Indicações de Livros Sobre Mulheres

Indicações de Livros Sobre Mulheres | Aliança dos Blogs

Olá, Sonhadores! Na Aliança dos Blogs desse mês o tema é Mulheres! Por isso, decidi trazer livros em que se aborda bastante sobre a vida de uma mulher em suas diversas fases e em diversos contextos também. Acho muito interessante, por exemplo, observar como é a vida de uma mulher numa época e/ou em uma cultura diferente. Espero que gostem da minha seleção e aproveitem as indicações!

A Paixão Segundo G.H. – Clarice Lispector

Começando por um super clássico nacional temos a Paixão Segundo G.H. da Clarice Lispector. A história vai nos apresentar a uma mulher que durante todo o livro vai levantar questionamentos sobre sua vida. Aos poucos vamos conhecendo informações do seu passado e tentando entender o que a levou ao ponto em que se encontra. Muito do que a protagonista fala serve de reflexão para qualquer pessoa, mas com certeza há mais relação com as mulheres e suas vivências.

A Filha Perdida – Elena Ferrante

Esse livro eu li recentemente e, assim como o livro acima, nos apresenta uma mulher que durante um período de férias desencadeia um turbilhão de sentimentos presos dentro dela. É uma jornada de reflexão que fala muito sobre a maternidade e a falta de humanização nessa fase da vida.

Mulheres Sem Nome – Martha Hall Kelly

Saindo um pouco dos dias atuais, vamos para o contexto da segunda guerra mundial. Esse foi um dos livros que mais me inspirou fazer esse post. Ele conta a história de três mulheres em situações diferentes daquela época. Vale super a pena conferir e para saber mais detalhes tem a resenha aqui.

Ponti – Sharlene Teo

Agora saindo um pouco da cultura ocidental, eu decidi trazer Ponti. Esse livro se passa em Singapura durante três períodos distintos, onde em cada um conhecemos um pouco sobre a vida das personagens principais. Desde o passado pobre e difícil do país até os dias atuais como um dos países mais desenvolvidos do mundo, conhecemos a cultura local e como ela afeta a vida dessas mulheres. É um livro diferente e perturbador que também tem resenha aqui.

Ausência na Primavera – Mary Westmacott (Agatha Christie)

Mais um livro no estilo da A Paixão Segundo G.H. e A Filha Perdida. Foi escrito pela famosíssima Agatha Christie, mas não é um romance policial. É um livro que conta a história de uma mulher que fica isolada no deserto por um tempo graças a um imprevisto no retorno de uma viagem e, nesse tempo, começa a trazer a tona diversos assuntos sobre sua vida que ela abafava. Outra jornada de reflexões que falam muito sobre a vida de uma mulher. Esse livro me tocou bastante e tem resenha dele aqui também caso queira saber mais!

O Navio das Noivas – Jojo Moyes

Essa indicação é sobre um período e contexto bem específicos. Conta a história de diversas mulheres Australianas que durante a segunda guerra se casaram com soldados americanos e ingleses e agora estão todas em um navio a caminho do país de seus maridos. Há diversos questionamentos e reflexões sobre a vida da mulher nesse livro e vale a pena conferir também. Para mais detalhes aqui está a resenha.

Dama de Paus – Eliana Cardoso

Esse livro foi um dos vencedores do prêmio Kindle e eu li já faz um tempo. Confesso que atualmente não lembro muitos detalhes e nem fiz resenha dele na época que li. Porém, sei que se trata de três gerações de mulheres de uma família e das relações e dramas dessa família.

As Mães – Brit Bennett

Por fim temos As Mães que como fica evidente, fala muito sobre maternidade. Aborda temas como o aborto, religião, suicídio e racismo. Tudo em volta de uma jovem protagonista negra de uma pequena cidade dos EUA. Resenha aqui.


Não deixem de visitar também as postagens dos outros membros da aliança. Os links estão todos abaixo!

3 comentários sobre “Indicações de Livros Sobre Mulheres | Aliança dos Blogs

  1. Uma boa dica é “O amante do vulcão”, da inigualável Susan Sontag. Um romance histórico excelente e artístico sobre a vida de Lady Emma Hamilton, modelo e socialite do século XVIII. Contado em várias perspectivas diferentes.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Lucas!
    Ótimas escolhas!
    Li quase todos, menos o da Clarice e o da Eliane. Este está na minha lista, pois gosto muito da escrita dela.
    Adoro a nossa parceria nesta Blogagem Coletiva
    Beijos e até o mês que vem
    Claudia

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s