Olá, Sonhadores! Sinto muita falta de quando eu tinha meus 10 anos e conseguia jogar trocentos jogos. Infelizmente a vida adulta chega trazendo outras responsabilidade e as coisas nunca mais são as mesmas… Porém, se tem uma coisa que eu faço questão de manter a tradição é jogar Pokémon sempre que tem lançamento! E no fim do ano passado foi lançado um dos jogos mais ousados (mas que também causou mais polêmica) da série Pokémon. E é sobre ele que iremos falar hoje.
Como uma pessoa que jogou todos os jogos que existem de Pokémon, inclusive repetidas vezes, tenho propriedade para dizer que Pokémon Scarlet & Violet realmente é o jogo em que mais ousaram em fazer não algo diferente, mas coisas que todo mundo sempre pediu. Deu para sentir que os produtores sempre ouviram o que os fãs gostariam e tentaram implementar.
E é aqui que está um dos problemas: tentaram. Coisas como o universo em mundo aberto e uma narrativa não linear até existem, assim como outras novidades, só que tudo parece não polido o suficiente. Pelo menos não para uma franquia do tamanho de Pokémon. Não que não dê para se divertir jogando, mas a gente fica com aquele gostinho na boca de que poderia ser muito melhor.
Sem contar, claro, a grande polêmica que envolveu esses jogos que foram a grande quantidade de bugs. Houve vários casos de bugs graves (que pelo menos comigo não aconteceram), mas o que eu mais vi mesmo foi uma falta de polidez nos detalhes. E tudo isso tem uma causa óbvia: o prazo curto.
Pokémon lança basicamente um jogo grande por ano. É muito fácil elogiar jogos super polidos como os novos Zelda que levam mais de cinco anos para serem desenvolvidos, enquanto Pokémon tem apenas um. E me deixa realmente chateado quem reclama e acusa os desenvolvedores pelos problemas no jogo. É óbvio que quem desenvolve quer entregar perfeição, quem define os prazos curtos não são eles. Isso vem de cima, de gente interessada nos lucros, não necessariamente na satisfação dos consumidores. Coisa que considero um completo absurdo, mas enfim.
Tanto que, por causa disso, hoje as pessoas acusam a Game Freak, desenvolvedora dos jogos principais de Pokémon, de não ser uma empresa polida e entregar jogos cheios de bugs. Só que não, parece que as pessoas alteraram as próprias memórias! Todos os jogos anteriores de Pokémon nunca tiveram problemas com bugs assim. Se tem uma coisa em Pokémon que sempre admirei foi a polidez na qualidade. Eu nunca passei por bugs em nenhum jogo, sempre me pareceram jogos muito bem testados. O problema é que quanto mais o tempo passa, mais complexa vai ficando a tecnologia dos jogos, exigindo um cuidado maior e mais tempo dedicado a esses testes. Indo contra os prazos cada vez mais curtos.
Apesar de tudo isso, o meu maior problema com o jogo nem são os bugs ou a falta de polidez, mas outra coisa causada pelo prazo curto e não é de hoje. Meu problema foi os cortes que o jogo teve por não terem tempo de fazer. O jogo tem muita coisa, dá pra horas e horas de diversão. Mas cadê uma Battle Tower? O que eu faço com os Pokémons que eu treino além de jogar o competitivo online (que particularmente eu detesto)? Uma das minhas maiores diversos nos jogos antigos eram as Battle Frontier que não entendo até hoje porque cortaram do escopo do jogo. Nos últimos pelo menos ainda salvavam a Battle Tower, mas nesse nem isso. E descobertas recentes em datamining do jogo indicam que eles começaram a fazer, mas pararam. O que me fez concluir que foi mais uma vítima dos prazos curtos. Para mim isso sim é uma questão muito maior que bugs em si. Assim como foi o corte na Pokédex desde os jogos Sword & Shield.
Felizmente a tecnologia hoje permite que eles lancem atualizações para correções desses bugs e DLCs para incluir novos conteúdos. Essas coisas foram o que salvaram Sword & Shield e acho que vai ser o que vai salvar Scarlet & Violet também. Em breve novidades vão chegar e estou muito curioso para saber o que será, pois apesar de todas as críticas, é um jogo que eu gostei de jogar e que merecia um pouco mais de investimento. Mas meu maior desejo mesmo é que eles aprendam com esses erros e não os cometam de novo no futuro. Pena que, aparentemente, isso é esperar demais…