Onde estamos e para onde vamos #2

Olá, Sonhadores! Depois de três anos desde a última edição de “Onde estamos e para onde vamos”, eu senti a necessidade de fazer novamente uma postagem para alinharmos nossas expectativas quanto ao blog e discutir um pouco o que está por vir. Houveram muitas mudanças no blog neste meio tempo que não tiveram essa conversa antes, mas dessa vez resolvi me abrir um pouco aqui porque tem várias coisas que quero compartilhar, desabafar e também saber o que vocês acham. Então não deixem de comentar aqui ou pelas redes sociais o que vocês pensam sobre e também fiquem a vontade para trazer sugestões!

Bem, vamos começar abordando tudo o que ainda está rolando este ano. Além dos clássicos que são as resenhas de livros, os textos de reflexões e as tags literárias, esse ano eu fiz uma vez por mês diversos projetos. Um deles é o Adivinhe o Livro, que são Reels em que eu coloco um livro misterioso e você tem 30 segundos para adivinhar qual é a partir das dicas que eu vou dando. É bem legal, fácil de fazer e pretendo continuar produzindo. Outra coisa que comecei fazendo no Instagram e periodicamente trago pro blog são os Desenhos de Capas de Livros, onde eu escolho uma capa que acho que seria legal de reproduzir e faço um desenho ou uma pintura dela. Tento fazer sempre semelhante, mas o intuito não é fazer uma cópia perfeita, mas sim uma adaptação. Gosto muito de fazer, foi uma oportunidade de trazer algo que eu gosto muito pro blog e, unindo o útil ao agradável, ter mais oportunidades de desenhar. Porém, isso dá muito trabalho. Geralmente levo uma tarde toda em um desenho e, por isso, só faço um por mês. Para o ano que vem talvez eu precise mudar um pouco e fazer bimestralmente, ainda não sei.

Outro projeto que comecei esse ano foi o Resumão do Mês. É uma série de vídeos em que eu comento os livros que eu li e divulgo o que teve de conteúdo no blog naquele mês. Confesso que gravar é uma dificuldade pra mim porque eu não tenho prática e também não sei fazer boas edições, então ele acaba sendo bem básico. Pretendo faze-lo pelo menos até Dezembro desse ano, mas ano que vem ainda não decidi se continuo ou não. Pensei em fazer em formato de Reels porque é muito mais fácil de produzir, mas ao mesmo tempo não vou poder divagar um pouco sobre as leituras.

Todas essas questões em que o problema é me demandar muito tempo é difícil de analisar agora porque daqui alguns dias eu vou me mudar e sair da casa dos meus pais. Eu e o P.S. Allen teremos nossa própria casinha e isso significa mais trabalho e menos tempo… Vamos ver como vai ser a adaptação até o fim do ano e em Janeiro eu volto com as decisões de o que vai e o que fica e, talvez, um novo cronograma de postagens.

Porém, uma coisa que eu sei que vai ficar vão ser as Resenhas Relâmpagos que eu comecei a fazer este mês. Para quem não viu, veja a resenha de A Garota no Trem que lá eu dou mais detalhes. Outra coisa que começou a pouco tempo foi a Aliança dos Blogs. É um grupo de blogueiros do qual eu faço parte e que, todo mês, fazemos um post sobre um tema específico, cada um abordando este tema conforme seu tipo de conteúdo. Se continuar dando certo, vamos continuar fazendo o tempo que for!

Esse ano também tivemos o BEDA em Agosto, com postagens todos os dias do mês. Foi uma loucura, mas visto que eu comecei a me preparar com meses de antecedência deu tudo certo. Isso é algo que dificilmente eu vá fazer de novo, mas não vou dizer nunca, né? O fato de que desde Junho do ano passado eu ter postado regularmente no blog é justamente resultado de eu criar bastante conteúdo com antecedência, assim nunca falta postagem na data. Tanto que eu sabendo o trabalho que uma mudança de casa daria, já preparei quase tudo até dezembro! E é algo que pretendo continuar fazendo ano que vem, pois vi que é o que funciona para mim.

Quem acompanha o blog também deve ter percebido que esse ano eu trouxe resenhas muitas variadas, saí demais da minha zona de conforto nas minhas leituras. Tudo isso graças ao clube do blog MãeLiteratura que comecei a frequentar esse ano e vou continuar frequentando! E quem me acompanha no Instagram também deve ter notado que esse ano a conta do blog triplicou de seguidores. Foram muitos meses de dedicação estando mais ativo e dedicado lá, mas deu resultado (mesmo a plataforma fazendo de tudo pra dificultar!). Mas não foi só lá que cresceu não, o blog em si hoje tem 5x mais acessos do que tinha no começo desse ano, foi um super crescimento e fiquei muito orgulhoso. Ano que vem vou tentar buscar parcerias com editoras e quem sabe?

Esse post já está gigante, mas tem muito o que falar, não tem como! Então pra agilizar antes da gente passar pra parte de “para onde vamos”, segue uma leva rápida de coisas que vão continuar: a clássica Retrospectiva Semestral, o #UmPoucoSobre (onde eu falo um pouco sobre autores que gosto), as Book Tags ORIGINAIS também vão continuar uma vez por mês e, por fim, as indicações temáticas de livros que eu amo fazer! O resto pode ser que volte, pode ser que não, só o tempo dirá.

Agora vamos falar de ideias novas! Uma coisa que eu gosto de fazer é escrever (o que é óbvio, afinal eu tenho um blog), mas além de escrever postagens, eu gosto de escrever histórias. Pouco antes de começar o blog eu estava super na vibe de escrever contos e aprimorar minha escrita criativa. Tanto que um dos contos, eu postei aqui durante o BEDA, que foi O Canto da Cigarra (dividido em quatro partes). Mas depois, por total falta de tempo e disposição, eu deixei esse desejo guardado na gaveta e acho que em breve é hora de voltar com ele. E a questão é que escrever leva tempo, MUITO TEMPO. Vou tentar achar um equilíbrio para não acabar deixando o blog de lado, afinal ele é a minha melhor plataforma de divulgação caso eu publique algo, mas esse é um sonho que vai entrar para as metas de 2022. Vocês leriam algo meu? Baseados no que eu costumo falar sobre os livros nas minhas resenhas? Eu tento ser sensato nas minhas críticas e claro que vou tentar ao máximo seguir o que eu mesmo falo hahah… Enfim, vamos ver onde isso vai dar!

Mas falando do blog em si, eu tenho várias ideias de posts diferentes para trazer ano que vem e quanto a isso estou tranquilo. Só que tem uma coisinha que desde que criei o Leitor dos Sonhos ela fica na minha mente e eu nunca consegui decidir se sim ou se não, que é: falar sobre mais coisas além de livros. Livros não resumem minha vida e eu acabo até abordando temas diferentes nos meus textos de reflexões. Mas muitas vezes eu tenho vontade de falar sobre tantas outras coisas que eu gosto e, apesar do blog ser meu e eu ter total liberdade para escrever nele sobre o que eu quiser, eu fico com receio de acabar sendo muito nada a ver. Sei que existem muuuuitos blogs que fazem isso e que é perfeitamente normal, mas algo me deixa inseguro e não sei dizer o que é. O que você acha? Estou pensando seriamente em ano que vem abrir esse espaço aqui. E fazendo isso eu consigo ter uma facilidade pra criar conteúdos já que posso pegar qualquer coisa da minha vida.

Em resumo, estamos em um momento de crescimento do blog, algo que me deu um trabalhão, mas que fui recompensado. Resta agora fazer uma faxina pra ver o que sai e o que fica. E para onde vamos ainda não está totalmente definido, mas provavelmente será para uma nova fase em que o meu objetivo com o blog vai mudar um pouco. Nunca pretendo parar de falar sobre livros e sobre o meio literário num geral, mas sim sempre agregar coisas novas e diferentes. Agradeço muito a todos que sempre visitam e curtem meus posts, a todos que me ajudaram de alguma forma ao longo desses anos e espero que continuem comigo nessa jornada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s