Leitura dos Sonhos #TagDosSonhos

Olá Sonhadores! Estamos de volta (finalmente) com mais um post da nossa tag original #TagDosSonhos, onde falamos sobre como seria o ideal em diversos aspectos literários. No post de hoje falaremos sobre como seria uma leitura dos sonhos, o que faz de uma leitura ser prazerosa e relevante.

Quais são os elementos necessários para se ter uma boa experiência com leituras? Uma poltrona, uma cadeira, um sofá ou uma cama, não faz diferença. Pode ser até no chão, desde que você esteja confortável. Silêncio absoluto ou barulhos da cidade, chuva ou da natureza? Bem, neste caso pode variar muito, mas particularmente eu prefiro silêncio ou, no máximo, uma chuva tranquila.

Um livro físico ou um e-reader? Podemos dividir este em duas categorias. Sou adepto de ambos, mas no caso do livro físico tem alguns problemas. O primeiro deles é quando ele é muito grande e pesado e o segundo é quando é difícil de manusear (dependendo da encadernação é difícil até de manter a página aberta). No caso de e-reader depende do dispositivo. Um Kindle é projetado para proporcionar a melhor experiência possível com a leitura e é difícil achar problemas que realmente atrapalham a leitura. Mas quem lê por outros dispositivos como smartphones ou tablets o grande vilão são as distrações, as notificações e a facilidade da gente se autossabotar e parar a leitura para abrir alguma rede social.

Se paramos para repensar, conforto é o maior elemento para se ter uma leitura dos sonhos. O conforto serve para permitir que entremos na história e permanecemos lá pelo maior tempo possível, sem desfocar, sem se distrair, conseguindo absorver o máximo do livro.

Mas isso é tudo? Não podemos deixar de incluir nesta fórmula o conteúdo do livro em si. E não estou falando somente de uma formatação boa, uma diagramação agradável, um livro bem escrito e revisado. Tudo isso é importante para a leitura, mas também temos que levar em consideração a história. Podemos estar o mais confortáveis possíveis, mas se a história não for boa, consequentemente a experiência com a leitura também não será.

É isso. Tem algum outro elemento que você considera importante para se ter uma leitura dos sonhos e que eu não mencionei? Compartilhe conosco pelos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s