Pokémon Legends Arceus

Análise do Jogo – Pokémon Legends Arceus

Olá, Sonhadores! Esse é o meu momento. Eu me dei a liberdade de expandir o conteúdo do blog justamente para abrir espaço para falar sobre esse assunto que eu amo: Pokémon! Inclusive, já tive um blog só sobre Pokémon lá pelos longínquos anos de 2008/2009 hahah! Ele já não existe a muito tempo, mas pretendo criar bastante conteúdo novo aqui e até separar uma área voltada só pra isso para quem tiver interesse especial no assunto. Mas enfim, hoje eu vou falar sobre um jogo da franquia que deu o que falar, mas que conquistou todo mundo depois do lançamento: Pokémon Legends Arceus!

Até o momento que escrevo esse post ele foi o último lançamento e o mais diferente e original até então. É um tipo de jogo que os fãs sempre quiseram e por isso criou-se muita expectativa e cima dele durante o pré-lançamento. Muitas críticas foram lançadas, especialmente sobre questões técnicas como gráficos e desempenho (e não tiro a razão já que se trata da maior franquia do mundo e que dinheiro para investimento tem), mas o jogo tem tantos outros pontos positivos que se sobressaem as críticas que, no fim das contas, conquistou a todos depois que foi lançado.

O primeiro ponto original referente a esse jogo é que ele se passa no passado do mundo Pokémon. Eu como um leitor assíduo, sinto sempre a importância de ter no jogo uma boa história, bons personagens e, o mais divertido, ter ligações com outras coisas do mesmo universo. E aqui devo dar os parabéns para a equipe que teve a ideia e trabalhou nisso, pois eles ARRASARAM! A região em que se passa este jogo não é original, é a região de Sinnoh, local onde se passam os jogos Diamond & Pearl (lançados em 2006) e dos remakes Brilliant Diamond & Shinning Pearl (2021), mas a ideia de usar uma região existente ao invés de criar outra foi perfeita, pois assim eles conseguiram aproveitar toda a mitologia local que nós já conhecíamos superficialmente e expandir ela, mostrar como tudo aconteceu em detalhes. E a atenção a esses detalhes foi tão bem pensada que muitos personagens do jogo são claramente ancestrais de personagens que conhecíamos, as áreas também correspondem a uma versão mais selvagem e inabitada de locais e cidades que conhecíamos no presente, e até mesmo referencias a falas de NPCs foram usadas como referências que, no fim, fecharam um ciclo em que tudo faz sentido. É essa interconexão entre as partes do universo Pokémon que eu sempre senti falta na franquia e espero que eles continuem fazendo isso em futuras gerações.

Outro ponto altíssimo e que acredito ter sido responsável pelo jogo ter agradado a todos foi a jogabilidade e as mecânicas. É extremamente divertido e viciante. Foge muito do que a gente já conhece, mas sem perder a essência do que Pokémon é. Muitos até afirmam categoricamente: os próximos jogos vão ter que ser em cima da mecânica desse, pois voltar ao formato antigo seria regredir no tempo e perder todo o potencial que ele tinha. Eu concordo e tenho certeza que os desenvolvedores sabem disso também.

A dificuldade fácil dos jogos Pokémon sempre foi outra crítica constante e, realmente, são jogos muito fáceis para quem está dentro da franquia desde seus primórdios. Porém, nesse jogo eles souberam equilibrar isso, tornando-o mais desafiador, mas sem deixa-lo muito difícil e cansativo. Talvez por isso seja tão prazeroso e recompensador jogar.

Sobre as críticas contra a qualidade visual do jogo, eu entendo e acho válido pontuar para que a Game Freak (desenvolvedora dos jogos) tenha ciência de que é um ponto importante de melhoria. Mas também acho um total mimimi quando isso é levado ao ponto de diminuir o que o jogo é, como se ele já não valesse a pena por isso. O que é uma completa tolice, especialmente pelo fato de que não é algo TÃO ruim assim. Não é como se o jogo tivesse gráficos de Playstation 1 em pleno 2022! É só algo muito bom que apenas precisa de polimento e estamos vendo esse polimento ao longo dos lançamentos. E se você for uma pessoa que não sabe ponderar sobre todos esses pontos e só reclama (sem experiência e conhecimento técnico nenhum) saiba que você só é insuportável.

Mas agora voltando a falar de coisa boa, esse jogo rende muitas horas de diversão. Ele tem uma trama linear com começo, meio e fim, mas também tem diversas outras coisas para fazer paralelamente. Então se você só quiser focar na história principal, você consegue, mas para quem quer se aprofundar, tem muito conteúdo também!

Pokémon Legends Arceus é um jogo impressionante que, para mim, é um divisor de águas. Ele vale a pena tanto para quem está sempre jogando os jogos da franquia, quanto para quem parou no tempo mas quer voltar. Esse é o momento! Tenho certeza que você não vai se decepcionar. Nessas últimas semanas ele até ganhou uma atualização gratuita com mais conteúdo, mostrando que, talvez, seja um plano da Pokémon Company continuar disponibilizando atualizações para o jogo até o lançamento do próximo (amém!).

Nota

Avaliação: 5 de 5.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s