Resenha | Novo Mundo em Chamas – Viktor Waewell

Olá, Sonhadores! Hoje venho com uma resenha especial e até um pouco fora do comum aqui no blog. Apesar de gostar de ler clássicos, é raro eu ler ficção história. Porém, este ano decidi me abrir mais para outros gêneros, livros nacionais e autores independentes com o objetivo de diversificar meu conhecimento literário e o conteúdo do blog. Fiquei sabendo (pelo próprio autor) do livro que vamos falar hoje e, por coincidência, ele engloba as 3 coisas que eu citei: é independente, nacional e de um gênero que não estou acostumado. Preparados para conhecer um Novo Mundo em Chamas? Então vamos lá!

“E este, sem dúvida, é o maior dos perigos, um homem com uma causa.”

A história começa nos apresentando um dos protagonista, Ernesto, em um momento histórico na região de Recife em que ele faz parte de um exército que está tentando expulsar holandeses invasores. Isso acontece durante o período de escravidão no Brasil, mas apesar de Ernesto ser negro, ele nasceu livre e passou a ser muito respeitado pelos seus atos nesta batalha.

Um tempo depois, Ernesto é convocado por colonizadores da região de Palmares para planejar e comandar uma expedição ao interior da região em busca de escravos que vivem refugiados. Ernesto não gosta da ideia, mas suas tentativas de rejeitar o pedido são inúteis quando ele percebe que, por mais que ele seja livre, continua sendo mais fraco e dependente dos colonizadores.

A principal família de colonizadores é a casa de Cristovão Lins. Uma de suas escravas, Tereza, é nossa segunda protagonista. Ela é uma mulher considerada atraente e frequentemente é abusada por Cristovão. A medida que ela vai crescendo e percebendo o mundo em que vive, se revolta a ponto de planejar fugir para o interior de Palmares onde os escravos refugiados vivem.

Com isso temos duas tramas que se entrelaçam junto a diversos outros personagens que compõe o contexto e reproduzem diferentes situações e posições em que pessoas (colonizadores ou escravos) ocupavam naquela época. As tramas não são simples, até mesmos os personagens secundários tem uma boa profundidade e são bem construídos. De bônus, existem mistérios e subentendidos do passado dos personagens que nos deixam intrigados por suas motivações.

Se você, assim como eu, não conhece muito bem a história do Brasil, em especial desse período na região Nordeste, não se preocupe. Isso não vai fazer você ficar perdido na leitura. Viktor Waewell escreve de forma clara e explica, sem excessos, tudo o que precisamos saber do contexto. E tudo é muito real. O livro teve revisão de historiadores que confirmam não só os fatos históricos, mas características da época que o autor incluiu no texto. Foi um trabalho de pesquisa que acredito ter exigido muito esforço e tempo, mas que foi recompensado em uma obra muito bem construída. Até mesmo alguns personagens na história foram pessoas reais. E colocar protagonistas fictícios em um contexto real com pessoas reais fazem com que a própria ficção pareça que realmente aconteceu.

E não se engane, a história tem muita ação e emoção. Afinal estamos falando de um período de batalhas e de escravidão. Onde toda a população negra Africana foi tirada de seu pais, tiveram sua cultura e religiões suprimidas e passaram a trabalhar sem direito a nada para sobreviver. A história nos trás cenas que fazem qualquer pessoa (que tenha coração) se sentir mal, desconfortável e chocada. Além de nos relembrar o porquê de até hoje discutimos sobre e combatemos o racismo.

Quando queremos conhecer mais sobre épocas passadas através da ficção, geralmente recorremos a romances clássicos que, quase sempre, são um pouco difíceis e complexos. Novo Mundo em Chamas é uma nova alternativa que me deu coragem para encarar ficção histórica e que, sem dúvidas, recomendo.

“O caminho, qualquer que seja, pode ser ensinado, mostrado, descrito. Você pode contar com um guia, como sou eu nesta expedição, ou um mapa, como são as canções e palavras antigas. Porém, para trilhar, só a própria pessoa pode fazer com suas pernas.”


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Novo Mundo em Chamas

Viktor Waewell

ISBN: 978-65-000-7794-0

2020 – Autor Independente

411 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Negros fugidos no mato, um exército dos fidalgos e índios que comem gente são alguns ingredientes deste épico histórico arrebatador, por uma das vozes mais originais da literatura brasileira contemporânea.
Quando os fidalgos expulsam os invasores holandeses do Nordeste, sua máquina de guerra volta-se para o interior, para a grande região de Palmares, lar de vilas e cidades fortificadas dos pretos, localidades chamadas mocambos, e de tribos selvagens remanescentes, com seus exímios guerreiros.
Você vai vivenciar este embate, palco de algumas das maiores batalhas já travadas em solo americano, com heróis e vilões dos dois lados, entre soldados e guerreiros ferozes, capitães do mato, pretos que buscam vingança e poderosos senhores brancos, com reconstituição histórica fiel.
O seu coração vai acelerar, os pelos dos braços vão arrepiar, com o medo, a coragem, os amores e as traições, no melhor estilo “é impossível parar de ler”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s