Tre Insoliti Delitti - Matteo Strukul

Resenha | Tre Insoliti Delitti – Matteo Strukul [P.S. Allen]

Ciao, sognatori! Tutto a posto? È arrivata la migliore e la più bella epoca dell’anno: il Natale! Ho molte cose da condividere con voi. (Olá, sonhadores! Tudo bem? Chegou a melhor e mais bela época do ano: o Natal! Eu tenho muitas coisas para compartilhar com vocês.)

Mês passado, como vocês já sabem, eu e o Lucas fizemos nossa primeira viagem internacional e o destino escolhido foi a Itália. Já havia feito algumas postagens sobre livros e a língua italiana aqui no blog e estava me preparando para essa viagem há muito tempo e finalmente chegou a hora de aplicar tudo o que aprendi. Posso dizer uma coisa com toda certeza: foi uma experiência maravilhosa! Semana passada o Lucas já contou um pouquinho como foi, e agora eu quero compartilhar as minhas impressões com vocês.

Mas antes disso, queria deixar uma indicação de livro para vocês. Ele é em italiano, ainda não chegou aqui no Brasil pois é um lançamento, mas a história é muito boa. Aliás, comprei ele durante a viagem e foi o primeiro livro em italiano que li inteiro.

Tre Insoliti Delitti, de Matteo Strukul, vai contar a história de Kaspar Trevi, um cavaleiro templário e exorcista que é incumbido de capturar a Madonna Filomena Monforte, acusada de bruxaria e assassinato pelo Rei da Sicília. Porém, enquanto ele passa de cidade em cidade, perguntando e encontrando vestígios da passagem da moça, ele começa a perceber que ela pode ser inocente das acusações e que, na verdade, é vítima de uma intriga política. Tudo muda quando um assassinato brutal acontece e a vítima, beirando a morte, revela que o real assassino não é Filomena, mas um homem terrível que personifica o próprio demônio e que vai matar a moça assim que Kaspar encontrá-la. Correndo contra o tempo, Kaspar precisa localizar a jovem senhora e protege-la do monstro em seu encalço.

O livro é bem dinâmico, se passa na idade média e traz muito da religião, costumes e crenças místicas da época. Sem contar que se passa em cidades antigas e importantes da Itália, como Bari, Roma e Veneza. Como fui em muitos monumentos importantes e museus, percebi que nas lojas de conveniência  de todos eles haviam livros com essa pegada de suspense histórico, retratando dilemas que se passavam no Coliseu, na Roma Antiga, em Florença e assim vai. Achei genial e atrativa essa formula que junta História e narrativa. Apesar de termos livros com esse gênero, eu percebi que o italiano coloca os fatores históricos em primeiro plano ao invés da narrativa.

Tre Insoliti Delitti - Matteo Strukul

    Bom, indo às minhas impressões da viagem, já dizia o meme: “ai gabi…só quem viveu sabe”. E acho q isso traduz bastante o que vivi ali ao longo daqueles 16 dias. Eu ainda estou encantado com as coisas que vi, com o sabor das comidas, a dinâmica do dia a dia, como a língua italiana é engraçada e como o país é um excelente lugar para se viver. O sistema de trens, a qualidade da alimentação, o custo de vida que é bem menor do que aqui no Brasil e como toda essa qualidade de vida reflete no comportamento das pessoas. Eu não vejo a hora de voltar, e se possível, voltar para ficar de vez.

    De forma geral, a parte norte do país me agradou mais e é onde eu com toda certeza moraria. As cidades que mais gostei foram Turim e Arezzo. Turim por ser uma cidade limpa, organizada, com excelentes meios de transporte público e onde as pessoas foram mais educadas comigo; e Arezzo por ser a cidade mais bonita e pitoresca que já vi: as ruas de pedra, as igrejas medievais, a feira de natal, as muralhas ao redor da cidade… Enfim, acho que as fotos conseguem expressar mais do que eu mesmo. Claro, amei Bolonha e Veneza também (e foi onde comi as melhores massas, o melhor gelato e os melhores Bellinis), mas são lugares mais turísticos para passar alguns dias apenas.

    Enfim, esse fim de ano está sendo maravilhoso: uma viagem inesquecível que me levou direto para a época do ano que mais amo. Quero desejar a todos um excelente Natal: comemorem, enfeitem a casa, troquem presentes, vejam filmes, leiam livros (já deixei sugestões e resenhas por aqui), que seja cheio de amor, paz e alegria, e que 2023 venha repleto de realizações de sonhos, conquistas e crescimento. Foi muito bom estar com vocês ao longo de mais um ano. Espero tê-los por aqui no ano que vem, que está repleto de novidades. Um abraço e até breve!


    Avaliação

    Avaliação: 4 de 5.

    Se interessou? Compre este livro pelo meu link da Amazon e apoie o blog!

    Goodreads


    Tre Insoliti Delitti

    Matteo Strukul

    ISBN: 978-88-227-7271-8

    2022 – Newton Compton

    224 páginas

    Italiano

    Sinopse

    1199: è la vigilia della festa di san Nicola e Kaspar Trevi, cavaliere templare, viene convocato dal reggente del Regno di Sicilia, in visita a Bari per assistere ai festeggiamenti. All’alba un uomo è stato trovato ai merli della fortezza, con il ventre squarciato e le viscere esposte: si tratta di Giuseppe Filangieri, un tempo consigliere della defunta regina Costanza di Altavilla. Dell’omicidio è ritenuta responsabile Filomena Monforte, la bellissima dama della regina, su cui ricade la terribile accusa di stregoneria. La giovane è fuggita e il reggente ordina a Kaspar di ritrovarla e consegnarla alla giustizia. Il templare non è stato scelto a caso: egli fa infatti parte dell’Ordine di San Bernardo di Chiaravalle, una confraternita di cavalieri-esorcisti dediti a combattere il demonio, in qualsiasi forma si manifesti. Sulle tracce di Filomena, Kaspar si ritroverà ad attraversare la nostra penisola da sud a nord, in un viaggio rocambolesco e funestato dalla morte: in ogni città in cui Filomena si rifugia, qualcuno viene ucciso in modo brutale. Cosa si cela dietro questi omicidi? La ragazza è davvero una strega, o un pericolo molto più terreno del diavolo è in agguato nell’ombra?

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

    Conectando a %s