Vale a Pena Guias de Viagens?

Vale a pena Guias de Viagens? | Aliança dos Blogs

Olá, Sonhadores! O tema da Aliança dos Blogs desse mês é uma delícia: Viagens! Recentemente eu fiz uma viagem para a Itália (tem post aqui sobre ela) e, durante a preparação, eu comprei um guia de viagem ao país em um sebo, pois o preço estava bem acessível. Na hora não pensei muito no assunto, só achei que seria uma forma interessante de se pesquisar informações que poderiam ajudar na organização do itinerário que estávamos montando por conta própria. Mas depois, a medida que fomos planejando, eu comecei a me questionar: será que valeu a pena ter comprado esse guia? E juntando esse tema com o fato desse ser um blog sobre livros (e afinal os guias também são livros), eu trago hoje aqui essa reflexão.

Uma coisa é fato: tem de tudo na internet. Tudo o que você pode encontrar em um guia de viagens você também pode encontrar na internet e, melhor, de forma mais atualizada & gratuitamente. Então, logo de cara parece óbvio que não vale a pena investir em um guia, mas calma, vamos analisar um pouco mais a fundo.

Caso você nunca tenha visto um, os guias de viagens tem uma variedade de informações: pontos turísticos, restaurantes, hotéis, transportes, excursões, curiosidades, dicas de melhores épocas para viajar, quais roupas serão mais adequadas, que hábitos e comportamentos (seus ou locais) que você deve se atentar, enfim, cada guia vai abordar isso de uma forma mais ou menos aprofundada e é nisso que cada um tem seu valor. Tudo parece muito útil, né? Mas é essa parte que realmente você encontra tudo na internet.

Porém, existem também alguns guias feitos por pessoas especializadas em turismo que vão um pouco mais além e tentam abordar formas de você realizar a viagem dependendo do seu perfil e outros que colocam muito de sua opinião e experiência. Eu acho que é aqui que os guias ainda podem valer a pena. Claro que isso você também consegue encontrar na internet em blogs e no youtube, a diferença é que cada experiência é única e a que você encontrar no guia não vai ser a mesma que você encontrar na internet.

Além disso vale ponderar a forma que você gosta de se inspirar. As vezes você prefere ver vídeos mostrando imagens do seu sonhado destino ou as vezes você prefere fazer isso lendo e vendo fotos em um guia. Se você gosta de sair pesquisando e coletando informação provavelmente irá preferir a internet, mas se quer um compilado com tudo para apenas adquirir as informações (incluindo coisas que você jamais pensaria em pesquisar) o guia é mais vantajoso. Ou seja, é puramente questão de gosto.

Guias de viagens podem parecer um pouco fora de moda, mas eu acredito que eles ainda tem o seu papel. A única coisa que eu diria para você ficar esperto é: confira o quão desatualizado ele pode estar, especialmente se você comprar em um sebo!

Enfim, você costuma usar guias quando planeja viagens? Já usou e foi útil? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de visitar os outros posts da Aliança dos Blogs para mais conteúdos sobre o tema!


Dicas do Tom por Tom Dutra

Chegou a hora da Blogagem Coletiva, aquela hora em que eu e meus amigos da Aliança dos Blogs escolhemos um tema em comum para fazer postagens, cada um do seu jeito! O tema de fevereiro é “Viagem” e eu escolhi uma viagem bem diferente e emocionante que me conquistou assim que eu coloquei os olhos nela, trata-se da animação “A Fantástica Viagem de Marona”, confiram lá!

https://www.tomdutra.com/2023/02/alianca-dos-blogs-fevereiro-viagem.html

Desenvolvimento profissional, cotidiano de trabalho e afins por Danielle SV

Chegamos na nossa segunda postagem do ano. A Aliança dos Blogs é uma blogagem coletiva que acontece uma vez por mês e para isso temos um tema para cada versão e o de Fevereiro é: Viagem. Para esse tema trouxe o livro: Budapeste que é um romance de Chico Buarque. Escolhi esse romance pois é uma história que oscila entre Rio de Janeiro e Budapeste e que começa com um pouso não previsto em Budapeste que é Capital da Hungria. Esse é o terceiro romance de Chico Buarque lançado em 2003 e que recebeu o Prêmio Jabuti de livro do ano na categoria ficção em 2004.

https://www.daniellesv.com.br/2023/02/budapeste-alianca-dos-blogs-212-viagem.html

MãeLiteratura por Claudia Leonardi

Hoje é dia da nossa Blogagem Coletiva Aliança dos Blogs! O tema deste mês é viagem. Existem formas diferentes de viajar e a leitura, com certeza é uma delas. Selecionei cinco livros que me fizeram viajar muito através das leituras. Te convido para conferir a lista com as minhas cinco indicações de “livros viajantes”.

https://www.maeliteratura.com/2023/02/blogagem-coletiva-alianca-dos-blogs.html

4 comentários sobre “Vale a pena Guias de Viagens? | Aliança dos Blogs

  1. Eu adorei o tema deste mês, Lucas! E achei a sua reflexão super interessante e concordo com ela. Tenho até hoje o guia que comprei quando fui para a Itália. Na época a internet estava engatinhando e me ajudou muito! Seu post me deixou bem nostálgica! Beijos e até o mês que vem

    Curtido por 1 pessoa

  2. Lucasss, como sempre surpreendendo com suas dicas maravilhosas! Sabe que eu gosto de guias impressos desses antigos e tenho em minha biblioteca pessoal, inclusive. Gosto de dar uma olhada neles porque na época em que foram escritos existia um outro ponto de vista sobre aqueles lugares clássicos (ponto de vista esse: nem melhor e nem pior que hoje – apenas diferente). Gosto muito de diferentes pontos de vista sobre o mesmo tema e por isso amei a sua dica. É muito bom estarmos juntos mensalmente! Até mais, Dani.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário