Morte Súbita – J. K. Rowling

Acho que todo mundo que leu Harry Potter tem uma certa curiosidade em ler os livros posteriores de J. K. Rowling. Eu não tinha pressa em ler, mas sabia que esse dia chegaria. Combinei com P. S. Allen de fazermos uma troca de leituras, onde eu leria uma indicação dele e ele leria uma minha, foi assim que chegou o momento de eu ler Morte Súbita.

“Foram eles que fizeram suas próprias vidas, pensou com ironia, dobrando a esquina de Foley Road. As vítimas do Fantasma de Barry Fairbrother estavam atoladas na lama da hipocrisia e das mentiras, e não gostavam de escândalos. Eram insetos estúpidos que fugiam da luz brilhante. Não sabiam nada da vida real.”

Sobre a História

O livro conta a história Pagford, um distrito conservador e elitista com um passado conflituoso. Numa época não tão distante, um novo bairro chamado Fields, começou a se formar ao seu lado e pessoas de uma classe social mais baixa começaram a habita-lo. A partir disso iniciou-se um conflito dentro do Conselho de Pagford, onde um lado se negava a gastar recursos do distrito com “aquela gente” e outro que reconheciam que a população carente precisava de suporte.

Os lados eram equilibrados até que um membro do conselho que defendia Fields, Barry Fairbrother, teve uma morte súbita, deixando sua cadeira vaga para uma nova eleição. A partir da morte de Barry Fairbrother houve um desencadeamento de eventos que abalou as estruturas dos habitantes de Pagford. Não apenas a campanha para a vaga no conselho estava causando grandes intrigas, mas também a vida dos adolescentes que estavam prontas para causar grandes estragos, em especial Krystal, que nos mostra a realidade de viver na miséria em Fields.

facetune_23-01-2019-21-19-27

Minhas Considerações

O maior ponto positivo deste livro, na minha opinião, foi a construção dos personagens. Todos são problemáticos, não tem um que se salve. E ao mesmo tempo que você os julga pelos seus erros, você pode acabar se identificando com outros. Em um momento você está condenando as atitudes de alguém e no outro sendo compreensivo com o mesmo quando o conhece melhor. O livro não tem uma grande história em si, até mesmo o plot das eleições em determinado ponto da história acaba perdendo a relevância. Podemos dizer que a obra é um conjunto emaranhado das vidas individuais de cada personagem. No começo, para mim, isso foi um pouco sem graça, até porque há muitos personagens e leva tempo até você distinguir e criar um vinculo com eles, mas depois que isso passa, a trama fica mais interessante.

Com muitas cenas explicitas e criticas sociais fortes, é uma leitura que recomendo. Vale a pena matar a curiosidade sobre outras obras de J. K. Rowling além de Harry Potter.

“Garota boazinha que virou má… Tomada três. Ação. Não existem nuvens nas minhas tempestades… Pode chover, que eu hidroplano para a fama… Caindo junto com Dow Jones…

Discussão (com Spoilers)

Ainda estou impactado com aquele final. Chegando para o fim do livro eu já estava achando todo mundo tão ferrado e não imaginei que a situação poderia piorar ainda mais. Mas devo admitir que preferi assim do que um final onde tudo se resolve e todos ficam felizes. Como diria Bola, isso é a vida real. Que, inclusive, foi um personagem que não poderia ter um final melhor. Detesto adolescente que pensam que sabem tudo sobre a vida, é ótimo os ver sentir o gosto da real vida real.

Uma coisinha que me incomodou um pouco foi o fato da trama das eleições acabar sendo totalmente ofuscada e irrelevante no fim. Howard consegue o que queria, mas fica no ar as consequências dos resultados dessas eleições, assim como o futuro de tantos outros personagens. É um final sem fim, nos da aquele gostinho de querer acompanhar o futuro de cada personagem até o fim de suas vidas e de saber mais sobre seus passados.


Avaliação

♥ ♥ ♥ ♥

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads

morte_subita_1389479652b Título: Morte Súbita (The Casual Vacancy)

Autor: J. K. Rowling

Editora: Nova Fronteira

Ano: 2012

Páginas: 501

Idioma: Português (Inglês)

ISBN: 978-85-209-3253-7

Sinopse: Quando Barry Fairbrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.

A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.

Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos. Pagford não é o que parece ser à primeira vista.

A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, “The Casual Vacancy” é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling.

* Informações da publicação original entre parênteses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s