Olá, Sonhadores! Infelizmente eu não fui aquela criança/adolescente que lia muito. Só comecei a mergulhar nesse universo mesmo quando já estava na faculdade. Então muito da minha formação como leitor e dos meus gostos e opiniões são bem recentes. Quer dizer… atualmente não tão recentes, pois já se passaram mais de 10 anos. E pensando nisso eu resolvi revisitar o passado e observar todas as coisas que ao longo desse tempo eu fui mudando como leitor para apresentar nessa postagem hoje!
A primeira delas foi a expansão do meu gosto literário. Acredito que isso seja algo inevitável para todo mundo quanto mais a pessoa ler. Afinal, mesmo tendo nossos favoritos, o interesse por coisas diferentes sempre vai surgindo. No começo eu me interessava mais por policial, mistério, suspense e terror. Depois entrei no universo fantástico da Fantasia e Ficção Científica. No meio disso passei a me interessar por não ficção. E por aí foi, experimentando diversos gêneros ao longo do tempo.
A segunda mudança foi uma perda recente. Eu perdi totalmente o receio em ler livros clássicos. Na verdade, essa mudança começou a bastante tempo quando eu passei a ler clássicos ingleses e franceses que tinham uma escrita mais fácil. Porém, só recentemente o medo dos clássicos mais difíceis, em especial os da minha própria língua materna, foi embora. Acredito ser capaz de ler qualquer livro. Não garanto que vou ter a melhor absorção da história, mas também não me culpo por isso, afinal é algo normal. Muitas vezes, numa releitura, pegamos coisas que não tínhamos reparado na primeira. E está tudo bem!
E por falar em releitura essa foi uma mudança parcial. Eu nunca gostei de releituras, pois acho que deveria aproveitar meu tempo lendo coisas novas. Ainda sigo essa lógica, mas passei a me permitir reler livros que gostei muito. Comecei fazendo isso com os livros da Agatha Christie. Eu achava que nunca seria possível rele-los porque as histórias estavam muito frescas na minha memória, mas é claro que com o tempo a gente vai esquecendo. Então cada releitura tem sido uma grande surpresa de novo!
Outra mudança inevitável quanto mais a gente lê é justamente a quantidade de leitura No começo eu não passava de 20 livros por ano. O que já é um número surpreendente. Mas com o tempo eu fui aumentando isso e atualmente eu tenho a meta de 52 livros por ano que equivale a um por semana. E eu não sofro de desespero para bater essa meta, ela se alcança naturalmente. As vezes leio livros muito grandes que me tomam meses, as vezes leio livros curtos numa taca só, e nisso acaba chegando na meta.
E, por fim, uma mudança que já completou dois anos foi começar a participar de clubes de leitura! Geralmente eu lia sozinho e compartilhava só aqui no blog minhas impressões, mas depois de experimentar um clube e ver como é legal conversar com as pessoas sobre uma leitura conjunta nunca mais parei e super recomendo.
E você tem alguma mudança marcante que queira compartilhar? Se identificou com alguma minha? Deixe nos comentários!