Olá, Sonhadores! O livro da resenha de hoje é bem obscuro. Para vocês terem uma noção, ele não estava nem catalogado no Skoob e no Goodreads só tinham as edições originais em inglês. Eu comprei ele na Bienal do Livro porque a sinopse me chamou muito a atenção. Fiquei com um pé atrás pelo livro ser tão desconhecido, mas resolvi dar uma chance.
Sobre o Livro
Ele conta a história de dois aventureiros que estão atrás de tesouros e descobertas sobre civilizações antigas no México. Depois de um sufoco que quase causou a morte de ambos, eles vão parar em um sítio muito estranho no meio do nada. São bem recebidos por uma família, mas percebem que tem algo muito esquisito por trás desse lugar.
Eles acabam descobrindo que existe uma cidade perdida aos arredores daquele lugar e acabam se metendo em muita confusão, pois no lugar existem nativos cuja cultura é totalmente diferente. Sem contar muitos spoilers, um dos nossos aventureiros consegue fugir de lá, mas de forma que ele não sabe se tudo realmente aconteceu ou foi um delírio, pois o lugar nunca mais foi reencontrado.
Muitos anos se passam e coisas estranhas começam a acontecer em volta desse cara e de sua família. Coisas que talvez estejam conectadas com esse passado que ficou inexplicado.
Outros livros que podem te interessar:
- Tomb Raider: Os Dez Mil Imortais – Dan Abnett & Nik Vincent
- Terra Morta: Fuga – Tiago Toy
- O Instituto – Stephen King
- A Assombração da Casa da Colina – Shirley Jackson
- O Mundo Perdido – Arthur Conan Doyle
Minha Opinião
Eu tive uma grata surpresa, pois a leitura foi melhor do que eu esperava. A história é empolgante, diferente do que estamos acostumados, os personagens são legais e a ambientação, o clima de suspense e as cenas mais voltadas para o terror são muito bem construídos. Enfim, para um livro que ninguém conhece ele entrega muito mais que muito livro popular.
Porém ele não é perfeito. Tem momentos um pouco desinteressantes, mas talvez seja mais por eu não estar muito conectado com a leitura no momento. Tem um fator também que é 100% minha responsabilidade que é foi minha expectativa a respeito do que era a história. Eu esperava algo mais “aventura” do que “terror”, mas o foco é o inverso. Então meio que eu não estava lendo o que queria, mas o que o livro estava entregando era bom.
O livro é dividido em duas partes, e quando começa a segunda no começo parece que estou lendo outra história, mas aos poucos as coisas vão se conectando. No final senti que a autora conseguiu juntar bem todos os pontos. Tem alguns que soaram uma forçação de barra, mas dá para relevar. Especialmente porque o final realmente conecta tudo.
Não sei se você vai achar esse livro em algum lugar, mas fica aqui a recomendação aleatória e o registro de uma pessoa que leu e deu sua opinião. Até a próxima!
Avaliação

A Cidadela do Medo
Gertrude Barrows Bennett
ISBN: 978-65-540-1025-2
2022 – Amoler
304 páginas
Português (Brasil)
Sinopse
Nas selvas do México, dois aventureiros descobrem uma cidade perdida que muda para sempre o destino de ambos. Neste livro, mitologia asteca, horror e ficção se encontram em um dos primeiros romances de fantasia sombria da literatura.