Momentos importantes na minha vida literária

Olá sonhadores! Como sempre faço na época do meu aniversário, hoje eu trouxe um post muito especial que vai mostrar um pouco mais sobre meu desenvolvimento pessoal como leitor. Mês passado eu publiquei uma booktag que tinha a pergunta “Momento importante na sua vida literária” e refletindo sobre para responder, eu percebi que foram vários momentos e que seria muito legal contar para vocês, pois pode ser que role uma identificação.

Vou seguir os momentos em ordem cronológica e o primeiro deles foi durante o ensino fundamental. Como eu já comentei, não tive muito incentivo de leitura na infância, mas durante os últimos anos da escola, talvez graças a alguns trabalhos que envolviam leituras onde cada um podia escolher o livro que quisesse para ser o tema, a sementinha do leitor foi plantada em mim. Não li muitos livros naquele período, inclusive era a época que Harry Potter estava começando a estourar e, apesar de eu ser dessa geração, eu não fui um dos leitores (li a série pela primeira vez faz nem três anos). Mas tenho os títulos de todos os que eu li anotadinhos para eu reler qualquer dia e ver se eu gostou ou, no mínimo, me lembro. Essa sementinha com certeza foi um momento importante na minha vida literária.

Alguns anos depois disso chegou o momento em que eu fui apresentado a Agatha Christie por uma amiga. Ao mesmo tempo que eu lia muito pouco ainda, eu tinha a vontade de ser uma pessoa melhor e ler mais, só que eu não buscava conhecer possibilidades, especialmente porque estava na fase do ensino médio onde temos que ler um monte de clássicos difíceis para o vestibular e faz a gente perder totalmente a vontade de ser um leitor. Eu entendo o valor dos livros clássicos, mas sou da opinião que da forma com que eles nos são apresentados na vida, não funcionam. Mas voltando para a Agatha, ela me salvou desse abismo de perder a vontade de ler assim que eu li E Não Sobrou Nenhum. Depois disso foi uma maratona de leitura de TODOS os livros da autora que durou uns 3/4 anos.

Depois que eu terminei as obras da Agatha, decidi finalmente conhecer outros autores. O problema é que por ter o trabalho de procurar sozinho e experimentar as coisas porque, pela inexperiência, eu não sabia se iria gostar, minha quantidade de leitura caiu muito. Mas pouco depois disso foi quando eu comecei meu atual namoro com uma pessoa que gosta de ler tanto quanto eu e me apresentou diversas coisas. Definitivamente este foi outro momento importante na minha vida literária, pois além de várias portas terem sido abertas, estar na companhia de alguém que gosta e te incentiva a ler é uma coisa que eu nunca tive e muda completamente a forma com que enxergamos a literatura. Rapidamente me fez aumentar novamente minhas leituras.

Por fim, o último momento marcante foi nada mais, nada menos que a criação deste blog! Quando eu criei o Leitor dos Sonhos eu estava justamente na fase em que eu conhecia e experimentava novos gêneros, novos autores e queria guardar em algum lugar todas as minhas impressões e sentimentos por aquelas leituras para não se perderem no tempo como foram com as leituras da Agatha. O que eu não planejei foi que com isso eu acabaria lendo ainda mais do que eu já lia! E o fato de eu ler mais e passar a guardar e compartilhar minhas experiências como leitor, sem dúvidas foi um dos maiores momentos da minha vida literária também!

Todos essas fases ocorreu não naturalmente que olhando para trás hoje eu tenho aquela sensação de estar no caminho certo, sabe? Gosto quando coisas na minha vida simplesmente acontecem e me transformam sem que eu precise forçar nada. Fico curioso para saber agora qual será o próximo momento, mas não quero receber spoilers hahah, então resta esperar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s