Vivemos numa geração que cada vez mais é dependente de ajuda para se organizar em todos os aspectos da vida. Isso é claramente refletido na quantidade de aplicativos de produtividade e organização que existem (para os tipos de coisas mais diversos). Com leitura não é diferente, e foi então que sites como Skoob e Goodreads nasceram.
Minhas maiores dificuldades quando se trata de organizar minhas leituras são:
- Lembrar de quais livros eu já li e o que achei deles.
- Lembrar de quais livros estão na minha lista de futuras leituras.
- Ter uma noção do quanto estou lendo em comparação ao passado.
Eu consigo perfeitamente fazer isso manualmente pegando um caderninho e fazendo as devidas anotações (e na real eu faço isso no meu Bullet Journal), mas a praticidade e as vantagens que só a tecnologia pode nos oferecer, me fazem usar o Skoob.
Primeiramente, o Skoob (e o Goodreads) além de organizar as leituras também são redes sociais onde você pode interagir com amigos; comentando suas leituras, resenhas, participando de grupos e etc. Eu uso o Skoob e não o Goodreads porque, primeiro, não tem motivos pra eu usar ambos ao mesmo tempo e, segundo, porque o Skoob é nacional, mais bonito e mais organizado (na minha opinião).
As vantagens de usar uma aplicativo como o Skoob, além de você organizar os livros que você já leu, quer ler, abandonou, está lendo no momento e etc, é que ele tem em sua base quase que todos os livros que existem, então fica muito fácil de fazer tudo isso. Sem contar que você pode definir metas de leitura, marcar seus livros favoritos, marcar livros emprestados ou que você tem, entre outras funções. Se você for um organizador muito hardcore, tem como você definir seus livros por estantes!
O Skoob em especial tem duas funções interessantes. Tem sorteios de livros de cortesias das editoras, que você pode se inscrever para ganhar. E todo final de ano ele gera estatísticas das suas leituras do ano, o que é muito interessante de saber para se motivar a ler mais no ano seguinte!
Bem, eu sempre recomendo para todos os meus amigos que gostam de ler para que usem o Skoob e recomendo a você também! Caso você for criar uma conta lá ou já tenha, me adicione: Lucas Armelim.