Os Detetives de Agatha Christie

Os Detetives de Agatha Christie | Aliança dos Blogs

Olá, Sonhadores! Eu costumo trazer muitas resenhas (e outros conteúdos) de Agatha Christie por aqui e o tema da Aliança dos Blogs desse mês super se encaixa com isso. Vamos falar sobre Detetives! Quem já conhece a autora provavelmente já ouviu falar de Hercule Poirot e Miss Marple, os dois maiores detetives da grande maioria dos livros dela. Porém, eles não são os únicos e hoje vamos contar um pouco sobre cada um deles.

Hercule Poirot

Começando pelo mais popular: Hercule Poirot. O passado do personagem é um pouco obscuro e raramente a autora soltava informações. Sabemos apenas que ele é Belga e trabalhava com a policia do país. Precisou se refugiar na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial e por lá ficou, se tornando um dos detetives mais famosos e bem conceituados do país. Tendo grande consideração até mesmo pela Scotland Yard. Poirot é bem marcado por suas características extravagantes, tanto físicas quanto psicológicas: um homem baixinho, com a cabeça em formato de ovo e um grande bigode; é extremamente inteligente, um pouco arrogante e com uma obsessão por ordem.

O detetive tem um estilo de investigação mais baseado em lógica, juntando peças de um quebra-cabeça formado por pistas materiais, análise da natureza humana e interrogatórios. Raramente você verá muita ação por parte dele, apesar dele fazer as tramóias necessárias para conseguir as informações que precisa e capturar os criminosos.

Ele é o detetive que mais aparece nas histórias de Agatha Christie (em mais de 40 livros). A autora decidiu que o personagem deveria morrer em sua última participação, porém depois da morte de Agatha, a família vendeu os direitos de uso do personagens e até hoje novos romances policiais são escritos com ele pelas mãos de Sophie Hannah. O mais recente foi O Mistério dos Três Pedaços que você pode conferir a resenha clicando aqui.

Não tem uma ordem específica para ler os livros do personagem, porém recomendo começar por O Misterioso Caso de Styles por ser o primeiro livro escrito da autora e ser uma excelete forma de introdução a quem ele é. E recomendo terminar com Cai o Pano por ser o último livro com Poirot. De resto, se ler por ordem de lançamento está tudo bem!

Miss Marple

A senhorinha mais futriqueira da história dos livros policiais foi Miss Jane Marple. Ela é um idosa solteirona que vive em um pequeno vilarejo fictício na Inglaterra chamado St. Mary Mead. Poderia ser a vó de qualquer um de nós se não estivesse sempre envolvida com assassinatos! Na teoria ela não é uma detetive, mas seus conhecimentos da natureza humana e sua habilidade incrível de obter informação através de boa e edificante fofoca, fez dela um papel fundamental para a resolução de vários crimes que a polícia não foi capaz de resolver sozinha.

Pouco se sabe sobre o passado dela também e seu único parente vivo e seu sobrinho escritor. Gosto de Poirot, mas Miss Marple é minha favorita. Ela é a segunda personagem que mais aparece em obras da Agatha, mas infelizmente não chega nem na metade da quantidade de Poirot. O estilo de investigação deles é parecido, a maior diferença é que todos subestimam as capacidades de uma velhinha.

Sobre a ordem de leitura também não tem segredo. Apenas algumas dicas: leia O Mistério no Caribe antes de Nêmesis e termine com Um Crime Adormecido.

Tommy e Tuppence

Esse casal tem um caso único nas obras de Agatha Christie. São dois jovens que se conhecem no primeiro livro em que participam e ao longo das obras seguintes você acompanha a relação e o envelhecimento dos dois. Na primeira história eles se envolvem em um crime por brincadeira e com isso percebem que eles tem potencial e a partir dos próximos passam a trabalhar como detetives profissionais.

No caso deles acho importante ler na ordem, justamente para acompanhar esse desenvolvimento. Então, para facilitar a vida de todos, essa é a ordem: (1) O Inimigo Secreto, (2) Sócios no Crime, (3) M ou N?, (4) Um Pressentimento Funesto e (5) Portal do Destino.

Arthur Hastings

Hastings é um grande amigo de Poirot e que aparece em diversos livros como uma espécie de Watson de Sherlock Holmes. Ele é um homem gentil e correto, mas não muito esperto. Ele representa bem o leitor na história, não consegue enxergar o óbvio que somente Poirot enxerga. Em determinado momento ele se casa com uma mulher e se muda para a Argentina, mas sempre volta para a Inglaterra e acaba envolvido em alguma investigação do amigo.

Ariadne Oliver

Outra grande amiga de Hercule Poirot, Ariadne é uma escritora de romances policiais e Agatha coloca muito dela e do que ela pensa nessa personagem. Inclusive, assim como a autora, Ariadne também tem seu próprio detetive fictício para suas obras, só que ao invés de Belga ele é Finlandês. Ela não é lá tão útil, mas ajuda Poirot em diversos casos. Porém, sua personalidade e seu comportamento fazem dela uma pessoa engraçada e divertida de se ler.

Parker Pyne

Esse é um personagem um pouco obscuro da autora. Só aparece em dois livros de contos bem raros aqui no Brasil. Ele é um detetive especializado em casos de amor e seu objetivo é fazer com que as pessoas fiquem felizes. Pouco se sabe sobre ele, apenas que é um funcionário aposentado do governo.

Superintendente Battle, Coronel Race e Inspetor Japp

Decidi falar sobre esses três personagens de uma vez, pois eles aparecem em algumas obras como auxiliares na investigação (apesar de muitas vezes serem os responsáveis pelo caso). Eles sempre contam com a ajuda de Hercule Poirot. Race é um ex-coronel do serviço secreto britânico e Battle e Japp trabalham na Scotland Yard, e é graças aos acessos a informações que eles tem é que Poirot consegue resolver muitos de seus casos.


Se você chegou até aqui acredito que tenha gostado do conteúdo. Acompanhe sempre o blog para saber mais sobre a autora e suas obras. Caso se interesse pelo tema, não esqueça de visitar o posts dos outros membros do clube pelos link abaixo. Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s