Resenha | Antes Que as Luzes Se Apaguem – Jay Asher [P. S. Allen]

Olá, sonhadores! Eu espero que todos estejam muito bem e que já estejam entrando no clima natalino. Afinal, daqui DEZ dias já é Natal. Eu amo essa época do ano! Gosto tanto que a minha casa já está enfeitada, os presentes já estão embaixo da árvore e os preparativos para a ceia já começaram. Assim, aproveitando que na semana passada eu fiz um post indicando livros para essa época do ano, escolhi um deles para a resenha de hoje.

“Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de natal?”

Antes Que As Luzes Se Apaguem é um livro de 2016 que conta a história da adolescente Sierra. Ela vive no estado gelado do Oregon, onde tem seus amigos, sua escola, toda a sua vida. Porém, todo natal ela e a família passam um mês na Califórnia onde possuem uma fazenda que vende pinheiros para o natal. Mas essa tradição está prestes a acabar: os lucros nas vendas estão caindo e talvez não compense mais para a família fazer esse trajeto todos os anos. Como pode ser seu último natal ali, Sierra decide aproveitar essa oportunidade para curtir com os amigos que fez ao longo dos anos.

Tudo vai bem até que, em uma noite agitada de vendas, Sierra conhece Caleb: misterioso, lindo e com um passado perturbador. Sierra entende que o garoto é um problema e que o que dizem dele é o suficiente para mantê-la longe. Só que esse não é o desejo do coração de Sierra, que começa a se aproximar do garoto e descobre que talvez as pessoas estejam erradas sobre ele. Quando dá por si, está apaixonada e um grande dilema está em sua mente: se eu não vou voltar nunca mais, por que eu deveria viver essa paixão?

Vou começar falando sobre o autor deste livro: JAY ASHER. Provavelmente você o conhece devido ao seu livro de estreia: 13 Reasons Why (Os 13 Porquês); livro que deu origem a polêmica série da Netflix que aborda temas delicados como estupro, suicídio e bullying. Mas, indo para o oposto da abordagem de estreia, neste livro Asher constrói um clima mais agradável, não tão reflexivo e menos intenso na colocação das ideias. Dizendo bem a verdade: o livro é um clichê de natal, excelente para passar o tempo e relaxar das questões do dia-a-dia.

Quando digo que o livro é um clichê, isso não é uma crítica. Refiro-me ao fato de nele ter todos os elementos previsíveis como: par romântico, uma complicação entre os “mocinhos”, um clímax onde nada parece dar certo e um maniqueísmo no final: o bem/amor sempre vencendo.

Mas atentando para os tema abordados, o autor deixa a reflexão pairar suavemente na cabeça do leitor, sem choca-lo com fatos bruscos. O principal ponto reflexivo é que devemos conhecer as pessoas nós mesmos, sem dar atenção à fofocas ou comentários que não são 100% confiáveis. Outra questão é o fato de nos permitirmos viver as aventuras do presente sem usar as preocupações com o futuro como um fator limitante. Ou seja, nada de preconceitos e julgamentos e nada de sabotar as experiências que nos amadurecem.

Sobre a importância de se permitir, de viver aventuras e tomar suas próprias decisões, Antes Que as Luzes se Apaguem vai mostrar que o futuro não é uma questão para nos preocuparmos, mas sim que o presente é o melhor lugar para estarmos; que sendo bem construído, o que vem pela frente pode ser algo maravilhoso.

“Toda vez que dou a Caleb o benefício da dúvida, ele prova que estou certa. Havia um milhão de motivos para eu desistir, mas toda vez que não desisto, sinto vontade de tentar muito mais para fazer isso dar certo.”


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Antes Que as Luzes Se Apaguem

Jay Asher

ISBN: 978-85-824-6710-7

2018 – Astral Cultural

256 páginas (Pt/Br)

Sinopse: Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de Natal? Sierra e sua família vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas.
As coisas parecem sair de controle quando Caleb, dono de um belo sorriso acompanhado de uma covinha, surge em busca de uma árvore. O que deveria ser apenas um “romance de Natal”, torna-se algo muito mais profundo. Apesar de sua aparência, os boatos que rondam Caleb sobre seu passado não são tão belos – e muito menos confiáveis –, fazendo com que Sierra precise tomar decisões sobre em quem ela deve confiar e até mesmo confrontar seus pais.
Mesmo com tudo conspirando para que as luzes do último Natal de Sierra na Califórnia se apaguem, Caleb e ela aprenderão como contornar todas as situações.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s