O Exorcismo da Minha Melhor Amiga - Grady Hendrix

Resenha | O Exorcismo da Minha Melhor Amiga – Grady Hendrix [P.S. Allen]

Olá, sonhadores! Como vocês estão? Estava com saudades de escrever aqui no Blog, então resolvi dar uma aparecida para vocês não se esquecerem de mim. E aí? Estão gostando do BEDA? Espero que sim! Fiquem ligados porque ainda tem muita coisa vindo por aí.
Bom, depois deste gap desde minha última resenha, hoje quero falar sobre um livro que apareceu na minha estante de forma espontânea. Estava eu, navegando pela Amazon, procurando livros novos para adicionar na minha wishlist, quando me deparei com a capa super diferenciada que este livro tem. Fiquei curioso com o título, esperei uma promoção na Black Friday, comprei, li e adorei!

Sobre o Livro

O exorcismo da minha melhor amiga, do autor e roteirista Grady Hendrix, é um thriller que se passa nos anos 80 e conta a história de duas amigas: Abby e Gretchen. Inseparáveis desde a infância, elas se conhecem melhor do que ninguém e compartilham uma forte amizade. Durante o verão, antes das aulas começarem, ambas vão passar o fim de semana na mansão de uma outra garota da escola, onde decidem nadar no lago durante a noite. Porém, as coisas saem do controle quando Gretchen desaparece.

Desesperadas, as garotas saem a procura da amiga no bosque ao redor da casa, uma busca que dura toda a noite, até que pela manhã Abby encontra Gretchen nua, machucada e em choque. Os dias se passam e as amigas pensam que Gretchen está apenas traumatizada com o evento, mas a cada dia ela age de forma mais estranha: está agressiva, maldosa e distante. Abby começa a desconfiar que algo ainda pior aconteceu naquela noite, mas ao tentar entender o que se passou, ela descobre que, na verdade, a amiga viu o diabo face-a-face, e não somente isso, que ele está dentro de Gretchen, querendo acabar com sua vida e das pessoas que ela ama. Será que Abby poderá salvar a amiga usando apenas a força da amizade entre elas?

Minha Opinião

Os pontos positivos deste livro são bem variados. Primeiro temos a capa com a ilustração retrô que remete muito às publicações que eram realizadas na década de 80. O segundo ponto está diretamente ligado ao período em que a história se passa, o autor de fato nos transporta para essa década cercada de sprays de cabelos, adolescentes rebeldes e músicas icônicas. Assim, o terceiro aspecto não poderia ser nada menos do que a narrativa do autor, que é impecável, direta, dinâmica, criando todo o clímax necessário para a história.

Acredito que um quarto ponto positivo seriam as interações humanas descritas através dos personagens. Eles são bem reais e passam por situações onde podemos nos identificar facilmente. Temos os pais distantes de Abby que contrastam com os pais superprotetores de Gretchen, o bullying na escola, o consumo de álcool e drogas e os dilemas da adolescência. Criar essa conexão com o leitor é sempre uma ferramenta importante, pois garante e aumenta o interesse pela narrativa.

Outros livros que podem te interessar:

De aspecto negativo fica o clímax da história. Pois é! Eu achei o ápice da narrativa meio flopado. O título sugere que em algum momento um exorcismo vai acontecer, a história está crescendo e ficando cada vez mais curiosa, cada atitude dos personagens está intrigando o leitor, Gretchen e Abby estão no limite, e quando eu achei que ia dar aquele boom, é algo meio sem graça, cercado de clichês e um flerte com um deboche ao catolicismo. A sorte é que após a cena mais crucial, o autor conseguiu amarrar bem a história e dar um desfecho coerente.

Eu super indico o livro para quem ama essa década meio cafona, mas que deixou um legado nas artes, principalmente em filmes e músicas. Com toda certeza quem gostou de O exorcista vai se interessar por essa história também. Até a próxima!


Avaliação

Avaliação: 5 de 5.

Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

SkoobGoodreads


O Exorcismo da Minha Melhor Amiga

Grady Hendrix

ISBN: 978-65-556-0196-1

2021 – Intrínseca

320 páginas

Português (Brasil)

Sinopse

Outono de 1988. As melhores amigas Abby e Gretchen cursam o ensino médio em uma prestigiosa escola católica, mas são meninas populares que idolatram Madonna e odeiam os pais. Quando as duas experimentam alucinógenos, Gretchen decide nadar nua no riacho, mas acaba desaparecendo a noite inteira e volta… estranha. Está carrancuda, irritadiça, cheia de espinhas e cicatrizes e usa sempre as mesmas roupas largas e feias. Não demora muito para eventos bizarros e sangrentos começarem a acontecer por onde ela passa.
Preocupada com a amiga, Abby decide investigar o que aconteceu naquela noite. Suas descobertas são aterrorizantes, e tudo indica que Abby não vai escapar ilesa se não se afastar de Gretchen. Agora, o destino das duas depende de uma única pergunta: a amizade delas é forte o bastante para derrotar o diabo?
Em uma trama eletrizante, sensível, demoníaca e com uma trilha sonora memorável, Grady Hendrix explora as dinâmicas sociais de Charleston nos anos 1980 – tão assustadoras quanto o próprio diabo – e constrói um testemunho emocionante sobre o poder da amizade. Um filme inspirado na obra está em produção, dirigido por Damon Thomas (Killing Eve e Penny Dreadful) e distribuído pelo Amazon Studios.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s