Cabra das Rocas de Homero Homem é um dos primeiros livros da Coleção Vaga-Lume.
Olá, Sonhadores! O livro da resenha de hoje, assim como o de semana passada e o de semana que vem, faz parte da série Vaga-Lume! Mas apesar de fazer parte dessa série infanto-juvenil eu senti que a leitura é muito mais proveitosa para uma adulto do que para um jovem e vou explicar porquê!
Sobre o Livro
Bem, a história em si é sobre um garoto muito pobre em busca do sonho de estudar e se tornar uma pessoa importante. Mas não é somente um sonho egoísta, uma de suas motivações é provar que as pessoas iguais a ele, que vivem nas Rocas, em condições tão desfavoráveis e sem perspectivas, tem tanto potencial quanto qualquer outro. As Rocas (pelo menos na época em que se passa a história) é um bairro bem no litoral de Natal/RN, formado majoritariamente por pescadores.
E é essa motivação que faz com que nossa protagonista, Joãozinho, consiga a ajuda dos seus iguais, especialmente de um comerciante estudado que largou tudo o que tinha para viver nas Rocas. Ele nunca revelou seus motivos, mas vendo como ele se importa com as pessoas desse lugar e empenho em ajudar Joãozinho no seu audacioso empreendimento, dá para ver que ele fez isso por reconhecer a humanidade nessas pessoas e procurar conquistar o melhor para elas.
Até mesmo o pai de Joãozinho que é um pescador e que sempre esperou que o filho seguisse seus passos, resolve apoia-lo nessa empreitada e, particularmente, é muito bonito como isso acontece.
Outros livros que podem te interessar:
- A Ilha Perdida – Maria José Dupré
- Desventuras em Série – Lemony Snicket
- Hora do Espanto – Edgar J. Hyde
- A Ilha do Tesouro – Robert Louis Stevenson
- O Jardim Secreto – Frances Hodgson Burnett
Minha Opinião
Confesso que no início eu não estava gostando muito por não conseguir me identificar com nada. O autor representa muito profundamente essa sociedade nas Rocas, só que é algo Tão distante do meu universo tanto em questões econômicas quanto culturais, que é a princípio nos causa estranhamento.
Porém, a medida que a história vai passando e o estranhamento passa junto, eu fui gostando cada vez mais tanto da história em si quanto dos personagens, inclusive Joãozinho. A gente torce muito para ele não desistir e conquistar seu sonho, e sofre com suas dificuldades.
E voltando ao que eu disse na introdução, todo esse sentimento e essas críticas sociais presentes na história são muito melhores absorvidas por adultos. A própria narração, que é feito por uma criança, soa mais adulta do que se espera. Eu não acho que esse seja um livro que agradaria a nossa juventude atual, mas com certeza é uma ótima recomendação para pessoas mais velhas. Foi uma leitura que me preocupou um pouco de começo, mas que no final valeu muito a pena!
Avaliação
Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

Cabra das Rocas
Homero Homem
ISBN: 978-85-080-0673-1
1989 – Ática
96 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
A trajetória e a determinação de Joãozinho – menino pobre, morador de região humilde da cidade – até sua entrada no disputadíssimo Ateneu.