Olá, Sonhadores! Pela primeira vez na história deste blog eu vou fazer uma recomendação musical para vocês! Eu ouço muitos tipos de músicas, mas tenho poucos que posso chamar de favoritos. A recomendação de hoje é de uma banda que eu conheci em 2012, mas que já vem lançando músicas desde dos anos 90. Conheça: Hooverphonic!
Hooverphonic é uma banda belga formada em 1995. Aos longos dos anos os membros da banda foram sendo substituídos (em especial as vocalistas) e a composição atual (2022) é de Alex Callier, Raymond Geerts e Geike Arnaert. Aos longo desses mais de 20 anos de carreira a banda lançou 11 álbuns, além de alguns EPs, compilações e versões em orquestra.

Agora vamos para a parte que vocês devem estar curiosos: que tipo de música eles produzem? Bem, a princípio eles faziam algo que era caracterizado como Trip Hop, um gênero bem peculiar e foi popular nos anos 90 (ouça o primeiro álbum chamado “A New Stereophonic Sound Spectacular“), mas com o tempo eles foram abrangendo mais gêneros como indie e dream pop, eletrônica e até mesmo rock alternativo. Essa variação faz com que cada álbum seja muito único, mas, ao mesmo tempo, faz com que as pessoas gostem mais de uma geração e rejeite outras. A banda sempre passa pela polêmica de perder a “essência” toda vez que lançam algo novo justamente por isso. Eu não vou negar que tenho meus favoritos também, mas parte da graça é ver qual a novidade que eles vão trazer. É bem o oposto de Adele, por exemplo, que apesar de fazer álbuns incríveis, sempre seguem exatamente o mesmo estilo (e muito gente critica isso também, ou seja, nunca nada está bom hahah).
O que me faz gostar tanto dessa banda é como cada música é tão única e original. É muito diferente de maiorias das músicas de hoje em dia que soam exatamente as mesmas, sabe? Não que eu não goste, o que eu mais ouço é pop, mas, por exemplo, eu não tenho vontade NENHUMA de conhecer artistas novos quando ouço algo deles e percebo que é mais do mesmo. Além disso, cada música me passa uma história, não só pela letra mas pela melodia. Para mim são músicas muito inspiradoras para escrever. E apesar de a maioria soar um pouco… sombria, tem músicas de todo tipo: tristes, alegres, dançantes e etc. Além disso, eu particularmente prefiro vocais femininos, então para quem também é como eu, mais um fator aqui para ir conhecer.
Abaixo um dos primeiro clipes, lançado em 1996 para vocês terem uma pequena noção:
Quem me acompanha no Instagram do blog já deve ter ouvido uma música ou outra porque eu sempre uso nos stories e reels. Mas fiz uma playlist no Spotify com algumas das minhas favoritas que você pode conferir clicando aqui. Espero que gostem e até a próxima!