outras maneiras. Vamos começar?

Um livro que começou bem, mas o final foi um pesadelo!

As Mães de Brit Bennett é um livro que a gente não sabe muito bem para onde quer ir, mas ao mesmo tempo consegue nos segurar e se mostrar interessante. O problema disso é que se não sabemos para onde ele quer ir ou ele vai ter um final surpreendente e inesperado ou, como aconteceu, simplesmente vai chegar em lugar nenhum mesmo. Eu detestei como a autora finalizou esse livro deixando mil assuntos em aberto e com uma tentativa bem ruim de filosofar poeticamente no último parágrafo pra disfarçar a falta de final.

Um livro com uma capa medonha.

Aqui podemos seguir dois caminhos: uma capa que realmente da medo, ou uma capa tão ruim que chega a ser medonha. Eu decidi escolher uma que eu não gosto, mas que, ao mesmo tempo, é um pouco assustadora: A Hora do Lobisomem do Stephen King, nesta edição capa dura mais recente da Editora Suma das Letras. Não gostei de nenhum livro lançado no formato dessa edição, mas esse é o pior. Não gosto da cor, acho ela muito forte e, inclusive, prejudica a ilustração em preto do lobo (que por si só também não achei legal). O título cobrindo os olhos do lobo, a disposição dos elementos da capa, nada me agrada.

Um livro que a trama ou algum personagem tenha ligação com pesadelos.

Por Trás de Seus Olhos é um livro que desde o início joga pra gente esse tema, mas que no meio de tantas outras coisas acaba ficando pra trás, até voltar mais tarde para amarrar a trama. Um dos problemas da personagem Louise é a insônia e sua nova amiga, Adele, vai apresentar uma solução inusitada.

Um livro interminável que parecia que te deixaria preso nele para sempre.

O Iluminado do Stephen King (mais um livro dele na lista) foi meu primeiro contato com o autor. Eu gostei da história, tanto que continuo lendo livros dele até hoje, mas eu não estava acostumado com a escrita dele, as mil e uma voltas que ele dá na narração, as descrições, os casos do passado sem relevância alguma que ele fica trazendo. Aí parecia que o livro era interminável!

Um livro estrangeiro que teve uma tradução de título pavorosa.

Vou dizer dois livros nesta categoria por fazerem parte da mesma série: Six of Crows e Crooked Kingdom da Leigh Bardugo. PRIMEIRO, os títulos nem se quer foram traduzidos, o que já acho péssimo. E SEGUNDO, adicionaram os subtítulos “Sangue e Mentiras” e “Vingança e Redenção”. São HORROROSOS esses tipos de títulos genéricos. Quem teve essa ideia, gente? Aí ficou um título meio em inglês, meio em português. De longe são os títulos que mais me causas desespero. Se tiver uma reimpressão espero que mudem isso, pois foi uma série que eu amei.

Um personagem de livro que você não gostaria de encontrar em um beco escuro.

Bem, já li várias histórias com seres sobrenaturais que eu teria medo de encontrar em um beco, mas tem coisas na vida real que definitivamente me causam mais medo justamente por serem possibilidades REAIS. Então eu escolhi o cachorro Cujo do livro homônimo de Stephen King. Eu preferiria ver uma assombração passando pelo beco do que um cachorro enorme com raiva rosnando pra mim. Tanto que esse é meu livro favorito do autor e um dos meus favoritos do gênero.

Um livro com alguma(s) criatura(s) monstruosa(s).

A Metaformose de Franz Kafka tem uma das criaturas que mais me causaram desconforto numa leitura. Nesse livro, o próprio protagonista, um belo dia, acorda tendo se transformado em um grande inseto semelhante a uma barata, só que de proporções humanas. É outro personagem que super se encaixaria na categoria acima.

Um livro de terror que você recomendaria para iniciantes no gênero.

Frankeinsten da Mary Shelley é definitivamente a melhor resposta para esse tópico! Ele é um livro de terror que não é pesado, o que já o torna um bom candidato, mas ele também vai muito além de querer causar medo. Este é um livro que mostra com PERFEIÇÃO como é possível uma história de terror ser profunda e passar mensagens que nos transforma como pessoa. É um livro que não tem o reconhecimento que merece.


Muitas indicações de livros aterrorizantes nesse post. Se você é fã do gênero e se sente em casa nesse período de Halloween, compartilha esse post para mais pessoas conhecerem a tag! Se quiser responder também fique a vontade. Me marque que eu compartilho nos stories do instagram!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s