Biblioterapia

Olá, Sonhadores! Vocês já ouviram falar de Biblioterapia? Eu descobri este termo recentemente e resolvi compartilhar com vocês aqui!

Como o próprio nome da a entender, a Biblioterapia é uma terapia em que se usa a literatura para ajudar as pessoas a tratarem problemas psicológicos e para desenvolvimento pessoal. Seja lendo ou ouvindo, as histórias são capazes de estimular sentimentos e emoções, promover o bem-estar e acalmar nossas angustias. Para quem está acostumado a ler bastante, isso é até uma coisa óbvia e intrínseca a leitura. Sabemos que ler um livro vai nos fazer bem, mas não ficamos pensando no assunto. Então, quando descobri isso usado como método terapêutico profissional, achei super legal.

Mas apesar de ser novidade para mim, a Biblioterapia não é uma coisa de agora. Ela já era utilizada desde tempos antigos, mas foi somente a partir do século XX que a definição surgiu e que pesquisas de comprovação do método passaram a ser efetivadas.

Sendo uma coisa profissional, vale a pena ressaltar que não é qualquer um que pode sair recomendando livros como tratamento quando se tratam de casos clínicos. Isso é feito apenas por psicólogos, pois o método vai além da leitura, envolve o tratamento do paciente.

Porém, existe também a modalidade de Desenvolvimento. Neste caso ela pode ser aplicada por outras pessoas como professores e bibliotecários. Ela pode ser feita em grupos (como Clubes de Leitura, por exemplo) ou de forma individual e introspectiva.

Uma confusão que pode ocorrer quando ouvimos falar sobre a Biblioterapia pela primeira vez é achar que ela nada mais é que ler autoajuda. Porém, o método consiste, especificamente, em usar livros literários. Sendo assim, a autoajuda está de fora dessa.

Para quem tem interesse de conhecer mais sobre o assunto e até (quem sabe?) seguir uma carreira pela Biblioterapia, recomendo este link do CBR (Conselho Regional de Biblioteconomia) em que eles dão bibliografias sobre o assunto, dicas de cursos e apresenta alguns biblioterapeutas profissionais para você conhecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s