Dicas para ler Romances Policiais e descobrir o assassino!

Olá, Sonhadores! Quem acompanha este blog sabe que eu adoro um livro investigativo. Posso dizer que sou formado na Escola Agatha Christie de Criminologia depois de ter lido todos os livros dela (mas mesmo assim ser feito de trouxa em releituras). Então hoje eu decidi ajudar você que está entrando nesse universo e vou dar dicas de como ler romances policiais e descobrir quem é o assassino!

1. Identifique a trama central, pois o assassino, na maioria das vezes, é um personagem envolvido nela.

É comum em romances policiais (e ainda mais comum nos livros da Agatha) que existam tramas secundárias que se entrelaçam com uma trama principal formando um emaranhado que confunde o leitor. Mas lembre-se que existe uma trama principal e que o final vai fazer muito mais sentido e ser mais satisfatório se o assassino estiver diretamente envolvido nela. Desta forma você consegue descartar um monte de suspeitos que entraram na história só para te confundir!

2. Qualquer personagem é um potencial assassino!

Parece meio contraditório com a dica anterior, mas me refiro a coisas diferentes. Neste caso eu quero dizer que qualquer tipo de personagem pode ser o assassino mesmo sendo um idoso, uma pessoa com deficiência ou até mesmo uma criança! O papel do personagem na história também não isenta ele da suspeita, o próprio detetive e até mesmo o narrador são suspeitos.

3. Atenção a informações aparentemente irrelevantes.

Durante a história é muito comum que o autor vá soltando pistas de forma camuflada. Mencionar que um o personagem A adora vestir um casaco verde ou que a personagem B tem cabelo tingido, podem ser peças chaves para desvendar o mistério. A questão é que nem todas as pistas são para a trama principal, algumas pistas servem para você descartar suspeitos.

4. Tire da cabeça estratégias manjadas de adivinhar o culpado!

Com “estratégias manjadas” eu quero dizer aquele tipo de coisa como: o personagem C parece muito suspeito, então ele deve ser o assassino. Pois o mesmo argumento pode ser revertido para: o personagem C parece muito suspeito, então ele não deve ser o assassino, o autor quer me confundir. E ainda pode ser triplamente revertido para: o personagem C parece muito suspeito, então o autor quer me fazer achar que ele não vai ser o culpado, mas no fim das contas vai ser ele mesmo! E nisso você fica num ciclo sem fim de possibilidades. Esqueça isso, só vai te atrapalhar!

5. Cada livro tem um caminho diferente para achar o culpado.

Ciúmes, dinheiro, vingança e silenciamento são os motivos mais frequentes de crimes, mas não são os únicos. Alguns livros nos dão diversos suspeitos com motivos diversos para terem matado alguém, e cabe a nós descobrir qual teve não só o motivo, mas a maldade. Esse é um dos tipos de caminho. Você precisa identificar qual é o caminho do livro que está lendo. Outra possibilidade é quando a história não te dá nada, ninguém tinha motivos para matar o personagem D, mas mesmo assim ele foi morto, então cabe a nós descobrirmos o motivo para chegar no assassino!

6. Tire um tempo para refletir e processar as informações.

Eu sei que no calor do momento a curiosidade nos faz ler sem parar até o mistério ser solucionado. Mas não é errado dar uma pausinha para pensar. Os autores até incentivam isso. Hercule Poirot é um clássico detetive que através de uma fala para algum personagem fala diretamente conosco para usarmos nossas células cinzentas. Se você tiver paciência e dedicação pode até fazer diagramas, linhas do tempo, mapas e outras coisas que te ajudem a solucionar o caso. Faz parte da brincadeira!


Bem, espero que essas dicas tenham sido úteis! Mas não se frustre caso você não consiga desvendar o mistério sozinho, as vezes é mais divertido ser surpreendido do que descobrir muito facilmente e perder a graça da história.

Um comentário sobre “Dicas para ler Romances Policiais e descobrir o assassino!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s