O Caderninho de Desafios de Dash e Lily

Resenha | O Caderninho de Desafios de Dash e Lily – David Levithan & Rachel Cohn [P. S. Allen]

Olá, Sonhadores! IT’S THE MOST WONDERFUL TIME OF THE YEAR!!!! Finalmente chegou o Natal, a época mais linda, mais iluminada e mais festiva do ano todinho. Pra ficar melhor só se nevasse por aqui. Mas, como estamos em um país tropical, a gente curte da forma como pode, não é mesmo?

Antes de qualquer coisa, chegamos a última resenha (minha) desse ano. Foi um prazer estar com vocês compartilhando tudo aquilo que andei lendo, sentindo e descobrindo. Já quero desejar um Feliz Natal para todos, que seja lindo, cheio de amor e carinho, e que 2022 seja um ano melhor, mais saudável, cheio de leituras e novas aventuras.

Bom, vamos para nossa tradicional resenha de natal? O livro de hoje virou série no ano passado na Netflix e esse ano eu resolvi reassistir. Acabei notando detalhes que não tinha pego antes e resolvi ler esse livro curtinho para compartilhar a experiência com vocês.

“Portanto, gostaria de permanecer com esse distanciamento delicado, para que você possa me conhecer sem a distração do ruído das outras pessoas.”

O caderninho de desafios de Dash e Lily vai contar a história desses dois adolescentes que são muito opostos: Lily, a fanática pelas festas de fim de ano e tudo o que está relacionado a isso, e Dash, taciturno, melancólico e que odeia o natal. A vida de ambos irá se cruzar quando Lily deixa um caderninho de desafios perdido entre livros clássicos em uma livraria no centro de Nova York, e Dash o encontra e se sente tentado a começar a cumprir os desafios.

Passando por diversos bairros da cidade, cafeterias, festas judaicas e reuniões no Upper East Side, os dois começam a se encantar com o mundo um do outro e se apaixonarem por essa pessoa que eles nem sabem como é, afinal, todo o contato que eles têm é através dos desafios deixados no caderninho vermelho. Mas será que a pessoa que eles tem em mente é a mesma que eles vão encontrar quando se virem pessoalmente? E será que algo que começa de forma tão lúdica pode realmente dar certo?

Por meio dessa eu confesso: preferi a série! O que mais me decepcionou na leitura foi a falta de profundidade dos personagens e a importância de cada desafio. Por David Levithan estar envolvido no projeto eu pensei que haveria a mesma poesia e reflexão que ele geralmente usa em suas obras, porém, acho que o nome dele só está como coautor mesmo e as características de escrita são de Cohn. Na série, os personagens acabam sendo melhor elaborados e as situações ficam mais claras e tocantes.

Lily e Dash causam um contraste bem interessante em termos de personalidade: um é extremamente racional, sarcástico, rabugento e reflexivo, enquanto que o outro é emocional, sonhador, excessivamente positivo e imaturo. O choque entre os dois mundo causa esse amadurecimento e equilíbrio entre emoção e razão. Então os personagens mudam a personalidade de forma positiva durante a historia.

Quanto aos desafios, eles são sempre voltados a desafiar o outro em uma área de dificuldade: seja a fobia social, o espirito natalino, a quebra de rotina, o inusitado, o diferente. Sair da zona de conforto e da bolha em que se vive sempre gera experiências engraçadas. E juntamente a isso, o livro traz personagens inusitados como uma drag queen e uma banda de punk-rock judaica.

“O risco precisaria descobrir sua própria recompensa.”

O livro é curto, a historia é fluída, com algumas falas engraçadas e personagens cativantes. De longe eu me identifico mais com o emocional do Dash. Porém, tenho o mesmo espirito natalino de Lily. Fica aí a dica de leitura para essa semana.

Um abraço e até ano que vem 😉


Avaliação

Avaliação: 3 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Caderninho de Desafios de Dash e Lily

David Levithan & Rachel Cohn

ISBN: 978-65-558-7174-6

2021 – Galera Record

256 páginas (Pt/Br)

Sinopse: O Natal está quase chegando, o que é motivo de grande alegria para Lily, que sente que chegou a hora, finalmente, de se apaixonar. Para encontrar sua cara-metade de forma nada óbvia, ela montou, junto de seu irmão, um plano: deixou um caderninho vermelho repleto de tarefas em uma das prateleiras de sua livraria favorita – e mais caótica, vale ressaltar – da cidade, na expectativa de que o cara certo apareça e aceite o desafio.
Dash, que não é exatamente um fã do período natalino, encontra o caderninho na sua também favorita livraria e decide – por que não? – topar a missão. Intrigado e curioso, ele completa as primeiras tarefas, e os dois passam a se comunicar e conhecer um ao outro utilizando como ponte o caderninho, que é deixado e resgatado, a cada vez, em um ponto diferente de Manhattan.
Mas Dash é mesmo o cara certo?
A conexão entre eles é imbatível, no entanto, à medida que o tempo passa, os dois começam a questionar se sua relação está destinada a permanecer apenas nas páginas de papel ou poderão, um dia, alçar voo e ganhar vida e cores.
Será que suas versões em carne e osso conseguirão manter essa crescente sintonia? Ou tudo isso revelará ser apenas uma cômica e desastrosa bagunça?
Co-escrito por David Levithan e Rachel Cohn e indicado ao prêmio Goodreads Choice Awards de Melhor Ficção Young Adult, O caderninho de desafios de Dash &; Lily é uma divertida – e natalina – história que fará os leitores vasculharem as prateleiras das livrarias em busca de um específico caderninho vermelho e, é claro, um amor. Perfeito para fãs de Emily em Paris, Para todos os garotos que já amei e A barraca do beijo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s