Novembro de 63 - Stephen King

Resenha | Novembro de 63 – Stephen King [P.S. Allen]

Novembro de 63 é um livro de Stephen King com uma proposta diferente de seus populares livros de terror.


Olá, sonhadores! Tudo bem com vocês? Deixem-me perguntar uma coisa: se vocês pudessem voltar ao tempo e mudar alguma coisa no passado, vocês fariam isso e o que mudariam? E indo um pouco mais a fundo: vocês mudariam essa “coisa” sabendo que ela geraria uma consequência ruim para uma pessoa inocente?

Polêmico, não é mesmo? Pois é exatamente sobre isso que a resenha de hoje irá falar: viagens no tempo, história e as consequências de mudar as coisas que já aconteceram. E, é claro, tudo isso só poderia ser narrado pelo maior gênio da ficção científica na minha opinião: Stephen King.

“O passado é obstinado, ele não quer mudar… O que estou pensando agora é que a resistência à mudança é proporcional a quanto o futuro pode ser alterado por qualquer ato dado.”

Sobre o Livro

Novembro de 63 vai contar a história do professor de literatura Jake Epping, que tem sua vida completamente mudada quando um amigo, que possui uma doença terminal, revela que no fundo de sua lanchonete há um degrau que pode leva-lo ao passado. Sem acreditar, Jake decide descer esses degraus e é surpreendido ao voltar para os EUA da década de 50, com todos os seus sons, cores, sabores e costumes.

Abismado, o professor irá questionar o porquê de ter sido escolhido para guardar esse segredo. Até que ele descobre que foi enviado para mudar um acontecimento no passado que impactou toda a vida dos norte-americanos: o assassinato do presidente Kennedy. Seguindo os passos do assassino através dos anos até novembro de 1963, Jake irá conhecer pessoas, ver lugares, se apaixonar e sentir na pele o preço que se pagaria caso pudéssemos mudar o passado. Afinal, para manter o espaço-tempo equilibrado, algo em algum lugar deve acontecer para substituir cada mudança que fizermos.

Novembro de 63 - Stephen King

Outros livros que podem te interessar:

Minha Opinião

Esse foi um livro do Stephen que eu não tinha interesse em ler. Porém, quando vi uma book tag de “Livros com finais que me fizeram chorar” no Tiktok, o autor foi tão convincente que fiquei curioso para ler. Não foi nada tão emocionante assim. Na verdade, posso dizer que foi mais reflexivo do que triste.

O tema central é a volta ao passado e as mudanças que faríamos se tivéssemos essa oportunidade. Indo além um pouquinho, quais seriam as consequências dessas mudanças. Para explicar isso, o livro utiliza o conceito do “efeito borboleta”, que basicamente ​ocorre quando uma pequena perturbação é causada em condições iniciais e originam consequências graves em larga escala em algum outro lugar. Assim, se eu voltasse no tempo em um dia que eu tomei chuva e não saísse de casa (perturbação), um terremoto poderia ocorrer na Rússia (consequência em larga escala).

A grande mensagem do livro é que não dá para mudar o passado. Ele é inerte, aconteceu devido a uma decisão anterior a ele e tudo isso impacta no futuro. Se isso fosse possível, quantas direções diferentes poderíamos tomar e como isso influenciaria na vida dos outros. Seriam sempre coisas positivas ou impactos negativos também ocorreriam? Não dá para saber. Então, é melhor tomar cada decisão com cuidado e encarar as consequências, quaisquer que sejam, que teremos.

O livro foi uma grande aventura no tempo para mim, me levando para uma das minhas décadas favoritas: os anos 50. O paralelo que o autor fez em como as coisas estão se deteriorando com cada rumo que a História toma, corrobora bem com a ideia de tentar mudar o passado. Porém, ele no fundo mostra que, por mais que os seres humanos mudassem algumas coisas, outras coisas ruins aconteceriam por ser na nossa natureza tomar decisões erradas e que causam grandes consequências no futuro.

Para os amantes dos filmes Efeito Borboleta, De volta para o futuro e Donnie Darko e dos livros Cavalo de Troia e Outlander, esse livro está repleto de emoção, amor, ficção científica e como os três tempos estão ligados, coexistindo e inalteráveis. Até a próxima!

Vocês não terão passe livre meu da próxima vez, mas hoje é a sua noite de sorte. O que vão ganhar hoje é um conselho valioso: não fodam o seu futuro.


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Novembro de 63 - Stephen King

Novembro de 63

Stephen King

ISBN: 978-85-810-5190-1

2013 – Suma das Letras

728 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

A vida pode mudar em um instante e dar guinadas extraordinárias. É o que acontece com Jake Epping, um professor de inglês de uma cidade no Maine, quando Al, dono da lanchonete da cidade, o recruta para assumir a missão que se tornou a obsessão de sua vida: deter o assassinato de John Kennedy. Como? Atravessando um portal na despensa da lanchonete que o transporta para o ano de 1958, a época de Eisenhower e Elvis, carrões vermelhos, meias soquete e fumaça de cigarro. Jake logo se vê na calorosa cidadezinha de Jodie, no Texas, onde dá início a uma nova vida e às suas investigações. Mas todas as curvas dessa estrada parecem levar ao solitário e problemático Lee Harvey Oswald. O curso da história está prestes a ser desviado… com consequências imprevisíveis. Em Novembro de 63, a viagem no tempo nunca foi tão plausível… e tão aterrorizante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s