Tour Pelos Sebos de Campinas

Tour pelos Sebos de Campinas

Olá, Sonhadores! No final de Fevereiro eu e o P.S. Allen fomos para Campinas fazer um tour pelos Sebos que tem lá no centro. Foi a primeira vez que fomos lá e estávamos com grandes expectativas, pois tem vários sebos que, pela internet, pareciam ser super interessantes. Então hoje eu decidi compartilhar com vocês como foi essa experiência. Se nós gostamos, se tivemos algum problema, o que compramos e muito mais!

Bom, vamos começar falando do planejamento. Nosso único dia possível para ir era Sábado e, portanto, ficamos com um tempo limitado já que eles só ficam abertos até, no máximo, uma hora da tarde. Sendo assim, escolhemos 5 sebos que julgamos ser mais interessantes para conhecer neste dia e podermos visita-los sem tanta pressa. Fomos de ônibus e também tivemos que nos planejar quanto a isso, onde era o melhor ponto para descer, qual a melhor rota entre os sebos e qual seria o melhor ponto de ônibus para irmos embora. Campinas é uma cidade grande que nos últimos tempos tem aumentado a violência urbana, especialmente no centro. Não aconteceu nada conosco, mas é bom ficar esperto com isso.

Outra coisa importante do planejamento que me ajudou bastante foi fazer uma listinha de livros e autores que eu estava interessado. E sobre isso tenho uma dica: são sebos, não perca seu tempo colocando livros populares e recentes, pois é muito improvável de você achar e muito menos por um preço abaixo de qualquer outra livraria. Procure por autores e obras clássicas, lançamentos de 2010 para trás você consegue achar de boa. Quem lê em inglês tem boas chances de encontrar livros bem interessantes também.

Eu achei bastante coisa da lista que eu fiz, inclusive achei coisas que eu jamais esperaria encontrar como alguns livros raros do Júlio Verne e dois livros da série Alcatraz (em português!!!) do Brandon Sanderson. Achei até Dança da Morte do Stephen King (só que em inglês) que eu estou muito tempo querendo ler e paguei sabe quanto? Cinco reais! Sem contar as novas adições para minha coleção da Agatha Christie!

E por falar em valores, essa é a vantagem de ir em sebos, né? Os livros são usados? Sim. Mas são bem mais em conta e muitas vezes estão em bom estado. Quase todos os livros que eu comprei foram entre 10 e 15 reais. E todos estavam em bom estado, alguns apenas muito velhinhos, mas sem rasgos, nem nada. Pra eu que sou uma pessoa que não liga muito pra livro ser novinho, foram ótimas aquisições.

Bom, mas agora falando um pouco sobre os sebos, o maior famoso acredito que seja o Sebo Casarão. Ele ficava em um prédio antigo que, de fato, era um casarão, mas atualmente ele está em outro ponto da rua (não sei se temporariamente ou não). Lá foi nossa primeira parada e foi onde compramos mais livros. Foi onde achamos mais coisas e onde tinha o melhor preço.

O segundo que visitamos foi o Lebrasil, e neste não achamos nada do que queríamos. Ele também é uma livraria, então tinha bastante coisa recente, mas todas com preço normal, e não era nosso objetivo daquele dia. Porém, esse foi um dos sebos que encontrei um dos mais raros achados: Alcatraz do Brandon Sanderson! Também achei uma edição de O Jogo da Amarelinha do Julio Cortázar que estava na minha lista, mas acabei não levando por estar muito caro.

O terceiro foi o Sebo & Lojão, e esse foi o segundo que eu mais gastei. Encontrei várias coisas que eram menos prioritárias, mas decidi comprar mesmo assim. O quatro foi o Sebo Porão, que não comprei nada, pois simplesmente não achei nenhum livro da minha lista, nem mesmo outro interessante. Por pouco eu não levei O Lobo do Mar do Jack London que eu estava a bastante tempo querendo, mas a edição que tinha lá não me agradou. Tem a chance de eu não ter achado nada porque, de todos, esse era o Sebo menos organizado.

E por fim, fomos na Livraria e Sebo Amigo do Livro, onde por pouco também quase não levei nada, mas achei o segundo livro de Alcatraz! Eu até poderia ter pego mais coisas, mas realmente eu não queria fugir muito da lista que eu planejei. Alguns exemplos de livros que estavam nela e eu não achei foram Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez e A Montanha Mágica do Thomas Mann.

Bem, e essa foi nossa jornada. Pretendemos voltar lá outra vez mais pra frente e conhecer outros que não deu tempo de ir e tentar achar de novo mais coisas. Até porque parece ter uma rotatividade alta os livros lá. Com certeza vale a pena ir conhecer!

Sebo Casarão

  • The Stand – Stephen King
  • Miguel Strogoff – Júlio Verne
  • Os 500 Milhões da Recum – Júlio Verne
  • Mrs. Dolloway – Virgínia Woolf
  • Um Crime Adormecido – Agatha Christie
  • Assassinato no Beco – Agatha Christie
  • E No Final a Morte – Agatha Christie

Lebrasil Sebo & Livraria

  • Alcatraz contra Os Bibliotecários do Mal

Sebo & Lojão

  • Persuasão – Jane Austen
  • As Viagens de Gulliver – Jonathan Swift
  • Paris no Século XX – Júlio Verne
  • Instinto – T. Moss
  • White Fang & The Call of the Wild – Jack London

Livraria Sebo Amigo do Livro

  • Alcatraz contra Os Ossos da Escravidão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s