Leitura na Zona de Conforto

Muitas vezes eu já ouvi falarem para se ler coisas fora de nossa zona de conforto, ou seja, nos desafiarmos a ler gêneros e autores que não estamos acostumados em busca de um crescimento pessoal e cultural. Acho essa ideia totalmente justa, especialmente se você quer estar no meio literário mais do que como um consumidor. O problema é que nem sempre estamos preparados para isso, ou no momento ideal para tentar um desafio.

Muitas vezes estamos passando por uma fase em nossas vidas em que problemas e dificuldades em outras áreas nos fazem até mesmo parar de ler por não termo cabeça pra isso. Quantas semanas já não passamos sem nenhuma leitura e com dificuldade para voltar, mesmo já tendo desenvolvido o hábito da leitura a muito tempo? Todos estamos sujeitos a isso. A Zona de Conforto pode ser a grande solução para esses casos. O que é melhor num momento difícil se não o conforto? Uma leitura nova com aquele estilo que flui tão bem pra você ou uma releitura de algo que você amou tanto e trás tantas lembranças boas de volta.

Não existe um vilão quando falamos da Zona de Conforto, existem situações. Existe o momento em que já consumimos tanto um tipo de coisa que aquilo começa a perder o sentido, enjoar. Isso é perigoso para nossas lembranças, pois pode transformar algo que gostamos em lembranças corrompidas. Como vamos relembrar coisas de forma positiva se atualmente elas nos desagradam? Para não cairmos nessa armadilha, a solução é justamente sairmos da nossa Zona de Conforto e procurar algo novo. Não precisamos nos limitar, gostar de um gênero não significa desgostar os outros. A diversidade existe pra isso. Uma vez que sua mente saiu da estagnação e conheceu coisas novas, em algum momento você vai voltar a sentir falta daquilo que estava enjoado e poderá novamente curti-lo.

E claro, não posse deixar de falar do maior benefício em sair da zona de conforto: aprender. O simples fato de você ler algo diferente já faz você aprender diversas coisas. Você vai comparar inconscientemente essa leitura nova com o que você está acostumado. Neste momento temos tendência a desgostar do que estamos lendo, porque a diferença torna aquilo estranho. É precisa estar com a mente aberta para encarar esse desafio. Ler algo diferente nos fazer aprender sobre aquele mundo e sobre nós mesmos. Aprendemos sobre o nossos gostos, sobre nossos limites e sobre o que precisamos desenvolver mais. Mas não se pressione a isso, é necessário estar no momento certo e quando esse momento chegar você saberá, acredite.

2 comentários sobre “Leitura na Zona de Conforto

  1. Caramba, eu estava muito na minha zona de conforto..Estou saindo aos poucos, e confesso que estou adorando a experiência. Ótimo texto!
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s