Que Sementes Você Está Regando? - Monja Coen

Resenha | Que Sementes Você Está Regando? – Monja Coen

Olá, Sonhadores! Ler e resenhar os livros da Monja Coen é sempre um prazer. A leitura é sempre muito agradável, tranquila, suas palavras sempre trazem paz nessa minha rotina maluca. E escrever a resenha sobre essas experiências é também sempre muito simples, fluido, divertido. Por isso, vez ou outra vou atrás de um novo livro dela quando sinto que estou ficando meio sobrecarregado demais. E para essa semana eu resolvi trazer “Que sementes você está regando?”, pois senti que era um tema que eu precisava me aprofundar.

“Podemos fazer de nossa vida uma semente de ternura, de inclusão, de cuidado e sabedoria, de compaixão e gratidão, e não de maldade, do fel amargo da inveja, do rancor, do ódio e terror.”

O título é bem sugestivo, sabemos intuitivamente que mensagens ele pretende passar. Existe na nossa cultura popular a ideia de semear o bem e também de colher os frutos do trabalho. E para colher frutos precisamos não apenas plantar as sementes, mas cultivá-las com dedicação. É uma analogia para qualquer meta que tenhamos na vida, seja pessoal, seja humanitária.

Neste livro, Monja Coen aborda mais o segundo caso. O que você tem feito para o bem comum? Afinal, também existem as sementes ruins. Tenho certeza que você já ouviu o termo “plantar a semente da discórdia”. Que tipos de semente você costuma dar mais cuidados?

Uma coisa que me conecta muito ao Budismo é o conceito de karma. Eu acredito que estamos sim todos conectados, pelo simples fato de que mesmo se eu não fizer nada, as coisas que acontecem no mundo vão me afetar direta ou indiretamente. E quanto mais coisas boas construirmos no mundo, mais coisas boas vão estar presentes na nossa vida.

Outros livros que podem te interessar:

Pensar sobre esses temas me fez chegar a conclusão de que eu tenho intenções egoístas, mas que isso não é ruim. Afinal eu quero paz na minha vida, mas eu sei que eu só vou conseguir essa paz se todo mundo também viver em paz. É utópico, impossível, e soa egoísta pela motivação ser a minha vida, porém, ao mesmo tempo, é o que me motiva e me faz agir sempre em prol do bem coletivo.

Esse tema de semear também me pegou bastante, pois sou um entusiasta da jardinagem. É um grande prazer plantar uma semente e ver ela crescendo e florescendo enquanto tento cuidar dela com toda a dedicação e conhecimento que eu tenho. Às vezes me pergunto se esse é o sentimento que os pais têm em relação aos filhos.

Metaforicamente, cultivar coisas boas na vida também traz esse sentimento. É muito gratificante quando fazemos algo pelo bem de alguém ou alguma coisa, e vemos o resultado dela. Eu acredito que esse é o caminho para viver em paz, cultivá-la ao seu redor.

“A vida, pelo amor à vida, se modula, se expande e se desdobra em um novo olhar na óptica correta, sagrada, preciosamente guardada na semente. A sua, a nossa, semente humana.”


Avaliação

Avaliação: 4 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


Que Sementes Você Está Regando?

Monja Coen

ISBN: 978-65-553-5819-3

2022 – Academia

192 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Nos últimos trinta anos, Monja Coen prega as palavras e os ensinamentos do zen-budismo no Brasil. Com mais de 300 mil exemplares vendidos só pela Editora Planeta, suas palavras são fonte de conforto e sabedoria para milhares de brasileiros.
Nesta obra, por meio de histórias e ensinamentos, Monja Coen traz reflexões para ajudar você a se tornar o bem que quer ver no mundo. Ela nos convida a perceber o que temos regado na vida, e como sementes de raiva, tristeza, medo, hostilidade, frustração e desespero podem mudar e florescer amor, gentileza, cuidado, alegria, solidariedade.
Este livro é um chamado para que aprendamos a fazer de nossa vida uma fonte de ternura, ânimo, compreensão, sabedoria, equilíbrio e esperança. Para que saibamos regar a bondade e transformar a realidade.

Deixe uma resposta