Livros Para o Natal [P. S. Allen]

Olá, sonhadores! Esperam que estejam todos bem! Nossa, esse ano passou muuuito rápido! Parece que foi semana passada que eu fiz uma resenha para o Natal. De qualquer forma, a época do ano que eu mais gosto finalmente chegou! Já estou pensando nos filmes que vou assistir, já estou enfeitando minha casa, pensando nos presentes que vou dar para as pessoas que amo… Enfim, já estou no clima!

Para colocar vocês no clima natalino também, hoje eu vim trazer a indicação de CINCO livros para ler durante as festas de fim de ano. Espero que gostem e curtam bastante!

Um Conto de Natal – Charles Dickens

Scrooge é um homem avarento, muquirana, miserável e mão de vaca. Para ele, até mesmo o Natal parece um enorme desperdício de tempo e de dinheiro. Em mais uma lastimável noite natalina, o fantasma de seu sócio Marley aparece para assombrá-lo e lhe fazer um alerta: Scrooge será assombrado por três espíritos, que lhe mostrarão seus erros (e as consequências deles) no Natal passado, presente e futuro.
Publicado originalmente em 1843, Um conto de Natal é o clássico com o qual Charles Dickens se tornou o inventor do Natal como celebramos hoje. Escrita em uma época em que a celebração dessa data caía no esquecimento na Inglaterra, a obra fez o milagre de aquecer o coração dos leitores e criou o que conhecemos como espírito natalino.
Também se consagrou como um dos livros mais adaptados de toda a história, figurando no imaginário de todos nós graças a inúmeros filmes, peças e animações, chegando até a inspirar a criação de um famoso personagem, o Tio Patinhas (em inglês, Uncle Scrooge).
A edição da Antofágica traz tradução de Leonardo Alves e cinquenta ilustrações inéditas do quadrinista Guilherme Petreca. Além disso, o livro conta com posfácios do escritor Ricardo Lísias e do jornalista e escritor André Cáceres, e apresentação de Melina Souza, do canal Tea with Mel.

Vou começar com um clássico britânico do século XIX. Se você já ouvir falar do “fantasma do natal passado”, então já ouviu falar um pouquinho dessa história. Dickens narra uma noite muito louca em que o srº Scrooge recebe a visita de três fantasmas bem peculiares. O velho chato, avarento e grosseiro vê e ouve coisas que lhe dão muito o que pensar e tomar a decisão de mudar a forma como seu coração é. O livro é bem curtinho e fala muito sobre o espírito de bondade e solidariedade ao próximo.

Deixe a Neve Cair – John Green, Maureen Johson e Lauren Myracle

John Green, MaureeNa noite de natal, uma inesperada tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio romântico, do tipo que se vê apenas em filmes. Bem, mais ou menos. Porque ficar presa à noite dentro de um trem retido pela nevasca no meio do nada, apostar corrida com os amigos no frio congelante até a lanchonete mais próxima ou lidar sozinha com a tristeza da perda do namorado ideal não seriam momentos considerados românticos para quem espera encontrar o verdadeiro amor. Mas os autores bestsellers John Green , Maureen Johnson e Lauren Myracle revelam a surpreendente magia do Natal nestes três hilários e encantadores contos de amor, interligados, com direito a romances, aventuras e beijos de tirar o fôlego.n Johson e Lauren Myracle

Esse livro já é mais atual e possui uma pegada bem jovem. São três histórias que são contadas separadamente mas que vão se encontrando, se misturando, até chegar à um final cheio de neve, música e beijos. Sobre ir atrás de quem se ama, superar quem já se foi e ter coragem para amar, Deixe a Neve cair mostra que “deixar rolar” pode ser uma excelente opção para que coisas boas aconteçam.

Antes Que as Luzes se Apaguem – Jay Asher

Por que colocar meu coração em algo que o destino simplesmente vai separar na manhã de Natal? Sierra e sua família vivem duas vidas: uma no Oregon e outra na Califórnia, durante as festas de fim de ano. Eles são donos de uma fazenda de árvores de Natal, mas este pode ser o último ano de Sierra na Califórnia com Heather, uma de suas melhores amigas.
As coisas parecem sair de controle quando Caleb, dono de um belo sorriso acompanhado de uma covinha, surge em busca de uma árvore. O que deveria ser apenas um “romance de Natal”, torna-se algo muito mais profundo. Apesar de sua aparência, os boatos que rondam Caleb sobre seu passado não são tão belos – e muito menos confiáveis –, fazendo com que Sierra precise tomar decisões sobre em quem ela deve confiar e até mesmo confrontar seus pais.
Mesmo com tudo conspirando para que as luzes do último Natal de Sierra na Califórnia se apaguem, Caleb e ela aprenderão como contornar todas as situações.

Jay Asher é o autor do livro 13 Reasons Why que deu origem à série da Netflix. Mas ao contrário do ambiente escolar carregado e cercado de questões sociais sérias, nesta história ele vai falar sobre a indecisão de Sierra em se apaixonar por um garoto que ela conhece na cidade onde passa as festas de fim de ano e que talvez nunca mais veja. Asher nos propõe que apenas curtamos as nossas histórias no aqui e no agora pois é onde encontramos a felicidade.

O Presente do Meu Grande Amor – Stephanie Perkins & outros

Se você gosta do clima de fim de ano e tudo o que ele envolve, presentes, árvores enfeitadas, luzes pisca-pisca, beijo à meia-noite, vai se apaixonar pelo livro. Nestas doze histórias escritas por alguns dos mais populares autores da atualidade, há um pouco de tudo, não importa se você comemora o Natal, o Ano Novo, o Chanucá ou o solstício de inverno. Casais de formam, famílias se reencontram, seres mágicos surgem e desejos impossíveis se realizam. O pessimismo não tem lugar neste livro, afinal o Natal é época de esperança.

Acho que este é meu livro de natal favorito! São doze contos sobre as festas de fim de ano são que organizados pela autora de Anna e o Beijo Francês. Além de amor, alegria e toda a parafernália natalina, os contos são bem abrangentes: vão desde o Hanuká até os natais sem neve dos lugares mais quentes. Meu conto favorito é o primeiro pois ele fala sobre ter coragem e esperar o momento certo para ir atrás daquilo que tanto se quer.

O Natal de Poirot – Agatha Christie

Para a maioria das pessoas, o Natal é uma época de paz e harmonia, em que famílias se reúnem e deixam de lado suas diferenças em nome de valores como o amor e o perdão. Mas Hercule Poirot sabe quão mal essas confraternizações podem terminar…
Acompanhado do coronel Johnson, nosso detetive belga é convidado a investigar um caso de assassinato ocorrido na mansão de um velho e odioso milionário, na véspera de Natal. Quem seria capaz de algo tão atroz, arruinando a noite de todos? Bem, aparentemente, cada membro dessa família tinha motivos bem particulares para tirar a vida de seu patriarca. Como Poirot encontrará o verdadeiro culpado no meio desse covil de lobos?

Esse tem resenha aqui no blog (clique aqui) e de espírito natalino não tem nada. Se o que você procura não são lições profundas, romances ou enfeites de natal, então este pode ser um bom livro. Agatha traz nesse assassinato de natal uma das soluções de caso mais intrigantes que eu já li. No final eu literalmente gritei: “MAS O QUE?”. Se você curtir muito, pode ler também A Aventura do Pudim de Natal, um livro de contos da autora que também envolvem mistérios na época natalina.


Bom, sonhadores, espero que tenham gostado das dicas! Eu quero desejar à todos um excelente final de ano, cercado de amor, família, paz. Que 2021 possa ser um ano maravilhoso!!!

Um abraço,

P.S. Allen

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s