Quando eu leio

Na correria do dia a dia é sempre complicado tirar um horário para ler. Mesmo quando você chega em casa a noite e finalmente tem algumas horinhas disponíveis para lazer, as vezes você está tão cansado que não consegue fazer mais nada. Eu tenho uma rotina desse tipo e vou comentar sobre como consigo manter minhas leituras mesmo na pior das condições.

Ler é bom, mas antes de qualquer coisa, vamos deixar claro que, se você estiver indisposta, não adianta se forçar a ler. Descanse, durma, se recupere. Você precisa estar bem para aproveitar melhor a leitura.

Eu divido minhas leituras em livros físicos e e-books. Cada um tem seu momento para ler de forma que um não atrapalhe o outro. Eu passo a maior parte do dia fora de casa e, particularmente, não gosto de ficar carregando livros por onde eu vou. Então, este é o momento que eu pego e-books para ler. Na hora do almoço, nas pausas durante o trabalho, enquanto estou esperando alguma coisa. Esses são os momentos em que eu pego meu próprio celular e aproveito pra ler. O problema disso é que são momentos de leituras curtos e interrompidos. Eu geralmente escolho livros em que ler dessa forma não seja um problema tão grande, em especial livros de não ficção ou com capítulos curtos.

Livros físicos eu leio apenas em casa, ou em um ambiente onde eu possa realmente sentar e ficar um bom tempo lendo. Quase sempre eu leio a noite, pois é o único horário que eu estou em casa. Porém, mesmo em finais de semana e feriados, eu também acabo só lendo a noite, pois durante o dia faço outras tarefas. Para esse caso, geralmente são livros maiores, com capítulos mais longos, e que é necessário um foco maior para a compreensão.

No geral isso acaba sendo bem produtivo, pois sempre estou com dois livros andando em paralelo. Minha maior dificuldade é em lidar com o cansaço, isso acaba fazendo frequentemente eu perder algumas leituras a noite. Da mesma forma que a correria do dia a dia, acaba fazendo eu perder oportunidade de ler durante o dia. Redes sociais também atrapalham, em momento do dia que eu poderia ler por cinco minutinhos, eu uso para ver as redes sociais. É preciso se controlar muito e ser muito organizado para ter uma rotina de leituras boa.

E você? Quando você costuma ler?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s