A Lista de Best-Sellers do The New York Times

Olá, Sonhadores! Eu costumo trazer para vocês informações e curiosidades sobre assuntos relacionados ao meio literário, pois as vezes eu sinto que, por mais que sabemos da existência de tais coisas, não temos uma noção muito clara do que ela é. Você já sentiu isso? Por exemplo, sabemos que existem prêmios nacionais literários, mas você saberia me dizer o nome de um? Se sim, saberia explica-lo? Hoje resolvi trazer algo que por muito tempo foi assim para mim. Sempre ouvi falar que tal livro esteve na lista de Best-Sellers do The New York Times, as vezes ainda acrescentam: por X semanas consecutivas ou na categoria Y, e por aí vai. Mas eu nunca havia ido atrás para conhecer tal lista e sempre me pareceu algo inacessível (sei lá porquê!). Se você também ainda não foi conhece-la, vem comigo que eu vou explicar tudinho!

Primeiro, vamos esclarecer alguns conceitos. Livros Best-Sellers são livros que tiveram um grande sucesso de vendas segundo uma apuração. Uma das instituições mais famosas que fazem uma apuração desse tipo é o jornal americano The New York Times. Desde 1932 eles publicam uma lista com os livros mais vendidos segundo uma fórmula que evoluiu e se aprimorou ao longo do tempo e que é considerada como uma das mais confiáveis. Com isso podemos dizer que um livro pode ser Best-Seller NO The New York Times, mas este mesmo livro pode não ter sido em outras apurações que seguem fórmulas diferentes.

Hoje em dia você não precisa comprar o jornal para ter acesso a lista, basta acessar o site oficial clicando aqui. Nela você verá que existem diversas categorias (traduzindo): Impresso + E-Book de Ficção, Impresso + E-Book de Não-Ficção, Ficção de Capa Dura, Não Ficção de Capa Dura e por aí vai. Atualmente as listas tem de 10 a 15 colocações, mas as vezes acontece deles alterarem as quantidades e até mesmo categorizar. Até porque não existiam E-Books, por exemplo, quando a lista foi criada, então as vezes há necessidade de adaptação. Existe também um destaque para a consistência de vendas, mostrando por quantas semanas aquele livro consta na lista, pois uma coisa é o livro aparecer na lista uma vez, outra coisa é estar na lista por dois anos.

Não é nenhuma surpresa que editoras nacionais fiquem de olho nesta lista para selecionar o que trazer para o Brasil. Muitas vezes, inclusive, se coloca nas capas dos livros que eles são Best-Sellers do The New York Times como estratégia de marketing. O público mais leigo costuma usar isso como fator relevante na hora de escolher um livro para comprar. Porém, existe uma certa polêmica em que acadêmicos literários afirmam que não é porque um livro foi best-seller que ele é um livro de qualidade. O que por um lado faz sentido, mas por outro cria-se um preconceito de menosprezar a qualidade dessas obras. É o mesmo que acontece com filmes e a academia de cinema.

Recentemente eu fiz a resenha do livro O Segredo dos Best-Sellers que faz uma pesquisa muito interessante através de análise de dados com o objetivo de identificar o faz um livro se tornar um best-seller. Eles consideram dados da lista do The New York Times dos últimos 30 anos para identificar padrões de enredo, escrita e narrativa. Recomendo a leitura para quem se interessa por esse assunto.

Eu, particularmente, nunca liguei muito para isso na hora de selecionar minhas leituras, mas acho importante me manter informado do que está em alta no meio literário. E você? Já conhecia a lista? Eu vejo muita gente que, basicamente, só lê o que está mainstream (e não há nada de errado nisso também). Minha opinião é de que se está vendendo tanto é porque alguma coisa de bom ele tem a oferecer! O que você acha? Deixe nos comentários e curta o post se achou interessante. Obrigado por estar aqui e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s